Buscar

contabilidade e gestao tributaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

contabilidade e gestao tributária
aula 1: apresentação da disciplina, cotextualizaçao e estudo do sistema tributario nacional
Conforme estudado em outras disciplinas, a Contabilidade é uma Ciência Social que objetiva o controle do patrimônio das entidades e de seus resultados. Da mesma forma, o Direito é uma Ciência Social que tem como objetivo a interpretação e aplicação das normas jurídicas de relacionamento social nas suas diversas vertentes.
Dentre os diversos ramos do Direito, o que se ocupa da ordem pública e, como subdivisão deste, está o Direito Financeiro e intrínseco a este: O Direito Tributário, que se ocupa da normatização da tributação, arrecadação e divisão dos tributos arrecadados pelo estado.
A Contabilidade e o Direito possuem forte vínculo, tendo em vista a própria conceituação de ciência social e a aplicação da legislação nos diversos segmentos das organizações e mercados, não obstante ao forte impacto da tributação sobre os fluxos financeiros das organizações.
A contabilidade é dividida em segmentos voltados para areas especificas: financeira, comercial, societaria, custos, gerencial, tributaria, entre outras.
A contabilidade tributária tem como objeto principal o reconhecimento dos institutos tributários incidentes sobre o patrimônio, as operações e relações ambientais, à luz dos regulamentos comerciais, fiscais e tributários, bem como as normas e princípios contábeis. Contabilidade Tributária é o ramo da contabilidade responsável: Pelo controle (reconhecimento, apuração, lançamento ou escrituração e evidenciação). Pelo planejamento  dos tributos incidentes nas diversas atividades organizacionais ou grupos societários, que buscam harmonizar a atividade empresarial aos direitos e obrigações tributárias, de forma a usufruir dos direitos e cumprir as obrigações, sem expor a entidade às possíveis infrações fiscais e legais.

Continue navegando