Buscar

Resenha do artigo TRATAMENTO ANTI-CHAMA EM MATERIAIS TÊXTEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO “TRATAMENTO ANTI-CHAMA EM MATERIAIS TÊXTEIS”
Amanda Caroline Karsten, Lissa Machado Siqueira, Quesli Martins
Os autores iniciam falando sobre os fatores que envolvem um incêndio do início ao fim. O triângulo da combustão é formado por oxigênio, combustível e calor. Esses três elementos precisam estar ligados entre si para que o fogo se mantenha. As fases de combustão são: inflamação, combustão, fumaça e fim. 
Os materiais, em relação à chama, podem ser classificados como: incombustível, combustível e inflamável. A mesma classificação se aplica aos têxteis. Os incombustíveis são resistentes à chama; os combustíveis são destruídos, mas não mantêm a chama e os inflamáveis são destruídos e mantêm a chama. 
A combustibilidade do material têxtil é influenciada por diversos aspectos, como o peso do tecido e o conteúdo de água na fibra. Tecidos pesados e densos queimam lentamente, assim como fibras com maior regain queimam com menor facilidade. Outro aspecto está relacionado ao corante. Este pode tornar o tecido inflamável quando submetido a determinados tratamentos.
Outra maneira de relacionar a facilidade de combustão com o peso e o título do fio de um tecido é o LOI, índice de limite de oxigênio. O valor do LOI é a concentração mínima de oxigênio e oxigênio/nitrogênio para iniciar a combustão, dessa forma quanto maior o valor do LOI, maior fácil será a queima. Na tabela 1, relacionamos a porcentagem de LOI com a classificação quanto à combustibilidade.
	Índice limite de oxigênio (% LOI) 
	Classificação quanto à combustibilidade
	0,00 – 20,95
	Combustíveis
	20,95 – 28,00
	Combustão lenta
	28,00 – 100,00
	Auto-extinguíveis (interrompe a chama)
	100
	Não combustíveis
Tabela 1 Classificação LOI.
As fibras têxteis mais utilizadas contra o calor estão relacionadas com o seu percentual de LOI e as características do comportamento de combustão.
	Fibras
	%LOI
	Características
	Lã
	25,2
	Feltros podem resistir a temperaturas mais altas que o algodão
	Algodão
	18,4
	Chamusca a 230°C
	Poliamida
	20,1
	Resiste à chama e retarda calor, degrada a 371°C mas não funde
	Poliéster
	20,6
	Semelhante a lã quanto à inflamabilidade
	Poliuretano
	16,5
	Usado até 120°C e resiste a picos de 200°C em períodos curtos
Tabela 2 Caracterização das fibras têxteis.
A quantidade de calor liberada pela combustão da fibra é um dos fatores importantes para a propagação do fogo em outros materiais a sua volta. O desenvolvimento de materiais têxteis com acabamento anti-chama é importante para aplicações em áreas de trabalho onde há exposição direta ou iminente ao fogo (edificações, transporte, vestuário protetor e decoração). A inflamabilidade está relacionada ao tipo de fibra têxtil usada. As fibras celulósicas incendeiam com facilidade em temperaturas mais baixas, enquanto que as protéicas inflamam com temperaturas mais altas e não mantêm a combustão. As termoplásticas encolhem na presença de chama e fundem em temperaturas baixas.
O acabamento anti-chama é um tratamento técnico realizado no processo de beneficiamento terciário. Pode ser mecânico (recobrimento superficial da fibra) ou químico (em meio aquoso).
Existem hipóteses que dizem respeito ao comportamento dos materiais têxteis com acabamento anti-chama. São elas: 
- Decomposição endotérmica do agente retardante de chamas: Consumo adicional de energia resulta da reação, o que dificulta a combustão pois há menos energia disponível;
- Formação de gases dificilmente combustíveis: gases com baixa (ou nula) inflamabilidade evitam a combustão.
2. Duração da propriedade anti-chama
Para fibras sintéticas como o Kevlar e o Nomex, que serão apresentados a seguir, a propriedade anti-chama deve durar a vida útil do produto. Para demais fibras com tratamentos mecânicos ou químicos, esta dependerá da quantidade de lavagens, tipo e estrutura da fibra, e a presença ou não de outros processos de beneficiamento. Via de regra, o mecânico tende a ter uma durabilidade menor que o químico, uma vez que este realiza apenas um revestimento superficial enquanto o segundo penetra na estrutura da fibra.
3. Kevlar™ e Nomex™ 
Exemplo de fibras sintéticas, da DuPont, exclusivamente desenvolvidas para aplicações relacionadas à segurança. O Nomex™ é bastante utilizado em artigos anti-chama uma vez que possui uma grande estabilidade estrutural na qual não ocorre transmissão de calor. Já o Kevlar™ possui baixa condutibilidade térmica e resistência ao calor, o que evitam a propagação da chama no tecido.
PROCURAR ARTIGO RECENTE PRA FAZER COMPARATIVO

Outros materiais