Buscar

PROC. DE TRABALHO EM SERV. SOCIAL I QUESTÕES DISCURSIVAS

Prévia do material em texto

PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I 
QUESTÕES DISCURSIVAS
Discorra sobre a seguinte afirmação do filósofo Leandro Konder (1988, P. 30): "as condições criadas pela divisão do trabalho e pela propriedade privada introduziram um estranhamento entre o trabalhador e o trabalho, na medida em que o produto, antes mesmo do trabalho se realizar, pertence à outra pessoa que não o trabalhador": 
Gabarito: No modo de produção capitalista, o homem não se realiza através do trabalho, o ser humano se aliena nele, em lugar de reconhecer-se em suas próprias criações, o ser humano se sente ameaçado por elas¸ em lugar de libertar-se, acaba enrolado em novas pressões. 
Como as transformações ocorridas no processo de reestruturação produtivas impactam o trabalho do assistente social? 
Gabarito: As mudanças ocorridas nesse contexto ocasionam uma intensa pauperização dos trabalhadores e uma significativa perda dos direitos sociais historicamente conquistados, impactando desta maneira o trabalho do assistente social, que irá atuar diretamente nessas "novas roupagens" da questão social. 
Na fase embrionária do capitalismo, o trabalhador ainda tinha certa proximidade com o que produzia. Podia pôr em prática suas habilidades na produção; podia ainda fazer valer o trabalho enquanto práxis, como já estudado na primeira aula desta disciplina. Com o avanço tecnológico, na medida em que a produção vai se tornando cada vez mais fragmentada, os trabalhadores vão se perdendo na produção, ou melhor, passam a não se reconhecerem no que produziram. Comente: 
Gabarito: Em outras palavras, com a fragmentação, o trabalhador não consegue ter uma visão do processo de produção em sua totalidade. A esta dificuldade acresce-se o fato de que não é ele que possui os meios de produção, portanto o resultado do seu trabalho não lhe pertence. 
Como se determina o valor de cada mercadoria que é produzida?
Gabarito: Segundo Marx, o valor de uma determinada mercadoria produzida relaciona-se ao tempo gasto na produção e manutenção desta mercadoria. 
Qual o significado e importância da década de 80 para o Serviço Social?
Gabarito: Foi o início de uma interlocução da categoria com o marxismo e com a ruptura conservadora.
O modelo Toyotista de organização da produção é também conhecido como modelo de acumulação flexível. Quais as características desse modelo de produção que o opõe a rigidez fordista?
Gabarito: Esse Modelo de organização da produção baseado nas variações da demanda, exige uma organização flexível do trabalho. É necessário um trabalhador polivalente, que se adeque as diversas atividades da produção e não seja especializado em apenas uma atividade como na rigidez fordista.
Como podemos definir trabalho segundo Marx?
Gabarito: É a força de trabalho posta em ação criando um valor na elaboração de uma determinada mercadoria, ou seja, todo trabalho tem um valor em si, pois produz alguma mercadoria. 
Discorra sobre a centralidade do trabalho em Marx:
Gabarito: Marx e Engels assumiam o trabalho como fonte fundamental de toda a vida humana (ENGEL, 2004), como mediação da relação entre homem e natureza. É através do trabalho, portanto, que o homem entra em contato com a natureza, a coloca sob seu controle e a transforma para a satisfação de suas necessidades. 
No livro O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte, de Karl Marx, há uma passagem em que ele afirma que "os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem como sob circunstâncias de sua escolha, mas sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas do passado" (MARX, 1852, P. 1). O que o autor quer dizer?
Gabarito: Ele quer dizer que os homens são sujeitos da história, mas não conseguem determiná-la porque não detêm o controle dos elementos que determinam as suas circunstâncias. Parte destes elementos e/ou circunstâncias é herdada de seus antecessores (do passado).
O taylorismo foi um modo de organizar a produção cujo objetivo era potencializar ao máximo a capacidade produtiva do trabalhador através de um rigoroso controle do ritmo, dos gestos e do tempo do trabalhador. Qual é a ideia central de um sistema de organização como este?
Gabarito: Realizar, ao máximo, a divisão (especialização) das atividades para potencializar a produção do trabalho sob controle da gestão.
Identifique as principais características da crise da década de 1970:
Explique o que é objeto de trabalho e/ou matéria-prima:
Gabarito: O objeto de trabalho é aquilo sobre o qual incidirá o ato do trabalho e tanto pode ser a matéria em seu estado natural (terra, pedra, madeira) como objetos resultantes do trabalho anterior, aquilo que Marx denominou de matéria-prima. Para o referido autor, existem objetos de trabalho que já existem por natureza, ou seja, sua existência independe (a priori) da ação ou da vontade do homem, por exemplo: a terra, peixes e a água.
Aponte duas características fundamentais do modelo de produção fordista. 
Resposta: O processo de produção fordista tem entre suas características a produção de trabalho em série e o trabalho alienado, onde cada um fazia o seu trabalho de forma repetitiva e controlada. 
Gabarito: A resposta pode indicar entre as características: Produção em larga escala, Parcelamento das tarefas, Linha de produção (esteira) e Padronização das peças.
O que preconiza o direito do trabalho? 
 Resposta: O Direito do Trabalho visa garantir ao indivíduo o acesso ao exercício de sua correspondente atividade laboral. 
Gabarito: Visa garantir ao indivíduo o acesso ao exercício de sua correspondente atividade laboral. Sua dimensão concreta, segundo Azevedo, seria a obtenção e a conservação do emprego, em sentido estrito ou numa dimensão mais ampliada, do trabalho remunerado.
De que forma o homem obterá o que precisa para satisfazer suas necessidades?
Resposta: O homem só obterá o que necessita com a sua força de trabalho, trabalhando, ele conseguirá dinheiro e assim conseguirá adquirir seus bens e ter satisfação na sua vida.
Gabarito: Através da utilização de sua capacidade teológica e a exercendo em conjunto com outros homens no processo de produção dos meios que necessitam para sobreviver. 
Discorra sobre o keynesianismo:
Gabarito: Constitui se numa teoria econômica consolidada por John M. Keynes que consiste numa organização político econômica onde o Estado é assumido com o um agente indispensável.
Discorra sobre o conceito reprodução social: 
Gabarito: O conceito de reprodução social diz respeito à (re) produção da totalidade da vida social, em seus mais distintos aspectos, incluindo a reprodução da vida material, espiritual, do modo de produção, das necessidades sociais. Ou seja, diz respeito à forma como as relações sociais em sua totalidade são constantemente (re) produzidas. É na esfera da reprodução social que, pelo trabalho, são criadas novas necessidades e possibilidades que vão originar novas relações sociais.
Explique o neoliberalismo e processo de globalização. 
Gabarito: O neoliberalismo se consolidou no final da década de 80, após o fim da Guerra Fria e representou uma nova fase do sistema capitalista de produção. Essa doutrina defende a abertura dos mercados ao comércio externo e o recuo do estado no papel regulador do sistema comercial e financeiro. Já o processo de globalização, é considerado um instrumento do neoliberalismo, atua na integração dos países no comércio externo e na consequente interdependência dos mercados, facilitada principalmente pelos meios de comunicação.

Continue navegando