Buscar

EPIDEMIOLOGIA 2

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	
	Avaiação Parcial: SDE0245_SM_201401370926 V.1 
	 
	Aluno(a): VANESSA SILVA VIEIRA
	Matrícula: 201401370926
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 19/09/2017 10:42:49 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201401518789)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em Epidemiologia, as pessoas susceptíveis a determinadas doenças são chamadas de:
		
	
	População Saudável.
	
	Indivíduos Doentes.
	 
	Grupo de Risco.
	
	Assintomáticas.
	
	Sintomáticas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401516497)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Atualmente, com a emergência das doenças crônicas não transmissíveis e com a reemergência de outras que até então estavam supostamente erradicadas, a base da moderna epidemiologia tem sido construída através do conceito de risco. No senso comum risco significa perigo, logo, tem um sentido negativo. Entretanto na epidemiologia, o conceito de risco pode ter tanto um sentido positivo quanto negativo. Porque: O conceito epidemiológico de risco está associado à probabilidade de ocorrência de algum evento, podendo estar relacionado a algo positivo, como por exemplo, as chances de cura ou recuperação de uma doença. Analisando as afirmações acima conclui-se que:
		
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras,mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401518394)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1995, a propôs a criação do grupo WHOQOL (World Health Organization Quality of Life) que construiu um instrumento (ferramenta de mensuração, questionário) válido para a avaliação do conceito de qualidade de vida a nível internacional: o instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Sobre os principais usos do WHOQOL-100 são feitas as seguintes afirmações: I O WHOQOL-100 pode ser aplicado na prática clínica para melhorar a relação médico-paciente e avaliar o resultado do tratamento. II O WHOQOL-100 somente pode ser aplicado em indivíduos que possuam fluência em dois ou mais idiomas. III Os resultados obtidos com a aplicação do WHOQOL-100 podem ser úteis na construção e implementação de Políticas Públicas de Saúde. IV Os pesquisadores em geral podem aplicar os questionários propostos pela OMS, como o WHOQOL-100, em suas pesquisas desde que não modifiquem suas orientações. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	 
	Apenas a afirmativa II é falsa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401518237)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Através do estudo da história da epidemiologia, podemos observar como a forma de conceituar Saúde evoluiu ao longo do tempo. Até o século XIX Saúde era apenas a ausência de doença.¿ Analisando esse conceito de saúde podemos concluir que:
		
	 
	O centro das atenções era a doença em si.
	
	O centro das atenções era a promoção do autocuidado em saúde.
	
	O centro das atenções era manutenção da biodiversidade.
	
	O centro das atenções era o bem-estar físico, mental e social.
	
	O centro das atenções era a preservação do meio ambiente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401689725)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As iniquidades em saúde entre grupos e indivíduos, ou seja, aquelas desigualdades de saúde que além de sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e desnecessárias, segundo a definição de Margareth Whitehead, são um dos traços mais marcantes da situação de saúde do Brasil. (disponível em http://www.determinantes.fiocruz.br/iniquidades.htm). Nesse contexto, assinale a opção que NÃO representa uma iniquidade em saúde:
		
	
	A mortalidade infantil apresenta grandes disparidades regionais, observando-se baixas taxas em alguns municípios do Sul e Sudeste e elevadas taxas em áreas do Nordeste.
	
	A desigualdade na distribuição de renda não é prejudicial à saúde somente aos grupos mais pobres, mas é também prejudicial para a saúde da sociedade em seu conjunto.
	
	Os filhos adolescentes de mulheres brasileiras com até um ano de escolaridade têm uma probabilidade 23 vezes maior de chegar analfabeto à adolescência se comparado com os filhos de mulheres com 11 anos ou mais de estudo.
	
	O Brasil além de apresentar graves iniquidades na distribuição da riqueza há grandes setores de sua população vivendo em condições de pobreza que não lhes permite ter acesso a mínimas condições e bens essenciais à saúde.
	 
	Países com pequenas iniquidades de renda, elevados níveis de coesão social e elevada participação política são os que mais investem em capital humano e em redes de apoio social que são fundamentais para a promoção e proteção da saúde individual e coletiva.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401516909)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O principal problema de saúde no Brasil são as iniquidades nas condições sociais e de saúde. A iniquidade na saúde pode ser definida como a presença de diferenças injustas, evitáveis ou remediáveis na saúde de populações ou grupos definidos com critérios sociais, econômicos, demográficos ou geográficos. Sobre as iniquidades são feitas as seguintes afirmações: I De acordo com os dados do IBGE, PNAD, 2004, 83% dos domicílios urbanos estão ligados à rede geral de abastecimento de água e apenas 25% dos domicílios rurais recebem água da rede geral. II Em alguns municípios do Amazonas o percentual de crianças e adolescentes pobres é superior a 90%. III No Nordeste em 2010 existiam quase meio milhão de jovens analfabetos. IV A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) segundo a renda familiar em 2000 foi 34,5% nas famílias mais pobres e 15,8% nas famílias mais ricas. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401518805)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São indicadores diferentes na interpretação da Epidemiologia:
		
	
	Susceptibilidade e Nível de Fragilidade.
	
	Letalidade e Fatalidade.
	
	Mortalidade Infantil Precoce e Mortalidade Neonatal.
	
	Taxa de incidência cumulativa e Risco.
	 
	Mortalidade e Letalidade.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401518804)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A melhor definição de MORBIDADE é
		
	
	Número de pacientes que irão a óbito num prazo determinado de tempo.
	
	O mesmo que Mortalidade.
	
	Conjunto de indivíduos que não adquirem doenças em uma determinada população.
	 
	Conjunto de indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população.
	
	Número de óbitos em razão de uma doença específica
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401689727)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As variáveis são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Os métodos e técnicas da epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença é necessário descrevê-lo por meio das variáveis, pessoa, tempo e lugar. Sobre a variável tempo NÃO É CORRETO afirmar que:
		
	 
	As variações das doençasno transcorrer do tempo (anos, meses, semanas, dias) não são importantes, pois não mostram alterações nos fatores causais.
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo é importante para orientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto.
	
	A cronologia de uma doença é fundamental para a sua análise epidemiológica.
	
	Segundo Rouquayrol, a distribuição cronológica da mortalidade e da morbidade é a relação entre uma sequência de marcos temporais sucessivos (cronologia) e uma medida de frequência de casos e óbitos.
	
	A distribuição dos casos de determinada doença por períodos de tempo (semanal, mensal, anual) permite verificar como a doença evolui, isto é, se apresenta variação cíclica, se está estacionária, diminuindo ou aumentando.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401517353)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Método pode ser conceituado como um modelo a partir do qual observamos, medimos e tomamos conhecimento dos fatos e dos acontecimentos da vida. A Epidemiologia, assim como acontece com outras áreas do conhecimento, tem o seu método próprio para reconhecer, medir e avaliar o seu objeto de trabalho. O método epidemiológico foi especialmente desenvolvido para ser aplicado à investigação do processo saúde/doença em populações humanas e compreende várias etapas. Sobre as etapas do método epidemiológico são feitas as seguintes afirmações: I A observação é a caracterização do problema em estudo, por meio de instrumentos de medição. II A formulação de hipóteses é uma tentativa de explicação para um fenômeno observado, uma proposição que necessita ser verificada. III Estratégias de problematização propiciam o crescimento da capacidade humana em conhecer a realidade e transcender o seu universo. IV A conclusão é o momento da interpretação dos resultados. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando