Buscar

AVS de ciências sociais

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0100_AVS_201102328961 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201102328961 - ISIS DE ARAUJO SEDA
	Professor:
	LUIZ ALVES DE OLIVEIRA FILHO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 15/09/2014 09:16:12
	
	 1a Questão (Ref.: 201102597522)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O Artigo "Todo Mundo Tem Cultura" do renomado Roberto da Matta defende a ideia de que todo os vivos têm cultura, definindo-a como hábitos, costumes,vestimenta e herança de família. Há quem diga, de modo preconceituoso, é claro, que os índios não têm cultura exatamente por exibirem um modo tão distinto dos povos civilizados. Explique esse equívoco, tomando como referência o conceito de etnocentrismo.
		
	
Resposta: Os índios tem cultura sim.Os habitos,a vestimentas o modo de pensar e agir que são diferentes do povo da cidade. Isso se dá como diversidade cultural que na verdade eles vivem num grupo aonde eles tem suas ideias e modo de viver
	
Gabarito: O aluno deverá explicar que a adoção da postura etnocêntrica toma quem a adota como ponto de referência e, portanto, considera o sua cultura superior as demais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102379809)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Eleições no Paraná: Moacir da Morena tem 49% em Umuarama (PR), diz Ibope. O Instituto ouviu 504 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto. Margem de erro é de quatro pontos percentuais. Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (29) pela TV Paranaense, afiliada da TV Globo no Paraná, mostra que o candidato do PDT à Prefeitura de Umuarama (PR), Moacir da Morena, tem 49% das intenções de voto. O atual prefeito Dr. Luiz Renato (PT), que tenta reeleição, tem 16% e está tecnicamente empatado com Pozzobom (PV), que tem 11%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope ouviu 504 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto. A pesquisa, contratada pela TV Paranaense, foi registrada na 89ª Zona Eleitoral de Umuarama sob o número 795/08. Segundo a pesquisa, os que pretendem votar branco ou nulo somam 6%. Não souberam ou não responderam 19% dos entrevistados. (Do G1, em São Paulo) Por trás das disputas que os candidatos travam pela preferência do eleitorado, há uma base minuciosa de informações. Perto das eleições, os concorrentes debruçam-se sobre gráficos, planilhas e tabelas de preferências de voto, buscando descobrir quais as tendências dos eleitores. Pesquisadores, escondidos atrás de vidros espelhados, acompanham as conversas de grupos de pessoas comuns de diferentes classes que, em troca de um sanduíche e um refrigerante, comentam e debatem as campanhas políticas. Nessa técnica de pesquisa qualitativa, descobre-se, além da convergência das intenções, as motivações que se repetem nos votos dos eleitores, as razões gerais que poderiam fazê-los mudar de opção, como eles propõem e ouvem argumentos sobre o tema. A aplicação do modelo de pesquisa que aparece descrito no texto baseia-se, principalmente, na teoria sociológica de Max Weber (1864-1920). Ao utilizar esta teoria, o que os pesquisadores pretendem compreender?
		
	
Resposta: O novo candidato que está com o porcentual maior está fazendo mais campanha que os outros candidatos pois ele esta envestindo com diversas formas de chamar atenção do que os outros candidatos.Assim provavelmente ele ganhará a eleição.
	
Gabarito: Proposta sugestiva de resposta: pesquisar os sentidos e os significados recíprocos que orientam os indivíduos na maioria de suas ações e que configuram as relações sociais. Pois para Weber, o objeto de estudo da sociologia é a compreensão da ação social, conduta humana dotada de sentido subjetivamente elaborado pelo agente, que se comporta por um motivo. Neste sentido, o autor propõe o estabelecimento de nexos que possibilitem a interpretação do sentido histórico da ação humana.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102609611)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De fato, dentre os diversos fenômenos sociais observados, um que se destaca como típico da cultura brasileira é o carnaval. Procurando refletir a compreensão teórica do que seja um fenômeno social, assim como as relações que podemos estabelecer entre o social e o cultural, o fenômeno que constitui o carnaval destaca-se como objeto das Ciências Sociais porque :
		
	
	O carnaval pode ser considerado um objeto de cultura por estar associado à violência.
	 
	O carnaval consiste num objeto de cultura porque constitui, como qualquer fenômeno social, produto da inteligência humana.
	
	Nenhuma das afirmativas está correta
	
	O carnaval não pode ser considerado objeto de cultura por ser manipulado pela mídia.
	
	O carnaval pode ser considerado um objeto de cultura ainda que não seja um fenômeno social.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102480977)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A investigação quantitativa tem como campo de práticas e objetivos trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis. Deve ser utilizada para abarcar, do ponto de vista social, grandes aglomerados de dados, de conjuntos demográficos, por exemplo, classificando-os e tornando-os inteligíveis por meio de varáveis. A investigação qualitativa trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões. Adequa-se aprofundar a complexidade dos fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente. MINAYO, M. C.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set 1993. (com adaptações) As Ciências Sociais dispõem de métodos quantitativos e qualitativos, descritos sinteticamente no texto acima. Considerando essas definições, analise as afirmações que se seguem. I. Os métodos qualitativos e quantitativos não podem ser empregados em uma mesma pesquisa. II. Os métodos quantitativos são mais científicos que os qualitativos. III. Os métodos qualitativos são utilizados em estudos de caso ou contextos delimitados. IV. Métodos quantitativos e qualitativos não são mutuamente excludentes. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II e IV.
	 
	II e III.
	
	I e III.
	 
	III e IV.
	
	I e II.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102375272)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Assim, Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. Sobre este conceito é correto afirmar que:
		
	 
	A socilização inicia-se desde o momento em que o inidivíduo nasce e perdura até a fase adulta quando já tem todos os valores sociais cristalizados.
	
	A socialização transmite a cultura, as normas, as tradições, os valroes através da educação formal e da educação religiosa.
	
	A socialização, que ocorre apenas no grupo primário, na família, integra o indivíduo à sociedade ao incutir hábitos e valores da sociedade.
	 
	A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
	
	A socialização, ao transmitir os valores, normas e padrões de conduta, nos torna seres sociáveis capazes de interagir apenas na cultura onde fomos socializados.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102567231)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em 13 de março do presente ano, o protodiácono (o mais velho dentre os 115 cardeais presentes ao Conclave) Jean-Luois Tauran, da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, ao proferir as seguintes palavras em latim ¿Annuntio vobis gaudium Magnum: Habemus Papam: Eminentissimum ac ReverendissimumDominum, Dominum Georgium Marium, Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Bergoglio, qui sibi nomen imposuit Franciscum (Anuncio-vos uma grande alegria: temos um Papa, o Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor, Dom Jorge Mário, Cardeal da Santa Romana Igreja Bergoglio, que se impôs o nome Francisco¿ fez saber, aos que ocupavam a Praça São Pedro ou acompanhavam pelos meios de comunicação do mundo inteiro, que o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana havia sido escolhido e aceitado sua eleição. A partir de então, o Papa Francisco passou a ser, concomitantemente, o líder religioso de 1,2 bilhão de católicos no mundo e o chefe de Estado do Vaticano. De acordo com a teoria da dominação legítima preconizada por Max Weber, o processo de escolha da autoridade religiosa e política acima referido expressa o tipo puro de dominação:
		
	
	Ideológica, em razão de a eleição do novo Papa ter sido motivada pela oposição feita pelo então arcebispo de Buenos Aires à presidenta Cristina Kirschner.
	
	Carismática, em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais do Sumo Pontífice.
	
	Racional-legal, baseada em interesses racionais dos agentes envolvidos e legitimada pela organização burocrática da Santa Sé.
	
	Material, em razão de a escolha desse líder se basear no antagonismo de classes sociais que compõem a população católica mundial
	 
	Tradicional, em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes atribuídos à Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102442964)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a alternativa abaixo que explica com clareza a essência do pensamento Positivista.
		
	
	Valoriza a ciência como única forma concreta de respostas eficazes para os problemas da humanidade, que funciona com auxílio da filosofia e da religião.
	 
	Dá ênfase à importância da base material (a estrutura econômica, o modo de produção) que garante a manutenção da vida coletiva, por intermédio da alienação no trabalho.
	
	Considera que o conhecimento humano evolui da experiência sensível à lógica racional e que só é possível atingir a informação correta depois de muitas repetições do procedimento que conduz do objeto a consciência e da consciência ao objeto, provando a existência da ciência matemática.
	 
	Expressa confiança nos melhoramentos da industrialização e de otimismo quanto ao capitalista. Cultua a ciência e valoriza o método científico.
	
	Tenta conciliação entre o teórico e o prático, o ideal e a realidade, buscando enfim reunificar a razão e construir um conceito de absoluto baseado nos ideais religiosos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102597438)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao estudarmos o comportamento do individuo, as maneiras de fazer algo, como se portar ou pensar e que se localizam no exterior das consciências individuais, ainda que nelas opere alguma repercussão, sendo sempre movidos por energias sociais de origem coletiva, nunca individual, estamos nos referindo:
		
	
	às dominações sociais
	
	às reações sociais
	 
	aos fatos sociais
	
	às ações sociais
	
	às relações sociais
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102602718)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ANALISANDO AS SITUAÇÕES ABAIXO, ASSINALE A OPÇÃO QUE REPRESENTA, SEGUNDO KARL MARX, UM EXEMPLO DA UNIDADE DOS CONTRÁRIOS NAS RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO:
		
	
	UM ARTESÃO VENDENDO UMA BOLSA QUE PRODUZIU NO SEU ATELIER.
	
	UM ADVOGADO DEFENDENDO SEU CLIENTE DIANTE DO JUIZ.
	 
	UM OPERÁRIO TRABALHANDO NUMA FÁBRICA.
	
	UM MÉDICO ATENDENDO NO SEU CONSULTÓRIO.
	
	UM ARTISTA EXPONDO UM QUADRO QUE PINTOU.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102596739)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Se considerarmos as diversas maneiras pelas quais a globalização incorpora diferentes nações, e diferentes setores dentro de cada nação, sua relação com as culturas locais e regionais não pode ser pensada como se aquela procurasse homogeneizá-las. Muitas diferenças nacionais persistem com:
		
	 
	A transnacionalização da economia.
	
	Imperialismo da economia
	 
	O racionalismo da economia.
	
	O regionalismo da econômia.
	
	Exploração econômica.

Continue navegando