Buscar

Resumo Ciências Sociais av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ciências Sociais: 
**Por Ciências Sociais entende-se o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia.
**O objeto de estudo das Ciências Sociais são as relações que os homens estabelecem entre si vivendo em sociedade.
Sociologia=> Investiga as relações sociais, as estruturas e a dinâmica das sociedades modernas, analisando os processos históricos de transformação das organizações sociais.
Ciência Política=> estuda os sistemas de poder, as instituições e os partidos polí- ticos de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases (elaboração, implantação e avaliação).
Antropologia=> estuda as diferentes culturas do homem, os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas em função da interação entre os grupos.
O conhecimento como característico do ser humano:
Tipos de conhecimento: 
Conhecimento Mítico: este tipo de conhecimento busca explicar o mundo a partir da ação de entidades - ou seja, forças, energias, criaturas, personagens que estão além do mundo natural, que o transcendem, que são sobrenaturais. A função dos mitos é fornecer uma compreensão sobre o mundo, organizá-lo e atribuir-lhe sentido. Um exemplo clássico são os mitos gregos.
Conhecimento religioso: Este tipo de conhecimento do mundo se dá a partir da separação entre as esferas do sagrado e do profano. As religiões também apresentam, de forma geral, uma explicação sobrenatural para o mundo; porém, para aderir a uma religião, é condição fundamental crer ou ter fé nessa explicação.
 Conhecimento filosófico: De modo geral, o conhecimento filosó- fico pode ser traduzido como amor à sabedoria, à busca do conhecimento. Embora a concepção filosófica não ofereça soluções definitivas para numerosas questões formuladas pela mente, ela é traduzida em ideologia
Conhecimento de senso comum – O senso comum ou conhecimento espontâneo é a compreensão do mundo baseada no aprendizado acumulado de gerações anteriores.
 Conhecimento Científico – Tradicionalmente, o conhecimento científico é definido como aquele que resulta de investigação metódica, sistemática da realidade.
Senso Comum e Científico:
Características: S.C – Espontâneo (pois seu aprendizado é passado de geração a geração ao longo dos tempos), Acrítico (Ele é também um saber acrítico, pois não pergunta como e por que as coisas acontecem), Empírico: pois se vale da observação imediata das coisas, não conseguindo ultrapassar as aparências).
Característica: S.Cient. – Verificabilidade (Determinado ideia ou teoria deve ser verificada e comprovada sob ótica da ciência), Falível (isso significa que não é definitivo, pois determinada ideia ou teoria pode ser derrubada e substituída por outra, a partir de novas comprovações e experimentações científicas.
 
As ciências sociais são ciências? 
Ciências sociais diferem de Ciências Naturais.
Não há somente o fato, há interpretação => Um sujeito está apenas desejando realizar uma ação aparentemente inocente e basicamente simples, como o ato de comer um bolo. Pois um bolo pode ser comido porque se tem fome, porque se quer comemorar um aniversário, porque se gosta de doces etc.
Dificuldade de usar metodologia científica clássica=>Entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais temos uma relação invertida, a saber: nas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados, objetivamente, dentro de condições de relativo controle em laboratório; nas Ciências Sociais os eventos estudados têm determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, pois o laboratório é a sociedade, tendo por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes em um dado momento.
Fenômenos complexos=> Em contraste, as chamadas Ciências Sociais estudam fenômenos complexos, situados em planos de causalidade e determinação complicados. Nos eventos que constituem a matéria-prima do antropólogo, do sociólogo, do historiador, do cientista político, do economista e do psicólogo, não é fácil isolar causas e motivações exclusivas.
Problema Social X Problema Sociológico:
Problema social: O problema social é uma situação que afeta um número significativo de pessoas e é julgada por estas ou por um número significativo de outras pessoas como uma fonte de dificuldade ou infelicidade e considerada suscetível de melhoria.
Problema sociológico: Pesquisa, investigação sobre os problemas sociais, causas, conseqüências e soluções (Pesquisa científica).
Obs: Todo problema social pode ser um problema sociológico, mas nem todo problema sociológico é um problema social.
Socialização=> Processo ao qual o sujeito é submetido aos sensos da sociedade, modo de convivência, costumes e normas.
Determinismo geográfico: O determinismo geográfico, teoria desenvolvida por geógrafos do século XIX e início do XX, afirmava que as diferenças do ambiente condicionam a diversidade cultural. 
Declínio do Determinismo geográfico: Contudo, ainda no final do século XIX, esta teoria foi criticada por muitos antropólogos e perdeu força. Diziam que o ambiente exerce a sua influência mais direta sobre a cultura material ou tecnológica, mas não nos aspectos imateriais da cultura, tais como valores, costumes, crenças etc.
A análise antropológica da cultura: 
Método etnográfico: O método dos antropólogos é o trabalho de campo, através do qual se produz a análise e a descrição do grupo estudado, isto é, a etnografia. Baseia-se no contato inter-subjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma aldeia indígena ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico seja feito.
Etnocentrismo: visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.
Relativismo Cultural: Relativismo cultural é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência.

Outros materiais