Buscar

Questões_revisão

Prévia do material em texto

1. No que diz respeito as pessoas jurídicas, é correto afirmar:
A) As pessoas jurídicas de direito privado têm personalidade e patrimônio próprios e distintos dos seus membros independente de qualquer ato. 
B) As pessoas jurídicas de direito privado não detêm os direitos da personalidade, razão pela qual não cabe reparação por dano moral em razão da violação da sua honra objetiva. 
C) As pessoas jurídicas de direito privado podem responder por atos aparentemente praticados em seu nome. 
D) São pessoas jurídicas de direito público interno a União, os Estados, os Municípios, os Territórios, as demais entidades de caráter público criado por lei e os partidos políticos. 
E) As associações não podem exercer atividade econômica tendo em vista não possuem fins lucrativos e é o Ministério Público Federal o responsável em velar pelas fundações que se estenderem por mais de um Estado. 
 
2. Na desconstituição do vínculo de casamento ou da união estável, a partilha de bens comuns pode ser fraudada. Se um dos cônjuges ou companheiros, ao adquirir bens de valor maior registra-os em nome da sociedade empresarial sob seu controle, eles não integram, sob o ponto de vista formal, a massa a partilhar. Ao afastar a autonomia patrimonial, será possível responsabilizar a pessoa jurídica pelo devido ao ex-cônjuge ou ex-companheiro do sócio. Qual o fundamento da decisão jurídica?
 
3. A Fundação Juju foi regularmente criada para atuar no benefício de crianças carentes e está em plena atividade na cidade do Rio de Janeiro. Uma das pessoas competentes para gerir e representar a Fundação Juju pretende alterar o seu estatuto. Para tanto, quais são os requisitos para alteração do estatuto da fundação?
 
4. Pedro transferiu sua residência, de Maceió para Florianópolis, com a intenção manifesta de se mudar. Apesar de notória, porém, Pedro não informou à municipalidade de Maceió sobre sua mudança. Qual o domicílio de Pedro?
5. (2013 - ANTT - Analista Administrativo - Direito) A investidura em cargo comissionado é um exemplo de emancipação legal por exercício em cargo público. (		) certo		(	) errado
6. (TCE/ES. Analista Adm. 2013) A respeito das pessoas naturais, assinale a opção correta. 	
A) O menor de dezoito anos casado, que não tenha filhos, só poderá realizar o divórcio consensual mediante escritura pública com autorização de seus pais. 
B) A pessoa natural adquire personalidade jurídica quando atinge a maioridade civil, aos dezoito anos. 
C) Capacidade de aquisição ou gozo exprime a ideia genérica da possibilidade de ser sujeito de direito e a capacidade de fato é a possibilidade de praticar, pessoalmente, os atos da vida civil. 
D) Uma pessoa em estado de coma não deve ser considerada absolutamente incapaz, já que esse estado pode não ser definitivo. 
E) A interdição do pródigo refere-se à prática de atos pessoais. 
7. (OAB VII exame unificado - modificado) Considere que o filho de Mário Lins de Souza e de Luna Ferreira de Melo tenha sido registrado com o nome de Paulo de Souza. Nessa situação hipotética,
A) é obrigatória, em razão da abolição do traço patriarcal da legislação civil brasileira, a adoção do sobrenome materno, de modo que o registro de nascimento de Paulo poderá ser alterado a qualquer momento e, até mesmo, de ofício. 
B) apenas por meio do casamento será possível a Paulo alterar seu nome, o que será feito com a inclusão de sobrenome da esposa. 
C) Paulo poderá, se assim o desejar, incluir em seu nome apelido que seja notório, o que deverá ocorrer por meio de pedido devidamente instruído e dirigido ao oficial do cartório de registro civil. 
D) Paulo, se assim o desejar, poderá, no prazo de até 02 (dois) ano após atingir a maioridade, introduzir em seu nome um patronímico materno, sem que precise justificar sua vontade. 
E) Segundo entendimento do STJ, embora possa a homonímia vir a prejudicar a identificação do sujeito, caso o tribunal de origem, com base no delineamento fático-probatório do processo, entenda que não há exposição a circunstâncias vexatórias e de constrangimento decorrentes dos homônimos existentes não haverá retificação do registro civil. 
8. Em relação ao domicílio civil pode-se afirmar, exceto: 
a) O domicílio civil da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo;
b) Os funcionários públicos reputam-se domiciliados onde exercem as suas funções, mesmo temporárias, periódicas ou de simples comissão;
c) Nos contratos escritos poderão os contraentes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes;
d) Os incapazes têm por domicílio o dos seus representantes.
9. Dr. Eustácio é advogado e reside com sua família na cidade de Aracaju e São Cristóvão. Atende, na segunda e terça no seu escritório localizado em Estância. No intuito de informatizar seu escritório adquiriu um sistema de segurança eletrônico com a Empresa Só Eletrônica a ser instalado na casa onde funciona o seu escritório. Neste contrato, foi eleita pelas partes contratantes a cidade de Aracaju como o foro competente para dirimir eventuais conflitos resultantes do contrato. Identifique as espécies de domicílios citados acima e a respectiva cidade.

Continue navegando