Buscar

EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA

Prévia do material em texto

Qual das alternativas abaixo mostra os fatores que propiciaram uma nova perspectiva de trabalho e de vida para os servos, que aos poucos se desvincularam da servidão e caminharam para as cidades, contribuindo para aumentar a categoria de trabalhador urbano e livre? 
	
	
	 
	O surgimento das cidades e o advento das indústrias. 
	 
	O surgimento dos espaços urbanos e a cultura de mercado. 
	 
	O surgimento do comércio e o crescimento das indústrias. 
	 
	O surgimento das cidades e o fortalecimento do comércio. 
	 
	O surgimento do comércio e da indústria.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:200801923119)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Entre as formações econômicas pré-capitalista se destacam: 1) A formação asiática 2) A formação antiga 3) A formação germânica. Abaixo listamos algumas características dessas formações: ( ) os déspotas centralizam o poder decisório sobre a sua comunidade ( ) a propriedade da terra toma forma de feudos ( ) é a propriedade de terras que confere ao homem a condição de cidadão ( ) a base de sustentação dessa economia é o servo ( ) há divisão entre homens livres e escravos Assinale a alternativa que indica a seqüência correta das correspondências entre as diferentes formações econômicas e suas características 
	
	
	 
	3, 2, 1, 1, 3
	 
	1, 1, 3, 2, 3
	 
	2, 1, 3, 1, 2
	 
	2, 2, 3, 1,1
	 
	1, 3, 2, 3, 2
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:200802213633)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Assinale características que correspondem à fase concorrencial do capitalismo: 
	
	
	 
	Estado do Bem Estar Social
	 
	Keynesianismo, Estado Provedor 
	 
	Liberalismos econômico, livre mercado, laissez-faire.
	 
	Estado Provedor 
	 
	Marxismo, Economia Planificada 
	
	
	4a Questão (Ref.:200801846138)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade ........ ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. De acordo com o trecho citado acima,o capitalismo surge do esfacelamento de que modo de produção: 
	
	
	 
	antiga 
	 
	contemporãnea
	 
	moderna 
	 
	escravista 
	 
	feudal 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:200801791381)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	John Keynes diz escreve o que determina a renda de uma nação é o fluxo de renda de passa de ¿mão para mão¿, ou seja, é o processo de transferência de mão em mão que revitaliza constantemente a economia ¿ que é o que chamamos de Consumo. Mas parte da renda que não é consumida se chama Poupança. E é esta que os empresários usam para aumentar os investimentos no aumento da capacidade produtiva, visando expandir e ampliar a participação de mercado dos seus negócios. Contudo, quando o cenário aponta ser desfavorável, não apresentando boas perspectivas para o consumo futuro, o que ocorre?
	
	
	 
	Eles tomam a decisão de gerar mais investimentos, se antecipando à concorrência.
	 
	Eles adiam os investimentos e não geram novos empregos.
	 
	Eles negociam com os sindicatos uma maneira de manter os empregos com salários mais baixos. 
	 
	Eles tomam imediatamente a decisão de demitir, de forma a preservar a margem de lucro.
	 
	Eles pedem ao governo que diminua os impostos, para manterem suas margens de lucro.
	
	
	6a Questão (Ref.:200801924536)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A crise de 1929 é profunda e abrangente, atingindo grande parte do mundo capitalista causando uma ociosidade produtiva e desemprego generalizado. De acordo com Keynes, no momento de crise a população não consegue poupar dinheiro, muito pelo contrário, ela gasta o que tinha conseguido guardar, e os empresários não desejam investir no aumento de produção, a economia fica estagnada. Para Keynes há somente uma saída superar a estagnação da economia e a crise:
	
	
	 
	a diminuição do consumo
	 
	o aumento do desemprego
	 
	o fim dos subsídios
	 
	a intervenção estatal
	 
	o corte nas políticas sociais
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:200801444169)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A crise dos anos 70 dá lugar a uma nova etapa do capitalismo. Nas palavras de Harvey (1999, p.117), ocorreu ¿uma transição no regime de acumulação e no modo de regulamentação social e política a ele associado¿. Assim, a década de 1970 representou um momento histórico central, quando consideramos as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista. A nova ordem econômica e política que se seguiu à crise dos anos 70 se caracterizou por: I) um esgotamento do regime de acumulação fordista e advento da acumulação flexível II) um acentuado processo de mundialização da economia III) uma incorporação da tecnologia de base microeletrônica ao processo produtivo IV) uma flexibilização das relações de trabalho e do mercado de trabalho. Assinale a opção correta: 
	
	
	 
	somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I, III, IV são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I, II, III e IV são verdadeiras 
	 
	somente as alternativas II e IV são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I e III são verdadeiras
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:200801924562)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O período logo após a II Guerra Mundial foi marcado pela industrialização, pelo crescimento urbano e pela ampliação da tecnologia. De 1945 a 1973, com a atuação do Estado de Bem Estar Social, assiste-se a um período de relativa estabilidade, uma vez que os níveis de produtividade e consumo se tornam compatíveis. Esse período foi denominado de 
	
	
	 
	anos dourados
	 
	era moderna
	 
	guerra fria
	 
	apogeu da política
	 
	décadas perdidas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:200801462027)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Para Marx, o capitalismo tem como característica a mercantilização da força de trabalho, ou seja, a força de trabalho se torna uma mercadoria. Para melhor entendimento, Marx definiu mercadoria como um objeto externo que satisfaz as necessidades humanas de qualquer natureza. Nesse sentido, ele dizia que a riqueza no capitalismo é a "imensa acumulação" de mercadorias, pela exploração da força de trabalho. Neste sentido, Marx acreditava que o trabalhador: 
	
	
	 
	é o responsável pela geração da verdadeira riqueza, já que é o trabalho, em harmonia com o capital, dá origem aos lucros. 
	 
	é a fonte da valorização do negócio, por isto os empresários pagavam ótimos salários e garantiam a ele um bom ambiente de trabalho. 
	 
	recebe um ótimo salário que permite que ele forme uma poupança que utiliza para abrir o seu próprio negócio, a isto se chama mola propulsora do capitalismo. 
	 
	produz um valor muito superior ao que recebe de salário, e que essa diferença, a mais valia, é a origem da acumulação de capital. 
	 
	é valorizado no modo de produção capitalista, pois é através de sua atuação que o sistema se torna operante, viabilizando a produção dos bens destinados ao consumo. 
	
	
	10a Questão (Ref.:200801331315)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Prolongamento do mais-trabalho corresponderia à redução do trabalho necessário, ou seja, uma parte do tempo de trabalho que o trabalhador até agora utilizava de fato, para si mesmo, transforma-se em tempo de trabalho para o capitalista. O que teria mudado não seria a jornada de trabalho, mas a sua divisão em trabalho necessário e mais-trabalho. (Karl Marx. O Capital, Vol. 1, Livro 1, 1980, p. 250). A partir do trecho acima, pode-se inferir que se trata do conceito de 
	
	
	 
	Acumulação Primitiva.
	 
	Mais-Valia Relativa.
	 
	Trabalho Abstrato.
	 
	Mais-Valia Absoluta.
	 
	Trabalho Complexo.
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando