Buscar

Princípios Ativos Produtos Antiacne



Continue navegando


Prévia do material em texto

Princípios Ativos Produtos Antiacne
Antibacterianos
- A Melaleuca alternifolia comumente conhecida como “árvore de chá” (tea tree), tem seu óleo essencial extraído das folhas e ramos terminais. Contém alfa-pineno, terpineol, terpinenos, limoneno e cineol entre outros constituintes. Muito rico em terpinen-4-ol, principal responsável por suas propriedades medicinais, principalmente antifúngicas e antibacterianas. Numa concentração de 5% em gel, é capaz de reduzir as lesões da acne. Pessoas que já apresentaram alergias ao limoneno devem evitar o uso do mesmo.
- O Óleo de Copaíba é um germicida, evitando afecções na pele e couro cabeludo.
- O Plantago major, popularmente conhecido como Tanchagem, é analgésico, antimicrobiano, bactericida, cicatrizante, depurativo, entre outras ações, sendo indicado  para o tratamento de acne, aftas, anemia, picadas de inseto, queimaduras, entre outras.
- Irgasan (Triclosano): atua como conservante, antimicrobiano, anti-bactericida (para a pele humana) e germicida. Em produtos para os pés e axilas inibe as bactérias produtoras de odores desagradáveis.
- Própolis: resina produzida pelas abelhas, misturando-se substâncias coletadas de diferentes partes das plantas, como brotos, botões florais e exsudados resinosos, com as secreções produzidas em seu organismo antibacteriano natural. Usado como antibactericida, antiinfeccioso, anti-séptico, fortalece ação imunológica, previne e trata bronquite e pneumonia, queimaduras, manchas na pele, age sobre o sistema capilar, antioxidante, além de ser um ótimo cicatrizante.
Antiinflamatórios
- Alfa-bisabolol: apresenta propriedades antiinflamatórias, bactericidas e cicatrizantes, indicado em casos de pequenas lesões cutâneas, inflamações leves e queimaduras. Ele pode ser empregado em diferentes formulações, tais como: produtos pós-sol, para o cuidado de peles sensíveis, secas ou com impurezas, para uso em atividades esportivas ou para serem usados sob condições climáticas agressivas onde há aparecimento de rachaduras, escoriações ou queimaduras. Também pode ser aplicado em produtos pós-barba, após depilação (permanente ou a frio), alisamentos e produtos para evitar assaduras em bebês.
Esfoliante Químico
- Ácido Salicílico: tem propriedades queratolíticas (esfoliantes) e antimicrobianas, o que significa que afina a camada espessada da pele e age evitando a contaminação por bactérias e fungos oportunistas. É um ácido utilizado em condições de descamação como: caspa, dermatite seborréica, ictiose, psoríase e acne, problemas que atingem facilmente a ala masculina. É caracterizado ainda por ser um regularizador da oleosidade e também um antiinflamatório potencial.
Secante
- Argila Verde: rica em oligoelementos e possui as propriedades ideais para ajudar a controlar o excesso da oleosidade da pele, revitalizando os tecidos e na desintoxicação metabólica da pele. É usada para remover impurezas graxas da pele ou cabelo, além de ter efeito secativo e adstringente. A argila é fundamental nas máscaras de limpeza e secativas ou shampoos e produtos para cabelos oleosos. Resumindo, a presença da argila num produto cosmético pode melhorar a limpeza, esfoliar a pele, clarear manchas superficiais, acalmar inflamações ou até mesmo ativar a circulação superficial e melhorar a vitalidade.
- Argila Branca: elimina as toxinas e as impurezas, revitalizando e promovendo a renovação celular. Tem propriedades anti-sépticas, muito úteis para as peles irritadas. Pode ser ainda aplicada como máscara capilar para cabelos fragilizados, pois ajuda a repor a queratina perdida nos cabelos danificados.
Antissépticos
- Aloe vera, conhecido como babosa, é usado na forma de sabonete para massagear a área facial, já que tem ação anti-séptica, anti-seborréica, hidratante, cicatrizante e antiinflamatório.
- Rosmarinus officinalis, popularmente conhecida como alecrim, tem efeitos anti-sépticos, antifúngicos e antibacterianos. Usado na acne, em cabelos oleosos e  ajuda na diminuição da caspa.
- Água de Rosas: usada como anti-séptico, regenerador celular e bactericida. A água de rosas tem efeito calmante, tônico e anti-séptico sobre a pele e atua com eficácia sobre os olhos, em casos de conjuntivite.
Regeneração da pele
- A Calendula officinalis também é empregada no tratamento da acne por melhorar a regeneração e epitelização de lesões, além de apresentar ações antibacterianas, antioxidantes e antiinflamatórias.
- A Matricaria chamomilla é usada para essas dermatites devido ao seu efeito antiinflamatório, cicatrizante e anti-irritante.
- Betavera: antiinflamatória, queratolítica (faz com que a pele danificada dê lugar a um tecido de células novas), regenerador cutâneo, redutor das linhas de expressão, antiirritante e hidratante.
- A Vitamina A auxilia na manutenção de uma pele saudável e de um equilíbrio hormonal diminuindo assim os sintomas da acne.
- O uso da vitamina B6 em meninas com problemas menstruais reduz em 50% os sintomas da acne.
- Inositol: aumenta o efeito da vitamina B6. A carência dessa vitamina pode causar inflamação na pele, depressão, tontura, convulsões e anemia.
Anti seborréico
- Sálvia: reconhecida por sua capacidade antioxidante relacionada aos seus compostos fenólicos, cicatrizante e antiespasmódica.