Buscar

Atividades 1 estrutura de madeiras

Prévia do material em texto

Atividades
1 - Veja a charge demonstrando os interesses econômicos prevalecendo sobre a preservação das espécies de madeira, criticando o desmatamento.
Fonte: Pronto passei
Conforme mostra a figura acima, o desmatamento das florestas é algo que preocupa bastante em função do apelo econômico que movimenta essa extração. Com base nesta informação, segundo o seu entendimento, descreva o futuro da madeira como material de construção, quando considerados os próximos 10 anos
.
GABARITO
Você deve, com base no estudado neste aula, discorrer sobre as propriedades únicas da madeira que a tornam um material de construção especial. Dentre as respostas possíveis, pode-se aceitar a excelente relação resistência/peso específico, a sua tenacidade, resistência ao fogo, energia consumida na produção, dentre outros, sempre comparando com os demais materiais de construção mais utilizados como estruturas, como o aço e o concreto. Pode ser aceita a comparação com materiais de vedação, também.
2 - Um arquiteto está projetando uma igreja moderna com capacidade para 2.000 pessoas e precisa especificar o material correto para “vencer” o vão transversal da igreja. Ele dispõe de aço, concreto e madeira ao mesmo preço, tanto de aquisição quanto de aplicação, não sendo esta, portanto, uma variável a ser considerada. Assinale a opção correta quanto à melhor indicação de material:
O aço apresenta elevado peso específico, por isso, é considerado o mais indicado para vencer os vãos da igreja.
As vigas de concreto armado constituem-se a melhor opção para peças submetidas à flexão em grandes vãos.
Quanto ao custo de manutenção das vigas de madeira, pouco importa o uso preventivo de preservativos na sua durabilidade.
As vigas de madeira apresentam uma excelente relação entre a sua resistência e o seu peso específico, sendo apropriadas para vencer vãos grandes como os da igreja.
As peças estruturais de madeira só serão interessantes se estiverem expostas e dispostas em tesouras que vençam esses vãos.
3 - Sobre a estrutura interna das madeiras, assinale a opção FALSA:
A medula é a parte da seção transversal de um tronco de madeira que, por ser inicial, sustenta toda a estrutura da árvore.
O cerne é a parte da madeira que está inativa, sendo por isso, mais resistente quanto ao ataque de fungos e outros organismos.
O alburno é denominado de trecho “vivo” da árvore e apresenta coloração mais clara que o cerne e maior permeabilidade e higroscopicidade, podendo absorver melhor os preservativos aplicados.
O líber funciona como um transporte da seiva e produz células da casca.
Os raios medulares são células longas e achatadas que transportam a seiva entre a medula e a casca, ligando-se ao líber.
4 - Com base nas afirmações a seguir, assinale a opção correta:
I – As madeiras mais utilizadas na construção civil podem ser classificadas entre hardwoods e softwoods;
II – A madeira falquejada é beneficiada por processos industriais, nos quais as suas faces são aparadas;
III – A madeira laminada e colada é muito utilizada em estruturas e arquiteturas complexas pela sua beleza, flexibilidade nas dimensões e resistência.
Somente a primeira está correta;
Somente a terceira está correta;
As afirmativas I e II estão corretas;
Somente a afirmativa II é falsa;
Todas as afirmativas são corretas.
5 - Quanto aos dois principais tipos de árvores e suas microestruturas, assinale a opção correta:
Madeiras de lei são consideradas aquelas madeiras duras de melhor qualidade e que são obtidas de árvores cujas folhas são agrupadas em escamas e as suas sementes em cones.
As dicotiledôneas compõem a classe de madeira mais importante das Angiospermas, são latifoliadas e de crescimento lento.
As Gimnospermas são representadas na construção civil pelas madeiras duras e por isso não possuem valor comercial elevado.
As condições ambientais não influenciam o crescimento das madeiras, pois as espécies encontradas na Amazônia, por exemplo, não sofrem com grandes variações climáticas e estão entre as maiores e mais diversas do mundo.
Todas estão erradas.
6 - Assinale a alternativa correta:
As coníferas possuem duas estruturas básicas: os traqueídes e as parênquimas. Ambos servem para conduzir a seiva e o último tem a função estrutural da árvore.
O desdobramento da madeira pode ser feito de forma radial ou em pranchas e por isso não precisa ser considerado o tamanho das peças que serão desdobradas.
Os vasos celulares das coníferas possuem pontuações em suas extremidades para possibilitar a passagem da seiva.
A energia de produção da madeira é bastante superior à energia de produção do concreto armado.
As dicotiledôneas e as coníferas possuem fibras longitudinais. A diferença entre elas reside no fato de que as fibras das árvores frondosas possuem as suas extremidades fechadas, enquanto as fibras longitudinais das softwoods têm extremidades abertas que se comunicam com as parênquimas para distribuição da seiva.

Continue navegando