Buscar

Qualidade do ar e sustentabilidade empresarial

Prévia do material em texto

DAYANA APARECIDA FELIX
Qualidade do ar e sustentabilidade empresarial.
Itabirito
2018
DAYANA APARECIDA FELIX
Qualidade do ar e sustentabilidade empresarial.
 Trabalho de Qualidade de ar e sustentabilidade empresarial, apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de 
Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente, Gestão de Projetos, Homem, Cultura e Sociedade, Legislação e Direito Ambiental.
Orientador: Prof. Vinicius Silva; Juliana Oliveira Damasceno Astafieff
Itabirito
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	1
2DESENVOLVIMENTO 3.1 Os transtornos e as perdas provenientes das chuvas ácidas ..............................2 
3.2 Atualidades...........................................................................................................3 
3.3 EAP.......................................................................................................................4
3.3 Parte 2...................................................................................................................5
3.4 Impactos causados ao meio ambiente .................................................................6
3.5 Conhecimentos apreendidos ao longo do semestre na disciplina........................7
3 CONCLUSÃO	8
REFERÊNCIAS	9
1 INTRODUÇÃO
O tema escolhido referente a qualidade do ar e a sustentabilidade empresarial tem a importância de mostrar aos seres humanos o quanto é importante que seja cuidado o meio ambiente e também que haja conscientização da população em relação ao uso de transportes públicos, maior utilização de energias limpas para a melhoria do ar, aprimorar os conhecimentos quando as técnicas e práticas da gerencia de projetos, manter a organização social, aplicação da legislação ambiental a nível empresarial.
 
 
 1
 
2 DESENVOLVIMENTO
3.1 
Os transtornos e as perdas provenientes das chuvas ácidas vêm sendo discutido regularmente, uma vez que, tais impactos afetam o equilibro do ecossistema. O desenvolvimento da flora local é afetado em virtude do contato das plantas com a chuva ácida e/ou até mesmo devido à penetração da chuva ácida no solo de cultivo, em geral as plantações não resistem, as chuvas ácidas podem inclusive provocar o desmatamento. A chuva ácida também prejudica a vida aquática, pois a acidificação das águas provoca a morte de animais aquáticos. Ao que se refere aos danos causados pela chuva ácida nos materiais, faz-se necessário mencionar que tal chuva, danifica as estruturas metálicas devido à corrosão. Por fim, as chuvas ácidas colaboram para o surgimento de diversas doenças nos humanos tais como, problemas oculares, doenças respiratórias como asma e bronquite, além de aumentar as chances de um indivíduo desenvolver enfisema pulmonar.
 2
3.2 
Na atualidade as organizações que se preocupam com a preservação do meio ambiente, em geral são mais sólidas e bem vistas no mercado. Existem vários mecanismos e metodologias que colaboram para que as organizações se desenvolvam e produzam com consciência e zelo para com o meio ambiente, a citar: a captação de água da chuva e reutilização da mesma em processos industriais, a segregação de resíduos e a implantação de sistemas que captam a luz solar para posterior utilização na iluminação das instalações. Além de realizar a implantação de tecnologia limpa, que se caracterizam por serem ações e modelos que permitem as organizações usar os recursos naturais de maneira mais adequada possível objetivando causar o menor impacto possível ao meio ambiente. Tais organizações também são adeptas a eco eficiência que possibilita que elas se mantenham rentáveis e atrativas reunindo o consumo consciente dos recursos naturais, a entrega de serviços e produtos de qualidade e com preço competitivo. Contudo essas empresas se atentam para benchmarking ambiental uma ferramenta de gestão que visa o aprimoramento e atualização de técnicas que buscam a melhoria continua e que promovem o desenvolvimento e ascensão empresarial integrado a técnicas sustentáveis.
Umas das tecnologias de fim de tubo que pode ser utilizada para remover o excesso da poluição é o ciclone, as forças centrífugas causadas por ele fazem com que as partículas batem nas paredes do equipamento, provocando a diminuição e queda das partículas enquanto o ar limpo sai por cima do mesmo. As principais vantagens deste equipamento são: Capacidade de recolher o material a seco e armazená-lo em local fácil para reutilização, custo operacional baixo, não necessita de manutenção e o espaço utilizado é pequeno. O ciclone é utilizado principalmente como pré-filtro ou nos processos em caldeiras, processos industriais para separar material, controle de poluição. Outra tecnologia que pode ser utilizado é o filtro de manga, que é constituído de tecido, largamente utilizado na retenção de resíduos gasosos industriais. Possui formato cilíndrico que são denominadas “bolsas”, é as bolsas que retém os resíduos particulados deixando o ar filtrado passar, capazes de filtrar partículas com 99,9% de eficiência. Utilizado em processo com filtragem a seco, baixo custo operacional, sua desvantagem está relacionada a restrições a umidade e temperatura dos gases e amplo espaço para instalação do equipamento.
 3
3.3
 ●Parar de usar os produtos químicos que são mais prejudiciais ao meio ambiente.
Estancar o problema causado que provocou a chuva ácida
Céu Limpo
 ● Mais eucaliptos plantados nas florestas e nas regiões próximas.
●Carvão vegetal originário de florestas plantadas, manejadas de forma adequada.
Criação de procedimentos preventivos e corretivos 
Treinamento dos funcionários com o objetivo de entender o processo produtivo visando o desenvolvimento sustentável
Uso de material diferente e menos prejudicial ao meio ambiente
●Aulas teóricas com carga horaria de 44h (devendo ser criado um programa anual), com o objetivo de entender os processos produtivos da empresa.
●Procedimentos preventivos: Manutenção nas maquinas; Roupas adequadas para os funcionários; Uso de equipamentos; Monitoramento do serviço que está sendo feito.
●Procedimentos corretivos: Avaliação de qualquer impacto nos resultados da identificação de perigos; aplicação de controles de riscos ou modificação dos controles de riscos existentes.
 4
● Listas de resultados desejáveis para o projeto:
1. Melhoria e a qualidade do ar;
2. Qualidade de vida melhor para os moradores da cidade;
3. Conhecimento avançado dos funcionários da empresa em relação ao projeto;
4. Comprometido da indústria;
5. Tecnologias avançadas e menos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente; 
6. Profissionais mais bem preparados para realizar o serviço;
7. Mais inspeção da empresa;
Os resultados que o projeto pretende realizar estão em imediato, médio e longoprazo, já que cada ação pretendida do projeto tem seu tempo de concretização e cada um tem seu tempo de reação natural.
 5
3.4
A preocupação com os impactos causados ao meio ambiente e na sociedade provenientes da produção desenfreada e sem consciência tem movimentado o mundo há décadas e está cada vez mais em evidência.
É fato que todas as organizações desejam prosperar em seus negócios, crescer no mercado, cativar cada vez mais clientes, fortalecer as alianças com os parceiros, obter reconhecimento, aumentar a receita, porém, o caminho até essas conquistas exige das organizações um posicionamento digno.
Para tal é necessário que estas empresas possuam princípios e se adequem a legislação em todos os patamares. Ao que se refere ao meio ambiente já é conhecimento de todos que em todos os países existem órgãos, leis e regulamentos que norteiam as empresas em relação a seus deveres e obrigações no que tange ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Além de prestar contas aos órgãos responsáveis, torna-se necessário que as organizações sigam as leis previstas para preservar a continuação das suas atividades.
Nesta circunstância é relevante destacar que devido aos danos causados a cidade do Céu Limpo as indústrias terão de se submeter aos princípios da reparação, que se refere a responsabilidade dos infratores pessoa física ou jurídica de reparar os danos causados ao meio ambiente, sob pena da aplicação de sanções penais e administrativas. E também ao princípio do poluidor-pagador, que atesta que a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental deve arcar com quaisquer custos relacionados as atividades de suas organizações de forma a custear recursos e tecnologias que contribuam para o equilíbrio do meio ambiente, esse princípio tem caráter preventivo e deverá ser utilizado pelas organizações instaladas na cidade do Céu Limpo como uma forma de readequação.
 As organizações têm por responsabilidade o dever de desenvolver e apoiar práticas sustentáveis, a fim de garantir que as gerações futuras tenham um ambiente saudável para se perpetuar.
 6
 
3.5 
Ao longo do semestre na disciplina “Homem, Cultura e Sociedade” foi aprendido sobrea construção da cidade moderna que foi a chamada transição do sistema feudal que era o sistema econômico a passar para o sistema de capitalismo em meados do século XIV na baixa Idade Média. Foi aprendido também sobre a Revolução Francesa, que foi quando a França estava falida em 1789.
Vimos sobre a desigualdade cultural, racial e social no qual as pessoas são praticamente obrigadas a seguirem em padrão e são julgadas quanto a sua denominação religiosa ou cor da sua pele, sendo então iniciado o preconceito e discriminação simplesmente por serem distintos a terem uma opinião diferente de um todo, assim como na disciplina “Gestão de Projetos” se deve ter certo tipo de igualdade entre um grupo para que cheguem a um consenso. 
Em “Tecnologia aplicada ao Meio Ambiente” foi aprendido sobre as tecnologias limpas, utilização consciente dos recursos naturais, a destinação dos resíduos das produções tecnológicas, ferramentas para o aumento da eco eficiência, sistema de rotulagem, sendo averiguados métodos e normas.
 7
 
3 CONCLUSÃO
Em vista dos aspectos observados concluo que: Toda a população foi conscientizada a desenvolver hábitos e práticas nas quais ajudara na melhoria da qualidade do ar para que sejam evitadas ou pelo menos reduzidas ao mínimo possível as chamadas “chuvas acidas” que vem causando danos prejudiciais ao meio ambiente e também e população humana.
 8 
REFERÊNCIAS
https://www.estudopratico.com.br/chuva-acida-causas-e-consequencias/01 de abril de 2018.
http://www.redescola.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=288:efeitos-da-chuva-acida-&catid=42:documentos
http://segurancatemfuturo.com.br/index.php/2016/09/15/o-que-e-e-por-que-as-empresas-devem-investir-na-ecoeficiencia/
http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/princ%C3%ADpios-do-direito-ambiental-e-prote%C3%A7%C3%A3o-constitucional-ao-meio-ambiente-sadio
https://www.conjur.com.br/2009-set-17/principios-poluidor-pagador-precaucao-direito-ambiental
http://pinheiropedro.com.br/site/artigos/utilizacao-do-principio-do-poluidor-%E2%80%93-pagador-ou-da-responsabilizacao-na-legislacao/
http://www.apoioprojetos.com.br/ciclone-multiciclone.html
http://www.apoioprojetos.com.br/filtro-de-mangas.html
 
 9

Continue navegando