Buscar

apanhadão serviço social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SERVIÇO SOCIAL E QUESTÃO SOCIAL
1)A assistência social no Brasil pass ou a ser tratada enquanto politica publica a partir:
 R : da constituição federal do Brasil de 1988. 
 2) A Questão Social, no Brasil, foi materializada em múltiplas faces e afetou toda a sociedade, com :
 R : Des igualdades s ociais , desemprego, baixos salários , entr e outr os. 
3)A Questão So cial, na época da origem do s erviço so cial no Brasil , era tratada como uma:
 B) Questão no rmal 
4)A Questão So cial a suas expres sões reflete: R : A propriedade do capital o trabalho o so bre a qualidade da vida social. 
 5) A práxis preconizada pelo novo pro jeto ético -po litico do serviço s oc ial sinaliza para exigência de uma_____ que prepare o s profissionais para desenvolverem capacidade de ultrapassar em a rotina alienamente do cotidiano.
 R :Formação
 6) A efetividade profissio nal não está apenas relacionada ao êxito da intervenç ão em políticas e pr ogramas sociais, mas também depen de da instrumentalização do assistente social para o compromis so e com a proteção é: 
R : A vigilância dos direitos de cidadania, valo rizando as dimensões intelectuais e inves tigativas de seu process o de trabalho. 
7) A direção so cial estr atégica assumida pe lo Serviço So cial, baseada no pensamento social crítico , embora não hegemônica no seio da categoria, apresentou, ao longo dos anos 1980 e 1990, inúmeros avanços : 
R : Teórico -metodológicos , ético -políticos e técnico-operativos . 
 8) A negação dos pressupostos filosóficos abstratos e idealis tas do neotomismo que influenciaram os primeir os Códigos de Ética da pro fissão do Serviço So cial foi registrada no: R : Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais de 1986
9)A análise do signific ado do Serviço S ocial no processo de reprodução das relações sociais salienta o caráter contraditó rio da profis são. Ela reproduz, pela mesma atividade, inter esses contr apos tos que convivem em te demandas do capital e do trabalho; e só pode fortalecer um ou outro polo pela mediação de seu oposto . De que decorr e ess e caráter contradit ór io da atuação pr ofiss ional?
 R : Da relação de classes. 
10) A per spectiva de intenç ão de ruptur a com a pr ática pr ofis sional conservador a do Serviço So cial foi inspirada na conc epç ão : R : Marxis ta. 
1) As manifestações o u expr essõ es da Questão So cial na forma de dis criminação contra os índios e negros , na questão de gênero , na fome ,na mis éria e na falta de emprego são c onsequências da violência:
 C) Estrutural
 12) A lei n ° 8.742, de dezembro de 1993 que dispõe so bre a politica de Assistência Social, é conhecida também como :
 C) Loas - Lei orgânic a da Assistência social 
13)A política de assistencia social no Brasil passa a ser considerada política pública, com pondo o tripé da seguridade social com a:
R .A-Constituição federal de 1988 
14) sobre a polit ica de Assistência Social, é conhecida também como : C) Loas - Lei orgânic a da Assistência social A polític a de ass is tenc ia soc ial no Brasil pass a a ser c onsiderada pol ítica pública, com pondo o tripé da seguridade soc ial c om a: R .A-Constituição federal de 1988
15) A participação da soc iedade nas po lític as S ociais, princ ipalmente po r meios dos divers os formatos de co nselhos , deve ser nas fr ases de: 
R .E- Formulação , gestão, implementação e controle 
16) A questão Social em époc as de cr is e económicas adiquir e caracter ísticas e expressões, como :
 R .C- Desemprego
17)De acordo com a literatura es pecializada ,não existe um sis tema único de bem-estar no mundo capitalista cada estado nacional ,dependendo da sua histor ia ,da sua cultura ,das relações de clas se e do regime politico vigente ,tem o sue estado de bem es tar particular .Acerca do tema da seguridade social ass inale a opção correta:
 R :O tripé da segur idade social brasil eira co mpõ e -se de assis tência s ocial para quem dela necessitar, saúde para todo s e previdência s ocial para quem contribui. 
18) Em relação à Questão Social , inclusive no Brasil , o Estado neoliberal, antes da Consti tuiç ão Federal de 1988, teve suas ações pautadas por : 
R : As sumir funções mínimas 
19) Em relação ao conceito de exclusão social, considere: 
I. O fenô meno da exclusão social não é pro pr iamente no vo. O modo de pro dução capitalis ta é es truturalmente exc ludente, as sim no capitalismo , a exclusão é natural. II . A exclusão social é relativa, cultural, histó rica e gradual. I
II . Não existe dis tinç ão entr e os conceitos de excl usão s ocial e pobreza, eles dão significado ao mes mo fenô meno . 
IV. Não há um estado puro de exclusão, mas sempre a exc lusão em relação a uma dada situação de inc lusão. 
V. A exclusão so cial aponta para as ins uficiências e as falhas de serviço s e das polít icas voltadas para várias necess idades . 
Está corr eto o que se afirma APENAS em: C. I, I I, I V e V. 
 20) Nada mais é do que o conj unto de todas as conceituações , de ausências, privações, infortúnios, limit es, impos sibil idades, exclus ão so cial, condiç ão de não cidadão. Trata-se do conceito de: 
E)Pobr eza. 
21) No trato da quetão Social e s uas expressões, o Es tado neoliberal, no cso bras ileir o, assumiu, durante décadas, funções minímas com diminuição de gastos . No tr ato da questão oper ava -se pela via: R .A- Do terceiro setor
22) Nas duas últimas décadas, é pos sível identi ficar grandes vertentes da po lítica so cial que se inter -relacionam na prática, por derivarem da mesma matr iz ideo lógica - o neoliberalismo. Ass inale a opção que corr esponde a um a ver tente derivada do neoliberalismo : 
D) a que considera o Es tado, o mer cado e parcelas da sociedade com o parceiros em igualdade de condiç ões . 
23) No enfrentamento à po breza de segmentos po pulacionais, que vivenciam situaçõ es de r isco ambiental e s ocial , o ass is tente so cial que compreende a po breza como uma res ul tante necess ária da explo ração: I. Privilegia um a ação humanizada a e marcada pela atenção individualizada aos sujeitos marcado s por pro ces sos res tritivos de direitos . II . Considera a imposs ibilidade de sua intervenção rever ter à s ituação de pobreza e, po r iss o, focaliza seu tr abalho em atividades solidárias. 
II I . Ar tic ula suas aç ões co m as for ças so ciais que atuam na soc iedade e também no inter ior do Estado para r everter polític as e es tratégias que limitem garantias e dir eito s sociais . IV. Assume a res ponsabilidade pela revers ão da pobreza e pela garanti a de dir eitos de cidadania, circuns crevendo à profiss ão ess e movimento. V. Nega-s e a des envolver ações paliativas de combate à pobreza. 
Estão cor retas as afirmativas: 
 C)II I, apenas.
 22) O serviço s ocial avança enquanto profis são na realidade brasil eira, com uma expansão sig nificativa a part ir da criação das grandes instituiçõesde as sistência s ocial ,que for am impl ementadas pelas forças dominantes dos_____,da_______ e do_______ ,em respos ta ao aprofundamento da questão soc ial .I ndique a afirm ativa que completa corr etamente as lacunas do enunciado: 
R : Capitalis ta, igr eja católic a e estado. 
23) Os process os de desrresponsabilização do Estado neoliberal da questão Social, no tocante a políticas públicas, passam a ter como características a: 
R .B- Ação focalizada, descentralizada e pr ivatizada 
24) O indicíce de des envol vimento Humano foi cr iado pela org anização das nações Unidas ( ONU) originalmente para medir o nível de desenvolvimento humano dos países a partir de indicador es de: R .C-Educação, longenvidade e renda O ser viço So cial realiza s uas inter venções nas expressõ es da questão So cial. Os niveis que caracterizam a questão Social referm -se principalmente a:
 R .A-Taxa de natalidade

Outros materiais