Buscar

biologia da conservação - lauda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A biologia da conservação tem por objetivo principal abordar como tema central de suas discussões o risco que algumas espécies enfrentam frente a iminente extinção em massa que vem ocorrendo e só aumenta no decorrer dos anos. Surge com o intuito de estudar e conhecer, bem como ensinar aquilo que as matérias já existentes não conseguem abranger sobre o assunto.
O problema da extinção acarreta também em muitas consequências para o meio, como por exemplo, afeta a ciclagem de nutrientes bem como o processo de polinização das espécies naturais.
A extinção em massa traz consigo muitos danos ao homem, pois o desaparecimento de espécies vitais para nossa sobrevivência resulta em aumento do aquecimento global bem como redução da produção agrícola, resultando em menor quantidade de alimento e também diminui os atrativos turísticos que é a fonte de renda para muitas pessoas, ou seja, de qualquer forma o que é negativo para o ambiente se tornará negativo também para a espécie humana.
A priori a biologia da conservação leva em consideração o cuidado e o futuro das espécies como um todo e deixa o lado econômico em segundo plano, contrario do que muitos realizam.
Outro objetivo que a mesma apresenta é o de responder a questionamentos sobre estratégias para maior proteção de espécimes raros, a criação de mais reservas naturais dentre outros.
Sabe-se que as pessoas como um todo tem um grande interesse pela diversidade biológica, isto é observado quando se obtém o numero de visitações a aquários, jardins botânicos e reservas.

Outros materiais