Buscar

1ª fazer uma resenha crítica de NIVIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE GUARAÍ/IESC
DISCIPLINA: PERÍODO: 2018/07
PROFESSORA: NÍVIA SALES
ACADÊMICA: LETICIA ALVES BATISTA DA SILVA
1ª fazer uma resenha crítica de 1 (uma) lauda sobre o livro “O que é Ética?”. 
O livro começa assimilando ética ao comportamento humano em suas diversas ações e costumes, trazendo uma série de questionamentos. O autor mostra os problemas, a maneira tradicional e a moderna em que os povos agiam diante da ética e da moral, já que o assunto gerava polêmica. Como foi no caso de Sócrates, filósofo grego, condenado a beber veneno, acusado de induzir a juventude a questionar as leis. Enquanto isso Kant achava que ética dependia da igualdade humana, estava sempre em busca da moral racional entre os povos, ou seja, todos deveriam agir segundo a razão.
Aborda a relação da ética com a doutrina religiosa, onde se discute as influências de relacionamento, sexualidade e moralidade. As atitudes do ser humano perante a sociedade influenciavam no modo em que eram as pessoas eram vistas. Princípios religiosos era de fato, uma moral existente.
No capítulo ‘Os ideais éticos’, a moral agia de acordo com a consciência de cada pessoa. Praticar o bem era um ato importante na doutrina. Para outros, viver de acordo com a natureza era fundamental, soava como viver aos princípios de Deus. E ainda havia aqueles que achavam que o mais importante era a busca pelo prazer.
Aborda a liberdade humana, fato que depende do modo de pensar e agir no seu interior e exterior, lembrando sempre que há normas a serem seguidas e responsabilidades a serem cumpridas. Liberdade essa que é guiada pela consciência moral e que muitas vezes leva o ser humano a crises existenciais. Surgem então dúvidas quanto praticar o bem e o mal. Agir para o bem é uma questão de ética, a forma como esse bem será praticado, depende única e exclusivamente de cada um.
O comportamento moral engloba toda a preocupação que o ser humano tem com a consciência individual. O modo de pensar e agir, influencia sim nas questões políticas e na busca do ideal. Com tudo, fazendo-se uma breve retrospectiva, a ética firmemente de característica universal. Independentemente de qualquer situação, não se pode viver sem a ética; ela está presente em todos os lugares, nas entidades, nas famílias, instituições, empresas e sociedades, até nos grupos mais distintos de pessoas que existe. Com isso, entende-se que a ética é também um conjunto de conhecimentos que são extraídos da investigação do comportamento humano; quando por sua vez tenta explicar as regras morais de forma mais racional, fundamentada, científica e teórica. É, portanto, considerada uma reflexão bem aprofundada sobre a moral.
3ª Leitura do Texto: “MORAL E ÉTICA”. De posse do conteúdo do texto responda a atividade proposta no final do material.
1)Quais são as semelhanças e diferenças entre a moral e a ética? Conceitue o que é moral e o que é ética.
R: A diferença entre ética e moral é que a ética se refere às regras aplicadas à um grupo, por exemplo, códigos de conduta em locais de trabalho ou princípios em religiões. A moral se refere aos princípios de uma pessoa em relação ao certo e ao errado. Uma maneira fácil de lembrar da diferença entre moral e ética é que a moral se aplica ao individual, enquanto a ética se aplica a todos.
2)Qual o legado moral que deixaremos para as gerações futuras? 
R: A sociedade vai deixar por muitas gerações pessoas alienadas, que leem pouco e por isso pensam na mesma medida, e quando pensam. Muitos jovens vão se tornar adultos semialfabetizados, incapazes de raciocinar criticamente sobre a realidade circundante, consequentemente sem a mínima chance de mudar o quadro de desigualdade que fomenta tantos problemas sociais, dentre eles a violência, sua parceira inseparável
3)Como professor, que situações de sala de aula podem ser utilizadas para a aprendizagem da moral e da ética? 
R: Um dos desafios contemporâneos da escola é contribuir para a formação moral e ética dos alunos-cidadãos. É fundamental que, nos espaços educativos, seja construída e problematizada a participação do indivíduo na vida pública - o que demanda a consciência de realidades, conflitos e interesses individuais e sociais, o conhecimento de mecanismos de controle e defesa de direitos e a noção dos limites e das possibilidades de ações individuais e coletivas.
4)Qual a responsabilidade moral e ética como professores que temos com a formação das pessoas para o mundo pessoal e social? 
R: Como ninguém nasce cidadão, a ideia de participação social precisa ser permanentemente construída. Há vários caminhos para ensinar normas, valores e atitudes passíveis de (re)organizar as relações para uma convivência justa. O trabalho educacional que mobiliza conteúdos atitudinais precisa estar nas ações cotidianas e fazer parte dos objetivos de aprendizagem. Diversas atividades pedagógicas levam a reflexões e ao entendimento crítico dos eventos que ocupam e preocupam a vida de todos nós
5)Identificar atitudes, comportamentos e crenças dos alunos que dão indícios que houve uma evolução moral e ética.
R: dentro de nossos valores (que seria uma ética particular nossa) existem crenças que nos fortalecem nas tomadas de decisões. Nossas crenças nos movem no sentido do que acreditamos. Mesmo que a decisão tomada não seja a melhor, tomamos a mesma em cima do que acreditamos, e não conforme a grande maioria das pessoas nos estimulam a acreditar.
4ª Leitura do Texto: “Ética e Sociedade”. Após a leitura responder relatar por meio de um pequeno texto de 100 caracteres estabelecendo a relação de ética e sociedade.
R: Que possamos compreender a necessidade de uma melhor valorização de tais princípios, como meio para atingirmos uma sociedade mais justa e integra. Para tanto, buscamos o entendimento da ética e da cidadania como tendo uma importância inquestionável para o bom desenvolvimento de qualquer sociedade, pois trabalha diretamente com a responsabilidade do ato moral-social, pois toda decisão é um problema teórico-ético, pois verifica a liberdade ou o determinismo a qual nossos atos estão submetidos. É perceber que no real você precisa dos outros para viver, por isso é bom as vezes para de pensar em si mesmo e dar uma olhada a sua volta, ajudar aqueles que precisam uma pessoa que seja, mas já é uma grande e admirável atitude!
5ª após assistir aos dois vídeos descreva quais os princípios éticos descritos por Cortela e como Karnal descreve a evolução da ética historicamente.
Conjunto de valores é construído por algumas instituições sociais, como família e escola. A família é o ponto de partida da formação ética, destaca o filósofo. Para essa tarefa, ele argumenta que há a necessidade de mostrar exemplos. "A coerência ética é o melhor modo de fazer com que uma criança e um jovem entendam qual é a sua formação.
Integridade é o princípio ético que o ajuda a decidir, julgar e avaliar e deixa a sua consciência em paz. Quanto mais claros os seus princípios, mais fácil ficar e lidar com seus dilemas éticos. Você não deixará de ter dilemas, mas é preciso ter como ponto central a Integridade que é a virtude de uma pessoa ética e que usa a Sinceridade.

Outros materiais