Buscar

Questões para Fixação de conteúdo cartilagem

Prévia do material em texto

Questões para Fixação de conteúdo:
O que é cartilagem? Qual sua função?
A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo composto exclusivamente de células chamadas condrócitos e de uma matriz extracelular altamente especializada. O tecido serve para revestir superfícies articulares, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para prevenir o atrito entre os ossos
A cartilagem possui vasos e nervos?
Não possui vasos sanguíneos nem nervos. Apenas uma nutrição através do pericôndrio ou líquido sinovial 
Como a cartilagem obtém sua nutrição e oxigenação? Como libera seus metabólitos?
Obtém a sua nutrições através do pericôndrio ou líquido sinovial, que também por sua fez é responsável pela oxigenação e eliminação de resíduos metabólicos do tecido 
Diferencie os 3 tipos de cartilagens (indique quais suas principais características). Onde ocorrem? 
Hialina: colágeno II + proteoglicanas hidratadas. Suporte (fossas nasais, traqueia, brônquios, etc) 
Elástica: colágeno II + fibras elásticas. Suporte com maleabilidade (pavilhão auditivo, tuba auditiva, epiglote, etc)
 Fibrosa: apenas colágeno I. Aumento da resistência (discos intervertebrais, etc) 
Diga o que são e qual seu papel: condrócitos, condroblastos, pericôndrio, grupos isógenos, lacunas, matriz cartilaginosa, líquido sinovial.
Condrócitos: sintetizam e renovam a matriz cartilaginosa com reentrâncias e saliências na sua superfície, aumentando a superfície para as trocas com o meio extracelular (células afastadas da corrente sanguínea) Secretam: colágeno tipo II, proteoglicanas e glicoproteínas, como a condronectina (liga os condrócitos às fibrilas colágenas e glicosaminoglicanas) Lacuna,Grupos isógenos (originam-se de um único condroblasto)
Condroblastos: estão presentes no tecido conjuntivo que circunda e nutre a cartilagem, que se chama pericôndrio. À medida que sintetizam a matriz vão sendo envolvidos por ela e diminuindo sua atividade, sofrendo uma redução de volume, quando então passam a ser chamados condrócitos. Os condroblastos são formados por células estaminais mesenquimais
Pericôndrio: tecido conjuntivo denso (cartilagem hialina, exceto na articular e cartilagem elástica) Possui vasos sanguíneos e linfáticos. Fonte de novos condrócitos; nutrição; oxigenação; eliminação de metabólitos
 Grupos isógenos: são grupos de até 32 células,que são originadas de um único condrócito. Encontra-se mais profundamente,em relação ao pericôndrio. Os grupos isógenos são clones dos condrócitos.
matriz cartilaginosa: se refere aos componentes estruturais onde estão contidos células, uma espécie de rede de tecidos e substâncias, dando sustentação ao tecido como um todo.
líquido sinovial: também conhecido como fluido sinovial, trata-se de um líquido comumente incolor, translúcido e viscoso, que se situa nas cavidades articulares e bainhas dos tendões, sendo delimitados pelas membranas sinoviais. Este líquido consiste em um dialisado do plasma sanguíneo, no qual há um elevado teor de ácido hialurônico, produzido pelas células localizadas na camada sinovial. A lubrificação conferida pelo ácido hialurônico auxilia no deslizamento das superfícies articulares que são revestidas por cartilagem hialina, sem pericôndrio.
Todas as cartilagens possuem pericôndrio?
Não, a cartilagem fibrosa não possui pericôndrio
Como ocorre o crescimento das cartilagens? Explique.
O crescimento da cartilagem ocorre por dois mecanismo diferentes: crescimentointersticial e crescimento aposicional O crescimento intersticial consiste de divisões mitóticas de condrócitos e a secreção  de nova matriz entre as células filhas levam  a uma expansão da cartilagem. Portanto, esse processo forma nova cartilagem no interior da massa cartilaginosa. No crescimento aposicional a cartilagem cresce através da adição de nova matriz na superfície da cartilagem pré-existente. Neste processo , as novas células cartilaginosas, denominadas de condroblastos, são derivadas da camada interna do pericôndrio. 
O que são os discos intervertebrais e qual sua característica?
O disco intervertebral é descrito como um sistema hidráulico complexo que absorve choques, permite uma compressão transitórias e, devido ao deslocamento do líquido dentro do continente elástico, permite o movimento. Dois componentes: anel fibroso na periferia e uma parte central derivada da notocorda, o núcleo pulposo Anel fibroso: tecido conjuntivo denso, fibrocartilagem (feixes colágenos formam camadas concêntricas) Núcleo pulposo: parte central formado por células arredondadas, no interior de um líquido viscoso rico em ácido hialurônico. No jovem, o núcleo pulposo é maior, sendo gradual e parcialmente substituído por fibrocartilagem com a idade
Explique o significado de: Artrose; Meniscos; Hérnia de disco; sinovite
Artrose: desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial. Também chamada de osteoartrite
Meniscos: são estruturas semicirculares de fibrocartilagem, que estão localizadas no centro do joelho e agem como amortecedores de impacto, lubrificantes, estabilizadores e também como distribuidores das cargas que passam dentro da articulação. Eles melhoram o encaixe entre o fêmur e a tíbia e são essenciais para manter a biomecânica normal da articulação do joelho. O impactos provocados pelos movimentos do dia a dia sobrecarregam outras estruturas dentro do joelho, principalmente a cartilagem, o que pode levar a um desgaste precoce dessa articulação.
Hernia de disco:  A palavra hérnia significa projeção ou saída através de uma fissura ou orifício, de uma estrutura contida. O disco intervertebral é a estrutura cartilaginosa que fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral. Ele é composto de uma parte central, chamada núcleo pulposo ou liquido viscoso, de uma parte periférica composta de tecido cartilaginoso chamado anel fibroso e de uma parte superior e inferior chamado placa terminal. Portanto, a hérnia de disco é a saída do liquido pulposo através de uma fissura do seu anel fibroso.
Sinovite:  é uma doença articular caracterizada pela inflamação da membrana sinovial, tecido que reveste as articulações. Quando associada a inflamação do tendão passa a se chamar tenossinovite.

Continue navegando