Buscar

Sistema Linfático e Nervoso

Prévia do material em texto

Sistema linfático
O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório.
O sistema linfático também é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores
- MAIOR tronco linfático recebe o nome de ducto torácico.
Possui três Funções Inter-relacionadas:
 Remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais;
 Absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório;
 Produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos).
LINFA
Não possui hemácias, apesar de conter glóbulos brancos dos quais 99% são linfócitos. No sangue os linfócitos representam cerca de 50% do total de glóbulos brancos. A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada nos linfonodos (também conhecidos como nódulos linfáticos ou gânglios linfáticos). Após a filtragem, é lançada no sangue, desembocando nas grandes veias torácicas.
Linfócitos: Um tipo de glóbulo branco do sangue. 99% dos glóbulos brancos presentes na linfa são linfócitos. Produzem anticorpos para defender o organismo de infecções.
LINFONODOS
Os linfonodos ou também gânglios linfáticos são pequenos órgãos perfurados por canais que existem em diversos pontos da rede linfática, uma rede de ductos que faz parte do sistema linfático. Atuam na defesa do organismo humano e produzem anticorpos.
FLUXO DA LINFA		
É relativamente lento, durante os períodos de inatividade de uma área ou órgão.
BAÇO
- Localizado no músculo abdominal ( lado esquerdo ), próximo do diafragma 
- Limpa o sangue, reage contra gentes infecciosos, destrói micróbios, restos de tecidos, substancias estranhas e não participa da circulação linfática.
TIMO
Produz linfócitos ( na medula óssea e defendem o organismo contra doenças, infecções e alergias.
SISTEMA NERVOSO
O Sistema Nervoso está dividido em duas partes: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico
Sistema Nervoso Central
MENINGES= são sistemas de membranas que protegem e revestem o sistema nervoso central, medula espinal, encéfalo, tronco encefálico, em 3 camadas que são Dura-máter, a Aracnoide, e a Pia-máter.
O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal
Encéfalo
O encéfalo, que pesa aproximadamente 1,5 quilo, está localizado na caixa craniana e apresenta três órgãos principais: o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico;
Cérebro ( união do telencéfalo + diencéfalo )
É o órgão mais importante do sistema nervoso. Considerado o órgão mais volumoso, pois ocupa a maior parte do encéfalo, o cérebro está dividido em duas partes simétricas: o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo.
Assim, a camada mais externa do cérebro e cheia de reentrâncias, chama-se córtex cerebral, o responsável pelo pensamento, visão, audição, tato, paladar, fala, escrita, etc.
Ademais, é sede dos atos conscientes e inconscientes, da memória, do raciocínio, da inteligência e da imaginação, e controla ainda, os movimentos voluntários do corpo.
Cerebelo
Está situado na parte posterior e abaixo do cérebro, o cerebelo coordena os movimentos precisos do corpo, além de manter o equilíbrio. 
Tronco Encefálico
Localizado na parte inferior do encéfalo, o tronco encefálico conduz os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa.
Além disso, produz os estímulos nervosos que controlam as atividades vitais como os movimentos respiratórios, os batimentos cardíacos e os reflexos, como a tosse, o espirro e a deglutição.
(BULBO, PONTE, MESENCÉFALO)
Medula Espinhal
A medula espinhal é um cordão de tecido nervoso situado dentro da coluna vertebral. Na parte superior está conectada ao tronco encefálico. Sua função é conduzir os impulsos nervosos do restante do corpo para o cérebro e coordenar os atos involuntários (reflexos).
SUBSTANCIAS BRANCA: A diferença de cores provém principalmente da brancura da mielina. Em tecidos vivos, na prática. (células nervosas mielinadas ) - Dentro
SUBSTANCIAS CINZENTAS: A substância cinzenta é composta de corpos celulares de neurônios, é responsável por interpretar os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, é responsável por interpretar os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo. - fora 
Sistema Nervoso Periférico
Sistema nervoso periférico é formado por nervos que se originam no encéfalo e na medula espinhal. Sua função é conectar o sistema nervoso central ao resto do corpo.
Existem dois tipos de nervos: os cranianos e os raquidianos.
Nervos Cranianos: distribuem-se em 12 pares que saem do encéfalo, e sua função é transmitir mensagens sensoriais ou motoras, especialmente para as áreas da cabeça e do pescoço.
Nervos Raquidianos: são 31 pares de nervos que saem da medula espinhal. São formados de neurônios sensoriais, que recebem estímulos do ambiente; e neurônios motores que levam impulsos do sistema nervoso central para os músculos ou para as glândulas.
Com a sua atuação, o sistema nervoso periférico pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.
SISTEMA ENDOCRINO 
A comunicação se faz por sinais químicos, através de substancias chamadas hormônios, responde mais lentamente e normalmente causa efeitos mais duradouros.
Glândulas Endócrinas
Sistema endócrino = hormônios = sangue = órgãos principais 
Atuam em logo prazo
Glândula hipófise: produz hormônios 
Glândula tireóide: estimulam o metabolismo energético e aumentam a taxa de respiração celular. T3- ritmo metabólico da célula T4- poderosa, porém menos rápida. (localizado: pescoço)
Glândulas paratireóide: duas de cada lado, atrás da glândula tireóide ( aumenta o nível de cálcio nos ossos )
Glândula Pineal: produz melatonina/ promove o sono.
Pâncreas: Insulina – transporta carboidratos/aminoácidos para células = diabetes 
Gonodos(ovários/testículos): estrógeno,progesterona/testosterona
SISTEMA RESPIRATÓRIO 
Tem a função de garantir as trocas gasosas com o meio ambiente.
Mucosa nasal = úmida e aquecida, o ar condiciona la dentro.
FARINGE = passagem de alimentos.(tubo muscular)
LARINGE = produção de sons e impedi que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias.(cartilaginosa)
ALVEOLOS = troca gasosas, onde o oxigênio e absorvido/gás carbônico e eliminado.
TRAQUEIA = anéis que evitam fechar durante a respiração.

Continue navegando