Buscar

AV1 ENFERMAGEM EM SAÚDE AMBIENTAL

Prévia do material em texto

AV1 ENFERMAGEM EM SAÚDE AMBIENTAL.
SAÚDE AMBIENTAL-NOÇÕES E ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS
Definir saúde e meio ambiente (é tudo que envolve, é o espaço que cerca e influencia todos os seres vivos e qualquer coisas em geral.... que são influenciado por física, química e biologica) ou seja a saúde ambiental é o equilíbrio ecológico que deve existir entre o homem e seu meio para fazer possível o seu bem-estar.
	
	Identificar os aspectos históricos e conceituais da saúde ambiental. 
Meio ambiente natural (solo, água, ar atmosfera, floresta...)
Meio ambiente artificial (formado por espaço urbano construído)
Meio ambiente cultural ( diferencia do ambiente artificial por possuir um valor especifico, patrimônio histórico, artístico, turístico da cidade. )
Saúde ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. Também se refere à teoria e prática de valorar, corrigir, controlar e evitar aqueles fatores do meio ambiente que, potencialmente, possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras" (WHO, 1993).
a qual considerava que as doenças são causadas pelos vapores da putrefação, que se originavam na atmosfera ou a partir do solo. E
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a definição de saneamento “é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre seu bem estar físico, mental e social”. A partir deste conceito, fica esclarecido que existe uma interligação entre o saneamento e o aspecto ambiental, no sentido do controle dos fatores do meio físico, com a abordagem preventiva de saúde (HELLER, 1998).
conceituais aspectos relacionados a degradação ambiental provocadas pelas ações humanas. Essa percepção do que é meio ambiente descaracteriza a complexidade presente no conceito de meio ambiente. Manifesta apenas aspectos desarmônicos entre o ser humano e o ambiente que está inserido, assim como demonstra a percepção antropocêntrica, que coloca o ser humano no centro e não como parte integrante, como é sustentado pelo atual conceito.
	
	Reconhecer as principais conferências sobre meio ambiente. (conferência das nações unidas também chamada conferência de Estocolmo realizada, como tentativa de preservar o meio ambiente, buscando atender as necessidades da sociedade atual)
As principais conferências ambientais internacionais foram as de Estocolmo, em 1972, a Eco-92 ou Rio-92; (Eco-92
Realizada no Rio de Janeiro em 1992 e, por isso, também chamada de Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento, ou, ainda, Cúpula da Terra, foi considerada um dos principais marcos da questão ambiental em termos de políticas internacionais ao longo da história
) a Rio+10,( Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável –) em 2002, e a Rio+20,(  Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável ) em 2012. A seguir, uma breve síntese sobre os principais acontecimentos e decisões tomadas em cada um desses eventos.
 
Conferência de Estocolmo: 
Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – teve como principal resultado uma declaração final oficial na qual designava a premissa de que as gerações futuras e a população mundial teriam o direito incontornável de viverem em um ambiente com saúde e sem degradações.
	
	Relacionar saúde ambiental e Enfermagem.
O enfermeiro em sua pratica principalmente dentro da estratégia saúde da família de acordo com atual politica do ministério da saúde da população assistida, a promoção da saúde viabiliza as mínimas condições de vida e cidadania;
2 A EPIDEMIOLOGIA E A POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Relacionar epidemiologia, meio ambiente e agravos à saúde.
Verificar as relações entre meio ambiente e riscos à saúde.
Com a preocupação com a finitude dos recursos naturais, e a consolidação da compreensão do papel central dos processos produtivos como fontes de risco para o ambiente e, consequentemente, para a saúde humana, a Epidemiologia vem contribuir para tornar evidente a relação entre ambiente e agravos à saúde. Oferece tanto a possibilidade de calcular riscos pela exposição a determinados poluentes ambientais como também a implantação de programas de intervenção e mitigação de riscos, tais como sistemas de vigilância, monitoramento ambiental, por exemplo.
  Nas populações urbanas e nas rurais
Identificar os principais artigos e incisos da Política Nacional do Meio Ambiente.
2 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (PNMA)
A PNMA vem disciplinada pela Lei n.º 6.938,[1] de 31 de agosto de 1981 e foi recepcionada pela Constituição Federal de 1988. É a referência mais importante na proteção ambiental. Ela dá efetividade ao artigo Constitucional 225. O Direito que está preceituado neste artigo é referente ao meio ambiente equilibrado simultaneamente ao dever de responsabilidade, quando uma atividade gerar dano ambiental. Portanto, esse dispositivo Constitucional, regulador do meio ambiente, determina o não uso indiscriminado de determinado bem, quando sua utilização colocar em risco o equilíbrio ambiental.
A ação governamental objetiva a manutenção do equilíbrio ecológico, sendo certo que o meio ambiente é um patrimônio público de uso coletivo e deve ser necessariamente protegido. Por isso é que a preservação, a recuperação e a revitalização do meio ambiente há de constituir uma preocupação do Poder Público e, consequentemente, do Direito, porque ele forma a ambiência na qual se move, desenvolve, atua e expande a vida humana.[2]
O objetivo da PNMA é de regulamentar as várias atividades que envolvam o meio ambiente, para que haja preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, tornando favorável a vida, assegurando à população condições propícias para seu desenvolvimento social e econômico, esses objetivos para serem atingidos, devem ser orientados por princípios, fundamentais na busca da proteção ambiental, conforme descrito a seguir.
	.
Ecologia 
Conceituar ecologia e ecologia humana.
Ecologia é um ramo da Biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente onde vivem, bem como a influência que cada um exerce sobre o outro.
O conceito de Ecologia Humana designa o estudo científico das relações entre os homens e o meio ambiente, incluindo as condições naturais, as interações e os aspectos econômicos, psicológicos, sociais e culturais.
A preservação e conservação do ambiente natural das diferentes espécies são conceitos de grande importância quando envolve as relações entre o homem e a biosfera.
Elaborar questionamentos sobre as interações tróficas.
A cascata trófica é um importante mecanismo na regulação em cadeias tróficas. Cascatas tróficas podem emergir a partir de efeitos diretos entre populações, no qual predadores consomem suas presas e, portanto, diminuem a abundância de presas que influenciam níveis tróficos inferiores. 
Discutir sobre ecossistema e saúde.
Ecossistema significa o sistema onde se vive, o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal.
Identificar a importância dos modelos para representar fatores etiológicos.
Agente etiológico é um agente causador de uma doença. É um termo usado em parasitologia para designar um organismo causador das doenças de origem parasitológicas.
Modelo Biomédico; Patologia – Valoriza o mecanismo causador das doenças.
Infecciosas;
Não-infecciosas.
Modelo Processual; Dar sentido aos diferentes métodos de prevenção e controle de doenças e problemas de saúde. E a expectativa é que a produção do conhecimento epidemiológico possibilite a prevenção.
Modelo Sistêmico;
Modelos Socioculturais
 Para as atividades desenvolvidas pelo enfermeiro
3 CONTROLE DAS DOENÇAS E CARACTERÍSTICAS DO HOSPEDEIRO
Aprender sobre o controle das doenças, considerando o modelo ecológico.
Conhecer a interação agente/ hospedeiro/meio ambiente.
Entender as principais ações desenvolvidas pelo enfermeiro para intervir no processo saúde/ doença
	CRESCIMENTO POPULACIONAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
		
		05 
	 
	
	
	
	
		
	Testes de
Conhecim.
	
	
	Discutir sobre a Revolução Industrial e o Capitalismo.
		02   
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	Entender as relações do processo de adoecimento e condições econômicas.
		01   
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	Identificar a transição demográfica e as mudanças na expectativa de vida.
	
	DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
		
		05 
	 
	
	
	
	
		
	Testes de
Conhecim.
	
	
	Conceituar desenvolvimento sustentável e sustentabilidade.
		01   
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	Identificar a importância do desenvolvimento sustentável na atualidade.
		01   
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	Discutir os diversos tipos de poluentes e os meios de controlá-los.
		
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	Entender a relação poluição x saúde da população.
		03   
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	Apontar os diversos tipos de poluentes e vetores e os meios de controlá-los.
	
	
PROBLEMAS ECOLÓGICOS GLOBAIS E SUAS RELAÇÕES COM O HOMEM
		
		03 
	 
	
	
	
	
		
	Testes de
Conhecim.
	
	
	Aquecimento global, efeito estufa, chuva ácida e destruição da camada de ozônio.
		01   
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	As principais relações das alterações ambientais negativas e suas consequências ao homem.
		02   
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	As relações entre poder aquisitivo, relações sociais e adoecimento do homem.
	
	DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA E ESGOTO CONTAMINADOS
		
		02 
	 
	
	
	
	
		
	Testes de
Conhecim.
	
	
	As principais doenças transmitidas pela água e esgoto contaminados.
		02   
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	O papel do enfermeiro nas principais atividades que visem à diminuição da contaminação.
		
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	Entender a relação entre vetores e o lixo e o adoecimento de uma população.
	
	AVALIAÇÃO DA SAÚDE X POLUIÇÃO AMBIENTAL
		
		05 
	 
	
	
	
	
		
	Testes de
Conhecim.
	
	
	Conceituar poluição ambiental.
		01   
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	Identificar a relação entre poluição ambiental e saúde das populações.
		01   
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	Discutir sobre poluição radiológica.
		01   
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	Entender a estrutura da vigilância ambiental.
		02   
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	Entender a concepção e os modelos de atuação da vigilância ambiental.
	
	EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VIGILÂNCIA DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES
		
		06 
	 
	
	
	
	
		
	Testes de
Conhecim.
	
	
	Conceituar educação ambiental.
		02   
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	Entender a importância da educação ambiental para a sociedade contemporânea.
		02   
	 
	 
	 
	 
		 
	
	
	
	Discutir sobre a vigilância das doenças transmitidas por vetores.

Continue navegando