Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL

Prévia do material em texto

DIREITOS HUMANOS
	Avaliação Parcial: CCJ0058_SM_201602394423 V.1 
	
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 06/05/2018 00:52:10 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201603068161)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Magna Carta, documento inglês de 1215, limitava o poder do Rei João Sem-Terra em relação aos barões em nítida demonstração da presença dos direitos humanos, na medida em que estabelecia:
		
	
	somente o habeas corpus.
	
	o direito de propriedade somente foi reconhecido no século XX, logo, estabelecia somente o devido processo legal.
	
	somente o direito de propriedade, pois o habeas corpus somente foi reconhecido no século XVIII, no curso da Revolução Francesa.
	
	o direito de propriedade e o habeas corpus.
	 
	o habeas corpus, o direito à propriedade e o devido processo legal.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603067558)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a afirmação histórica dos direitos do homem, dos direitos fundamentais e dos direitos humanos, assinale a opção correta:
		
	
	Um dos efeitos do embate ideológico do pós-Segunda Guerra, no desenvolvimento do Direito Internacional dos Direitos Humanos, foi a cisão dos direitos civis e políticos em relação aos direitos econômicos, sociais e culturais.
	 
	A consagração dos direitos individuais nos primeiros documentos constitucionais solenes simboliza a transição entre as fases de reconhecimento dos direitos do homem em direitos fundamentais.
	
	O fenômeno da internacionalização dos Direitos Humanos tem origem após a Primeira Guerra Mundial, com a criação da Liga das Nações.
	
	A fase do Estado Social caracteriza-se pela vitória da proposta econômica liberal, através do triunfo dos direitos individuais, cuja efetivação, em princípio, não exige qualquer interferência do Estado.
	
	A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são marcos da afirmação dos direitos fundamentais de primeira dimensão.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603068412)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O direito de propriedade está formalmente previsto no Capítulo da Constituição destinado
		
	
	aos direitos políticos
	
	aos direitos individuais e sociais.
	
	aos direitos sociais.
	 
	aos direitos e deveres individuais e coletivos.
	
	à nacionalidade.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602576682)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca da disciplina dos direitos fundamentais, assinale a resposta correta:
		
	
	Os direitos fundamentais são absolutos, não podendo ser relativizados nem mesmo diante de conflitos com outras normas constitucionais.
	
	A atribuição de hierarquia dos tratados internacionais sobre direitos humanos no Brasil não necessita da participação Congresso Nacional, pois são sempre equivalentes às leis ordinárias.
	 
	Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
	
	O catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro se perfaz tão somente com os direitos explícitos (Título II e outros direitos positivados ao longo da Constituição)
	
	O sistema constitucional brasileiro de direitos fundamentais é estático, na medida em que formado exclusivamente pelos direitos fundamentais constantes no Título II da Constituição, que se denomina exatamente por isso de Dos Direitos e Garantias Fundamentais.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603058611)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os direitos fundamentais ligados à igualdade, consubstanciados em um direito a prestações por parte do Estado se caracterizam como :
		
	
	Direitos de primeira dimensão.
	 
	Direitos de segunda dimensão.
	
	Direitos de terceira dimensão.
	
	Direitos de primeira e terceira dimensões.
	
	Direitos de quarta dimensão.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201603058549)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação às dimensões dos direitos fundamentais, considere as seguintes assertivas e assinale a resposta correta: I ¿ A Constituição de 1988 não reconhece a segunda dimensão dos direitos fundamentais. II - A segunda dimensão dos direitos fundamentais não tem nenhuma eficácia. III ¿ A primeira dimensão dos direitos fundamentais se vincula ao paradigma da liberdade. IV ¿ Os direitos fundamentais de terceira dimensão são direitos individuais atrelados à igualdade formal. Somente é CORRETO o que se afirma em:
		
	
	II e III.
	 
	III.
	
	III e IV.
	
	I e III.
	
	I, III e IV.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201602666503)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"...o termo greve serviu para designar tanto o abandono do trabalho como a procura dele pelos que não o possuíam. Só a partir de 1805 é que tal termo começou a designar a cessação voluntária e coletiva do trabalho. Dois expoentes do pensamento socialista ¿ Pierre Joseph Proudhon, socialista utópico, e Karl Marx, socialista materialista dialético ¿ utilizaram-no à mesma época, no final da primeira metade do século XIX, com esse último significado. Contudo, em 1863, na França, o termo era usado muito mais para representar o ato de permanência de desempregados na Place de Greve, a procura de trabalho, segundo o costume de muitos grêmios parisienses. Só por extensão representava a união dos operários que se negavam a trabalhar, enquanto não lhes fossem atendidas certas exigências.¿ (CASTRO:1986) O direito de greve está previsto na Constituição da República no artigo 37, inciso VII: ¿o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar;¿ Ainda não ocorreu a regulamentação prevista no citado dispositivo constitucional. Com base nos critérios classificatórios tradicionais referentes à eficácia das normas, podemos classificar a referida norma mencionada como
		
	
	Norma de eficácia absoluta restringível.
	
	Norma de eficácia contida.
	 
	Norma de eficácia limitada.
	
	Norma de eficácia plena por se tratar de direito social.
	
	Norma programática.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201603008717)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A regra inserida no art. 2º da Constituição da República Federativa do Brasil: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, é uma norma de:
		
	
	Eficácia contida, portanto de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional.
	 
	Eficácia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral.
	
	Eficácia limitada, portanto de aplicabilidade indireta, mediata, dependendo de integração legislativa para dar corpo a instituições, entidades e órgãos.
	
	Eficácia limitada de princípio programático, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido através de integração legislativa, visando à realização dos fins sociais do Estado.
	
	Eficácia relativa restringível, dependendo sua aplicabilidade de integração legislativa ulterior.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201603001928)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Ministério Público ajuízou ação civil pública em face do Município Xi, devido à extinção do programa municipal de prestação de assistência social, psicológica e médica às crianças e adolescentes vítimas de abuso e/ou exploração sexual. O Município réu argüiu, no mérito, que não dispõe de recursos financeiros necessáriospara continuar atendendo aos assistidos, motivo pelo qual deixou de prestar o serviço. Diante de tal situação é correto afirmar que o município alegou em sua defesa o princípio da:
		
	
	dificuldade contramajoritária
	
	reserva de jurisdição
	
	reserva do possível jurídica
	 
	reserva do possível fática
	
	mínimo existencial
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201603057971)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considere as seguintes afirmações sobre os direitos sociais. I. A exegese literal das cláusulas pétreas indica que esses direitos fazem parte do núcleo constitucional intangível conforme texto da nossa Constituição. II. São direitos que exigem do Poder Público uma atuação positiva como uma forma de implementação da igualdade social dos hipossuficientes. III. A teoria da reserva do possível defende a possibilidade de um ativismo judicial no que tange a esses direitos para que haja uma irrestrita implementação pela via judicial. IV. Afirma-se que para sua maior efetividade a Emenda Constitucional no 31/2000, atentando para um dos objetivos fundamentais da nossa República, criou o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. Estão corretas SOMENTE as afirmações
		
	
	I e IV.
	
	II, III e IV.
	
	I e III.
	 
	II e IV.
	
	I, II e III.

Continue navegando