Buscar

Simulado Introdução ao Estudo do Direito AV2


Continue navegando


Prévia do material em texto

Simulado: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO 
1)Leia atentamente o texto a seguir e após responda ao que se pede. A paz produzida pelo Direito apenas pode ser relativa. Relativa por que, se entende por paz a ausência de força; como o Direito precisa de força para conter os impulsos agressivos, a paz qu e promove não é absoluta. O Direito combate a força arbitrária, substituindo-a pela força regulada por normas e parafraseada em pressupostos, requisitos e ritos de aplicação. ( KELSEN, Hans. Apud SGARBI, Adrian. Hans Kelsen, Ensaios introd utórios, 2001 -2005. Rio d e Janeir o : Lumen Juris, 2007, p . 4). 
O trecho acima cuida de uma das características do Direito. Identifique -a: 
a)Interinidade 
b) Autonomia 
c) Coação
 d) Interiori ade
 e) Abstração 
2) Júlio, Defensor Púb lico aposent ado, requerem j uízo o pagamento de uma deter minada verba que está sendo p aga aos Defensor es Públicos qu e estão na ativa, mas não aos que já se aposentaram. Fundamenta o seu pedido na regra da paridade entre servidores em atividade e aposentados, disposta no artigo 40, § 8º, d a Constituição da República Federativa do Brasil, de acor o com o qual: "(.. .) os proventos de aposentadoria e as pensões serão revistos na mesma pr opor ção e na mesma data, sempre que se modif icar a remun eração dos ser vidores em atividade, sendo também estendid os aos aposentad os e aos pensionistas q uaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidos aos ser vidores em atividade (...)" . O pedido for mulado por Júlio está fundamentado com apoio no: 
a) Direito positivo; 
b) Direito processual; 
c) Direito natural; 
d) Direito autoral; 
e) Costume. 
3) Caracterizam-se pelo fato de a prática social contrariar as normas de direito escrito. Estabelecem normas contrár ias às estabelecidas pela lei ou que tornam usual a não aplicação de uma lei (desuso). 
O texto se refere à seguinte fonte do direit o: 
 a) COSTUME PRAETER LEGEM 
b) DOUTRINA 
c) JURISPRUDÊNCIA SECUNDUM LEGEM 
d) COSTUME CONTRA LEGEM 
e) JURISPRUDÊNCIA 
4) A norma jurídica compreende um instrumento de controle de conduta social. Qual das características abaixo não diz respeito a ela? 
a) Heteronomia. 
b) Coercibilidade; 
c) Alteridade; 
d) Bilateralidade atributiva; 
e) Espontaneidade
5) A empresa Godoy Construções e Empreendimentos S.A., localizada na cidade de Londrina/PR, celebrou, em 1989, contrat o d e compromisso d e compra e vend a de um imóvel, loca lizado n a Rua Jerusalém, 99, Jardim Igapó, ainda em construção, com Tiana Ferlaute, pagáve l em 120 prestações mensais e reajustáveis. Faltando 30 parcelas, Tiana, sem condições finance iras, interrompe os pagamentos, o que acaba or figurar descumprimento contratual por infração de cláusula contratual. Tendo regular mente notificado Tiana, a empr esa ajuíza ação visand o a ext in ção do contrat o, destacan do a cláusula que prevê a rescisão total no caso de atr aso de mais de três prestações, fato ocorrido, assim como a p erd a d e tod as as parcelas pag as. Em sua defe sa, Tiana alega ser in justa e abusiva a cláusula que impõe a perd a das parcelas pag as. Afirma qu e o Código de Pr oteção e Defesa do Consumid or, vigente a partir de 1990, impõe pena de nulidade das cláusulas ab usivas. Assim , req uer que o juiz declare a nu li dade d aqu ela cláu sula do contrato, d eterminand o a de volu ção das importân cias pagas, fundamentando -se na ap licabilidade retr oativ a do Código de Defesa do Consumidor. E m sua decisão, o juiz def ere o ped ido de Tian a usand o como único argumento d e sua sentença a aplicação retroativa do Códig o de De fesa d o Consumidor. N esta sit uação é plausív e l a inte rposição de recur so face a decisão do j udiciário pela seg uinte razão: 
 a) O pri ncípio da irre troatividade da lei não se aplica, salvo para bene ficiar o réu, em Di rei to Penal , de acordo com o a rt. 5o . da Constituição Federal de 1988. 
b) O princípio da ir retr oativ id ade da lei se aplica mesmo em pr ejuízo ao réu, de acordo com o art. 5o. d a Constituição Federal de 1988 . 
c) O p rincípio da irretroativid ade da lei não se aplica salvo p ara b enef iciar o réu, em qualquer r amo do Dir e ito, de acordo com o art. 5o. da Constituição Federal de 1988. 
d) O princípio da irretroativ idade da lei não se aplica, sa lvo para benef iciar o réu , em Direito do Consumidor, d e acord o com o art. 5o. da Constituição Feder al de 1988. 
e) O pr incípio da irretroativid ade d a lei se ap lica mesmo em prej uízo ao réu, e m âmbito d e Direito d o Consumidor, d e acord o com o art. 5o. da Constituição Feder al de 1988.
6) Um dos candidatos à presidência da República, se ele ito for, p rete nde instituir n o Brasil, ass im como outros p aíses já f izer am, um tribut o, no valor d e dois dólare s, a ser cob rado de todo aq uele que adquirir passag ens aéreas com de stino ao exterior . Os r ecur sos arre cad ados com tal tributo ser ão destinados ao Fundo d e Combate à Pob reza Mundial. Com base no exp osto, respond a: Os tributos instituíd os no Brasil são regidos por qual ramo do Direito? 
a) Direito natural 
b) Direito privado. 
c) Direito atuarial. 
d) Direito Tributário. 
e) Direito Financeiro.