Buscar

AP FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS 3

Prévia do material em texto

Quest.: 1
	
		1.
		Acerca do mito, suas funções e suas estruturas, leia atentamente as afirmações enumeradas de I a V e as classifique como VERDADEIRAS ou FALSAS. Após a referida classificação, escolha a alternativa disposta abaixo que apresenta, de maneira CORRETA, a relação sequencial de afirmações verdadeiras e falsas. I. O pensamento mítico, de maneira inversamente proporcional ao pensar reflexivo, caracteriza-se pela condição de dar resposta a realidade, a partir de conceitos racionais. II. O pensamento mítico é, por natureza, uma explicação da realidade que não necessita de um método e, consequentemente, não precisa de seu rigor e de sua sistematização. III. Vivenciar a crença, experimentar o próprio mundo e retornar apenas ao próprio mundo e espalhar a notícia do vivido são atributos do pensar filosófico. IV. O mito faz parte de nossa psyché (mente/alma), é um modo de ler o mundo validado no crer. Ele é um pensamento bem estruturado, porém sem necessidade de provas, de argumentos. V. O mito, por estar vinculado às narrativas sobre a origem do vivido e do universo, a fim de reproduzir e fixar a condição de existência, não pode ser confundido com o nascimento do cosmos.
	
	
	
	
	F, V, F, V e F
	
	
	V, F, V, F e V
	
	
	F, V, F, F e V
	
	
	F, F, F, V e V
	
	
	V, V, V, F e F
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		1) O que é Sociologia?
	
	
	
	
	Ciência que estuda o homem e suas rações fisiológicas e biologicas
	
	
	Ciência que estuda como os homens evoluíram com o tempo.
	
	
	a) Ciência que estuda a relação do homem com a natureza.
	
	
	Ciência que estuda os grupos, sua organização e sua influencia sobre a vida dos indivíduos.
	
	
	b) Ciência que estuda o meio ambiente.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		As ciências da natureza e as ciências sociais se diferem pelo seu objeto de estudo. Analise as frases abaixo e assinale a única resposta incorreta
	
	
	
	
	Ciências naturais estudam fatos simples, eventos que, presumivelmente, têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos.
	
	
	Os fatos estudados pelas ciências naturais podem ser vistos, isolados e reproduzidos dentro de condições de controles razoáveis, num laboratório.
	
	
	Ciências sociais são as que estudam eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial, subjetiva.
	
	
	Ciências sociais estudam fenômenos complexos.
	
	
	O objeto de investigação das ciências naturais é o homem nas suas relações intersubjetivas, os fenômenos sociais.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Leia atentamente a texto abaixo: "(...) O que é pesquisa etnográfica? A definição de etnografia encontrada em dicionários, como normalmente acontece em relação a disciplinas, é bastante vaga: estudo dos povos e de sua cultura. Os especialistas, entretanto, também não têm uma conceitualização definida da disciplina, nem do que pode ou não ser considerado pesquisa etnográfica (Hammersley, 1994:01). Apesar das diferenças entre os pesquisadores, alguns pontos em comum podem ser pinçados. Originariamente desenvolvida na antropologia, a pesquisa etnográfica propõe-se a descrever e a interpretar ou explicar o que as pessoas fazem em um determinado ambiente (sala de aula, por exemplo), os resultados de suas interações, e o seu entendimento do que estão fazendo (Watson-Gegeo, 1988:576). Em outras palavras, esse tipo de pesquisa procura descrever o conjunto de entendimentos e de conhecimento específico compartilhado entre participantes que guia seu comportamento naquele contexto específico, ou seja, a cultura daquele grupo (Hornberger, 1994:688). Portanto, parece consensual que a etnografia descreve a cultura de um grupo de pessoas, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados. Aí começa sua problemática. A questão da representação - em que medida os achados da pesquisa correspondem à realidade do grupo pesquisado - revolve discussões epistemológicas acerca do binômio verdadeiro/falso. (...)" (WIELEWICKI, V.H.G. a pesquisa etnográfica como construção discursiva. Acta Scientiarum, Maringá, 23(1):27-32, 2001). Sobre o texto acima podemos afirmar que:
I - As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos.
II - Os fenômenos em ciências sociais são reproduzíveis em condições controladas.
III- Os fenômenos sociais são eventos com determinações múltiplas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial.
IV - Nas ciências sociais, o investigador não interfere no resultado das pesquisas.
V - Nas ciências sociais há uma interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:
	
	
	
	
	I, II, e IV
	
	
	II, III, IV
	
	
	II, III e V
	
	
	I, II, e V
	
	
	I, III e V
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		"não existe cultura, no singular, mas culturas, no plural, pois os sistemas de proibição e permissão, as instituições sociais, religiosas, políticas, os valores, as crenças, os comportamentos variam de formação social para formação social e podem variar numa mesma sociedade no decorrer do tempo". Observe as afirmativas abaixo: I - Não existe ser humano sem cultura; II - Não existe cultura inferior ou superior; III ¿ Em nossa formação cultural a uma valorização da concepção eurocêntrica; IV - Não existe relação entre cultura e educação. V - O determinismo biológico atribui as capacidades ou incapacidades, às questões dadas geneticamente ao ser humano. Estão corretas as questões:
	
	
	
	
	II, III e IV
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	I e III
	
	
	I , II e V
	
	
	I, II , III e V
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
	
	
	
	
	egocentrismo
	
	
	heliocentrismo
	
	
	multicentrismo
	
	
	etnocentrismo
	
	
	heterocentrismo
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Nas regiões do interior brasileiro ainda é muito frequente a figura do comandante local, o "coronel", "respeitado", com poder de mando e a quem todos obedecem e que exerce sua autoridade, muitas vezes em detrimento das leis. Considerando a teoria da dominação de Weber, o texto nos remete a:
	
	
	
	
	Dominação carismática, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um ou muitos homens nas qualidades extraordinárias e não acessíveis a todos, ou seja, a carisma de um determinado líder.
	
	
	Dominação tradicional, baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas.
	
	
	Dominação carismática, baseada na crença da legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	
	Dominação racional-legal, quando o sentido da legitimidade estiver em um conjunto de leis racionalmente elaboradas para orientar as ações sociais dos indivíduos de uma comunidade.
	
	
	Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		O conceito de dominação é central na sociologia de Max Weber. O autor construiu três tipos purosde dominação explicitando os fundamentos que tornam legítima a autoridade ou justificam a dominação de cada tipo, válidos em diferentes contextos históricos. Segundo esse autor, com relação à dominação legal racional, qual das afirmativas subsequentes é correta?
	
	
	
	
	O ordenamento da dominação legal racional está fixado na tradição e sua violação seria uma afronta à legitimidade do dominante.
	
	
	Os aparatos burocráticos, na modernidade, só atrapalham a dominação legal racional, cuja legitimidade deve ser buscada na confiança no chefe.
	
	
	A legitimidade da dominação legal racional encontra-se na crença de que o poder de mando tem um caráter sagrado ou herdado do passado.
	
	
	A dominação legal racional legitima-se na crença na validade do estatuto legal, da competência funcional e em torno de autoridades baseadas em uma ordem impessoal.
	
	
	A legitimidade do mando se dá em razão das qualidades excepcionais de um(a) líder.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		A Sociologia passa a ter mais importância a partir de dois eventos que são a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Essas duas revoluções favoreceram:
	
	
	
	
	O surgimento das sociedades intelectuais
	
	
	O surgimento das sociedades tribais
	
	
	O surgimento das sociedades midiáticas
	
	
	O surgimento das sociedades capitalistas
	
	
	O surgimento das sociedades feudais
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Em ordem crescente quais os 3 estados em que Comte afirma que a sociedade pode passar?
	
	
	
	
	Estado metafísico, teológico e moderno
	
	
	Estado antigo, medieval e moderno
	
	
	Estado positivo, teológico e metafísico
	
	
	Estado teológico, metafísico e positivo
	
	
	Estado teológico, transcendental e metafísico

Continue navegando