Buscar

Questões de Direito Constitucional e Administrativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 1
Questão 1/5 - Direito Constitucional
"Assim, em 5 de outubro de 1988, foi promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil, que é hoje aclamada pela maioria da doutrina como um dos textos constitucionais mais avançados do mundo". (HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 50)
Sobre a elaboração da Constituição brasileira de 1988, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A Assembleia Nacional Constituinte foi presidida por Ulisses Guimarães e Tancredo Neves, os quais a chamavam de "Constituição Republicana".
	
	B
	Também conhecida como "Constituição Cidadã", a Constituição ganhou esse apelido em função da ampla participação popular na sua elaboração.
	
	C
	A "Constituição Republicana", como ficou conhecida após ser nomeada por José Sarney, foi elaborada com ampla participação popular, e referendada no ano seguinte à sua elaboração.
	
	D
	A "Constituição Cidadã" possui este apelido em função da eleição direta em sufrágio universal pela população brasileira de todos os representantes da Assembleia Constituinte no mesmo ano de 1988.
	
	E
	A Constituição recebeu o apelido de "Constituição Democrática", por parte da Assembleia Constituinte, por refletir a vontade da população expressa por meio de plebiscito para sua aprovação.
	
Questão 2/5 - Direito Administrativo
Considere o caso:
Um servidor público, encarregado do controle interno do órgão em que trabalha, depara-se com alguma irregularidade. O servidor verifica, então, que a irregularidade é de pequena monta, mas acontece sempre.
Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta o comportamento correto a ser tomado pelo servidor, com base nos estudos da disciplina:
	
	A
	Comunicar apenas ao seu superior, que deixa a irregularidade passar porque aquilo sempre acontece.
	
	B
	Alertar o responsável pela irregularidade para que não faça mais aquilo.
	
	C
	Deixar a irregularidade passar, afinal aquilo sempre aconteceu e vai continuar acontecendo, e o valor envolvido é pequeno.
	
	D
	Apenas deixar a irregularidade passar.
	
	E
	Comunicar o tribunal de contas competente, sabendo que, se assim não proceder, responderá solidariamente pelo fato.
Questão 3/5 - Direito Administrativo
O princípio da legalidade é imposto à Administração Pública explicitamente pelo caput do art. 37 da Constituição Federal, sendo previsto genericamente no art. 5º, II:
“Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência [...].”
Sobre o princípio da legalidade, é correto afirmar que:
	
	A
	É um importante princípio que não se encontra previsto expressamente na Constituição Federal.
	
	B
	É o princípio que submete o regime jurídico-administrativo ao Estado Democrático de Direito, sujeitando a atuação daquele à lei.
	
	C
	É o princípio que determina que a lei é uma fonte secundária para a atuação da Administração, sendo superior a ela o bom senso dos administradores.
	
	D
	Ao expedir um decreto que regulamenta uma lei, a autoridade administrativa pode contrariar o seu conteúdo, pois a lei pode ser inadequada ao caso concreto.
	
	E
	Tal princípio deriva do mandamento do art. 5º, XXXV, da Constituição Federal, o qual impossibilita que qualquer lesão ou ameaça a direito seja afastada do controle do Judiciário.
Questão 4/5 - Direito Constitucional
“As normas trazidas por uma Constituição dividem-se de acordo com sua aplicabilidade. Esta pode ser maior ou menor ou depender de outra norma para ser plena, advindo daí a classificação. A divisão mais clássica qualifica as normas entre as de eficácia plena, contida e limitada.” (HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
Em relação à aplicabilidade e eficácia das normas constitucionais, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A norma que estabelece que os empregados terão participação nos lucros e resultados da empresa, nos termos da lei, é de eficácia programática.
	
	B
	A norma que estabelece que os empregados terão participação nos lucros e resultados da empresa, nos termos da lei, é de eficácia limitada.
	
	C
	A norma que estabelece que os empregados terão participação nos lucros e resultados da empresa, nos termos da lei, é de eficácia absoluta.
	
	D
	A norma que estabelece que os empregados terão participação nos lucros e resultados da empresa, nos termos da lei, é de eficácia plena.
	
	E
	É certo que todas as normas constitucionais têm aplicabilidade imediata e eficácia plena, desnecessitando de regulamentação.
	
	
	
Questão 5/5 - Direito Constitucional
“Para José Afonso da Silva (2008), o conceito de Constituição parte da premissa de que ‘todo Estado tem constituição, que é o simples modo de ser do Estado’”. (HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012.)
A respeito das Constituições brasileiras, assinale a alternativa que contenha, corretamente, apenas Constituições promulgadas.
	
	A
	1824 e 1967.
	
	B
	1891 e 1937.
	
	C
	1934 e 1937.
	
	D
	1946 e 1988.
	
	E
	1967 e 1988.

Continue navegando