Buscar

ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA (2)

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA 
Um auditor externo ao proceder a auditoria da empresa Grãos e Cia, constata no ano de 2010, na fase pré-operacional da unidade construída em Palmas, o custo de R$ 18.000.000,00 relativos à terraplanagem do terreno da fábrica. Foram feitos os testes, que evidenciaram que o contrato de serviços de terraplanagem foi realizado com empresa devidamente constituída juridicamente e em atividade normal. O pagamento do serviço contratado foi efetuado à empresa de terraplanagem e comprovado por pagamento eletrônico constante do extrato bancário. O auditor em procedimento complementar e diante da expressividade dos valores foi até a unidade verificar os serviços. Ao indagar alguns funcionários foi informado que o serviço de terraplanagem havia sido feito pela prefeitura da cidade, a qual também doou o terreno a empresa Grãos e Cia. Os funcionários também informaram que nunca esteve na empresa Grãos e Cia qualquer funcionário da empresa de terraplanagem contratada.
O procedimento do auditor mostra uma postura de:
falta de ética profissional por desconfiar da administração.
ceticismo profissional adequada às normas de auditoria.
julgamento profissional avaliando a licitude dos atos da equipe de auditores.
representante da Governança no processo de identificação de todas as fraudes.
investigação, atitude não pertinente às atividades do auditor.
Analise as afirmativas abaixo a respeito da responsabilidade da administração da entidade em relação às demonstrações contábeis que estão sendo auditadas.
I. A administração reconhece que a elaboração das demonstrações contábeis de forma adequada é de sua responsabilidade.
II. A administração entende que não se exime da sua responsabilidade quando as demonstrações contábeis são auditadas de acordo com as normas de auditoria aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC-.
III. A administração da entidade deve dar amplo e irrestrito acesso aos auditores que estão auditando as demonstrações contábeis, exceto os relativos à auditoria corrente.
IV. A administração é responsável pelo sistema de controle interno, que é base para o processo de auditoria.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
São corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
São corretas apenas as afirmativas I e II.
São corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
São corretas apenas as afirmativas II e IV.
O auditor, ao expressar opinião de que as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável, produz o seguinte efeito:
reduz os riscos de auditoria das demonstrações contábeis o que gera segurança para os usuários.
revela as distorções do planejamento da auditoria das demonstrações contábeis.
proporciona o aumento de evidências de auditoria das demonstrações contábeis.
aumenta o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários.
assegura que os objetivos operacionais desejados pela administração foram alcançados.
Todas as opções abaixo são importantes recomendações acerca do planejamento da auditoria, exceto uma. Aponte a única opção falsa.
O planejamento da auditoria, quando incluir a designação de equipe técnica, deve prever a orientação e supervisão do auditor, que assumirá total responsabilidade pelos trabalhos executados.
O auditor deve documentar seu planejamento geral e preparar programa de trabalho por escrito, detalhando o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados.
O programa de auditoria deve ser detalhado de forma a servir como guia e meio de controle do progresso dos trabalhos.
O planejamento e os programas de trabalho não devem ser revisados mesmo que novos fatos o recomendarem.
O planejamento pressupõe adequado nível de conhecimento sobre o ramo de atividade, negócios e práticas operacionais da entidade.
Como objetivo do Planejamento da Auditoria não se pode incluir:
assegurar que as áreas importantes da entidade e os valores relevantes contidos em suas demonstrações contábeis recebam a atenção requerida.
propiciar o cumprimento dos serviços contratados com a entidade dentro dos prazos e compromissos previamente estabelecidos.
identificar a legislação aplicável à entidade.
obter conhecimento das atividades da entidade, para identificar eventos e transações relevantes que afetem as Demonstrações Contábeis.
identificar meios para aumento dos lucros da entidade.
Em relação às Normas de Auditoria e às Normas Vigentes, analise as afirmativas abaixo:
 
I - As folhas de registro de verificações são utilizadas para registrar impactos ou normalidades identificados e evidenciados durante os exames da auditoria. Quanto maior a proporção dessas folhas sem registro de impactos, mais forte será a indicação da ineficiência do programa e da inadequação no processo de pré-auditoria.
II – Os papéis de trabalho podem referir-se à fase de planejamento ou de execução da auditoria. Entre os primeiros, destacam-se os da avaliação dos controles internos e de revisão contábil.
III – Todas as instruções aos membros de equipes de auditorias devem fazer parte da documentação da auditoria
IV – A documentação de auditoria possibilita que a equipe de trabalho seja responsabilizada por suas atividades.
 
Assinale a alternativa CORRETA.
As afirmativas III e IV estão corretas.
As afirmativas I e IV estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas II e IV estão corretas.
As afirmativas I e III estão corretas.
De acordo com a NBC TA 200, o julgamento profissional é necessário para a tomada de decisões nos assuntos a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
A subjetividade e as evidências de auditoria para cumprimento das metas de resultados operacionais e financeiros da empresa.
A avaliação das opiniões da administração na aplicação da estrutura de relatório financeiro aplicável da entidade.
A natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria aplicados para o cumprimento das exigências das normas de auditoria e a coleta de evidências de auditoria.
As evidências de auditoria obtidas são suficientes e apropriadas ou se algo mais precisa ser feito para que sejam cumpridos os objetivos das NBCTAs.
A extração de conclusões baseadas nas evidências de auditoria obtidas, por exemplo, pela avaliação da razoabilidade das estimativas feitas pela administração na elaboração das demonstrações contábeis.
Em relação à Auditoria e às Normas Vigentes, analise as afirmativas abaixo:
I – Uma das recomendações que os auditores devem observar no preenchimento dos papéis de trabalho é não revelar o critério adotado para determinar o valor a partir do qual as operações foram consideradas relevantes.
II – Lançamentos de ajuste e reclassificação constituem um tipo de papel de trabalho. Nesse sentido, se o saldo de contas a pagar de uma empresa incluir saldo devedor de algum fornecedor, então deverá ser feito um lançamento de ajuste, a débito de contas a pagar e a crédito de adiantamentos de fornecedores.
IV – Com relação a pontos essenciais, técnicas de elaboração e demais aspectos inerentes à documentação de auditoria, julgue os itens seguintes. A documentação de auditoria possibilita que a equipe de trabalho seja responsabilizada por suas atividades.
V – A auditoria, que inicialmente era voltada para a prevenção de riscos, interpretação e orientação das operações, hoje se ocupa da tecnologia de revisão dos registros contábeis.
Somente a afirmativa III está correta.
Somente a afirmativa I está correta.
Somente a afirmativa II está correta.
Somente a afirmativa V está correta.
Somente a afirmativa IV está correta.
A evidência de auditoria para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor independente é conseguida, nos termos da NBC TA 500, entre outras, pela:
elaboração de programas de auditoria.
elaboração do planejamento de auditoria.
execução de procedimentos de avaliaçãode riscos.
definição da amostra, tamanho e seleção dos itens para teste.
emissão do relatório de auditoria.
Os trabalhos de auditoria interna devem ter por objetivo a obtenção de informação que:
I. seja factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno.
II. sendo confiável, propicie a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna.
III. de suporte às conclusões e às recomendações da Auditoria Interna.
IV. auxilie a entidade a atingir suas metas.
Essas informações são denominadas, respectivamente,
relevante, suficiente, adequada e útil.
relevante, suficiente, útil e adequada.
útil, adequada, suficiente e relevante.
suficiente, adequada, relevante e útil.
suficiente, útil, adequada e relevante.

Continue navegando