Buscar

Resumo funcionamento Coração

Prévia do material em texto

CORAÇÃO
No lado direito do coração, o sangue desoxigenado entra no átrio direito pelas veias cavas (superior e inferior) e pelo seio coronário. E, então, passa para o ventrículo direito pelo óstio atrioventricular direito. No lado esquerdo, o sangue oxigenado entra no átrio esquerdo, pelas veias pulmonares, e é transferido para o ventrículo esquerdo através do óstio atrioventricular esquerdo.
As valvas tricúspide e mitral ficam fixadas às cordas tendíneas, que se originam nos músculos papilares (ventrículo). As cordas evitam a separação das válvulas e sua inversão quando é aplicada tensão às cordas tendíneas e mantida durante toda a contração ventricular (sístole) – isto é, impede o prolapso (entrada no átrio) das válvulas da valva atrioventricular quando a pressão ventricular aumenta. Assim, essas valvas são responsáveis pelo fluxo unidirecional do átrio para o ventrículo, impedindo a regurgitação (fluxo retrógrado) de sangue.
A valva da aorta e do tronco pulmonar são compostas, cada uma, por três válvulas semilunares. Quando o sangue é ejetado do ventrículo, é forçado o afastamento da valva (valva aberta). Após o relaxamento do ventrículo (diástole), a retração elástica da parede do tronco pulmonar ou da aorta força o sangue de volta para o coração. No entanto, as válvulas fecham quando há inversão do fluxo sanguíneo.
Para o movimento sanguíneo eficiente, também há o complexo estimulante do coração, formado por células musculares e fibras condutoras altamente especializadas para iniciar os impulsos e conduzi-los rapidamente através do coração. O nó sinoatrial é o gerador de impulsos, o nó atrioventricular regula os estímulos do nó AS e os transmite através do feixe de His, que se divide em ramo direito e esquerdo e, posteriormente, nas fibras de Punkinje, que se espalham entre as células contráteis.
Ademais, o ciclo cardíaco começa com um período de diástole, onde ocorre o alongamento e enchimento ventricular. E, termina com a sístole onde ocorre o encurtamento e esvaziamento ventricular. 
Assim, na diástole do ventrículo as valvas mitral e tricúspide estão abertas, enquanto as valvas do tronco pulmonar e aórtica estão fechadas. Assim, o sangue passa dos átrios para os ventrículos. Outrossim, na sístole ventricular, a mitral e a tricúspide se fecham, enquanto as semilunares se abrem. Dessa forma, o sangue é expulso dos ventrículos para as artérias. 
Referências:
NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MOORE, Keith L.. Anatomia Orientada para a Prática Clínica. 7ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

Continue navegando