Buscar

LIBERARISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- UFF- CEDERJ
FILOSOFIA E ÉTICA
ALUNA: LÍLIA MENDITE ALVES
MATRICULA; 17213110099
2º SEMESTRE
ATIVIDADE 6
1- LEVANTE AS PRINCIPAIS IDEIAS DO LIBERARISMO.
R: O Liberarismo foi um ato contra o antigo regime, combatendo o autoritarismo, em defesa das liberdades e direitos individuais das pessoas. A instalação da importância do papel da constituição e os elementos de direitos civis, divisão de poderes, soberania e democracia, liberdade de imprensa, reconhecimento de propriedade privada, entre outros.
Os liberais priorizavam a tolerância em relação ao culto e a soberania da razão para guiar o homem no tempo. O poder para os liberais é um mal necessário e ele deve ser reduzido, assim fora dividido por Executivo, Legislativo e Judiciário por Monstesquieu, descentralizando o poder. 
2- Explique porque o indivíduo é o centro das preocupações do Liberarismo. Por que se diz que o pensamento liberal é elitista?
R: O individualismo é o centro do pensamento liberal, porque os mesmos entendem que o Estado deve servir o indivíduo, se baseando nos direitos e participação dos mesmos no governo sem o indivíduo não existe Estado e se tentarem governar não seria um pensamento liberal e sim o absolutista.
A teoria de John Locke que deu a origem ao pensamento liberal é descrita como ETILISTA, ou seja, põe limites no poder estatal e prioriza os direitos individuais, o que representa o ideal burguês, uma nova classe social com ascensão econômica social, onde queria a separação entre o Estado e a sociedade. Ao valorizar essa elite, a perda da grande massa de pessoas pobres, o Estado liberal perpetua a desigualdade econômica e defende os direitos da elite. O legítimo burgues acredita ser superior a todos devido sua posição socioecônomica.
3-O QUE É O ESTADO DE NATUREZA EM LOCKE E ROSSEAU? O QUE É PACTO SOCIAL? POR QUE ROSSEAU DIZ QUE A SOBERANIA É INALIENÁVEL?
R: Locke era um liberal, para ele o Estado não deveria ter o poder sobre os direitos do cidadão, o Estado é apenas uma forma de garantir e preservar os mesmos, os homens viviam originalmente caracterizado pela liberdade e igualdade, era uma situação real pela qual passara a maior parte da humanidade ao longo da história.
Rosseau afirmava que os homens nascem livres, felizes e iguais, porém com o tempo foi corrompido pela civilização e perdeu sua liberdade natural. Rosseau aponta um Estado democrático onde a soberania pertencia ao povo e o Estado conciliva a vontade individual e o bem coletivo.
O pacto social é uma forma associativa que defende e protege o indivíduo do uso da força, “contrato social” é um pacto de associação entre homens, no estado civil preconizado por Rosseau, o soberano é a vontade real.
Uma vez que emerge do povo, transferindo a vontade geral para a soberania (autoridade suprema), permitindo o agir, o exercício da vontade geral, não podendo ser alienada( transferida), nem o soberano pode ser representado por si mesmo. O poder pode ser transmitido a vontade não.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais