Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL II - CCJ0013
Título
SEMANA 1
Descrição
Caso Concreto 1
Da leitura do material didático, autor Flávio Tartuce, p. 03-39, responda:
É correto afirmar que as normas de Direito Obrigacional são hoje as que mais se aplicam com frequência? Explique sua resposta.
Segundo Tartuce, o Direito Obrigacional assume hoje papel central no direito privado, juntamente com os contratos. Isso se dá pelo tema ter implicações na teoria geral da responsabilidade civil além do direito empresarial e de família. Tartuce chega a citar Fernando Noronha sobre a relevância da matéria: “É possível conceber- se a hipótese de uma pessoa viver uma vida inteira sem necessidade de conhecer o Direito das Sucessões, ou a maior parte do Direito de Família (casamento, regimes de bem…), ou até as partes mais significativas do Direito das Coisas. Mas não é possível viver à margem daquelas atividades do dia a dia regidas pelo Direito das Obrigações” (Direito…, 2003, p. 92)	Comment by Bruno Mozer Azevedo: O Cristiano não corrigiu, é claro, pq precisava ler o Tartuce. As outras opções estão corrigidas.
Os princípios da eticidade e da socialidade se aplicam ao direito obrigacional? Ao responder, explique os princípios.
Sim, os princípios da eticidade (que reza que a pessoa precisa pautar suas condutas de maneira honesta, proba, da mesma maneira que esperaria que o outro agisse com ele) e da socialidade (que significa que no exercício de um determinado direito devem ser analisadas de acordo com aquilo que o interesse público entende como correto) se aplicam ao direito obrigacional pois são princípios basilares do nosso código civil atual. 
Há diferença entre obrigação, dever, responsabilidade, ônus e estado de sujeição? Explique sua resposta e dê um exemplo de cada situação.
Sim, há diferença entre esses termos. A obrigação é um vínculo jurídico entre duas pessoas denominadas credor e devedor, de caráter transitório e conteúdo economicamente apreciável acerca de uma prestação de dar, fazer ou não fazer. Dever jurídico é um dever que temos de observar, as normas do direito objetivo. Responsabilidade é a consequência do descumprimento de um dever originário. Ônus jurídico é o comportamento que a pessoa deve adotar a fim de tutelar interesse próprio. Ainda o estado de sujeição está relacionado ao respeito ao direito potestativo de outrem.
Concreto 2
Identifique as fontes das seguintes obrigações:
1.Obrigação alimentar decorrente de parentesco. Lei
2.Obrigação de indenizar uma pessoa que foi atropelada. Ato ilícito
3.Pagar uma recompensa. Ato unilateral
4.Pagar o café comprado na cantina durante o intervalo. Negócio juridico
5.Pagar uma nota promissória. Convenção entre as partes
Questão Objetiva
Assinale a alternativa correta:
A obrigação se refere a um dever de realizar uma prestação, portanto, é dever jurídico derivado, decorrente, por exemplo, de um contrato de compra e venda.
A responsabilidade é a consequência patrimonial do descumprimento de uma obrigação, tratando-se, portanto, de dever jurídico originário, como é o caso do dever de indenizar.
A servidão é uma espécie de obrigação ?propter rem? uma vez que limita a fruição e a disposição da propriedade.
A obrigação de pagar o condomínio é considerada um ônus real.
O vínculo jurídico é considerado o elemento abstrato ou imaterial das obrigações uma vez que é o liame que une o sujeito ativo ao sujeito passivo, conferindo ao primeiro o direito de exigir do segundo uma determinada prestação.
Desenvolvimento