Buscar

Relatorio Botanica Frutos passei

Prévia do material em texto

Aula Prática 1
Frutos
INTRODUÇÃO 
Biologicamente o fruto funciona como envoltório protetor da semente, assegurando a propagação e perpetuação das espécies. Fruto, segundo a definição clássica, é o ovário desenvolvido e com sementes maduras. Também pode ser conceituado como um órgão formado por um ou mais ovários desenvolvidos. Os frutos derivam-se do ovário das flores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto. Os frutos mantêm-se fechados sobre as sementes até, pelo menos, o momento da maturação. Quando as sementes estão prontas para germinar, os frutos amadurecem, e podem se abrir, liberando as sementes ao solo, ou tornam-se aptos a serem ingeridos por animais, que depositarão as sementes após estas passarem por seu aparelho digestivo.
OBJETIVOS
Tem por objetivo descrever sobre frutos que em termos botânicos, é uma estrutura presente em todas as angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem.
MATERIAL 
Frutos – banana, maça, laranja, ameixa, kiwi, tomate e vagem (ver Foto 01);
Faca;
Microscópio (dimensão 2x);
Papel Toalha.
Material de aula – para consultas.
PROCEDIMENTOS
A aula prática nº 01 foi realizada no dia 24/03/2016 no Centro Universitário Estácio – Santo Amaro – Laboratório de Análises Ambientais.
As atividades foram desenvolvidas nas seguintes etapas:
Foi apresentado pelo professor os frutos e os recursos necessários e disponíveis em laboratório.
Para a prática, ficou determinado a divisão em grupos de trabalho, com sugestão de quantidade de pessoas;
Os objetivos e os resultados esperados para a prática.
Os frutos foram cortados e analisados através da casca, sementes e ovários.
RESULTADOS
Fruta é sinônimo de fruto?
Todo o fruto ou pseudofruto, doce e comestível é chamado popularmente de fruta, mas em termos botânicos a palavra fruta não existe. 
Frutos Disponíveis na Bancada
Banana: é um fruto partenocárpico (não possuem sementes), fruto carnoso – baga. A reprodução se dá de forma assexuada, por propagação vegetativa, a partir de seu rizoma.
Maça: é um pseudofruto, de composição simples, abertura indeiscente e do tipo baga, dispersão através de antropocoria e zoocoria.
Laranja: fruto verdadeiro, de composição simples, abertura indeiscente e do tipo baga, dispersão através de antropocoria e zoocoria.
Ameixa: fruto verdadeiro, de composição simples, abertura indeiscente e do tipo drupa, dispersão através de antropocoria e zoocoria.
Kiwi: fruto verdadeiro, de composição simples, abertura indeiscente e do tipo baga, dispersão através de antropocoria e zoocoria.
Tomate: fruto verdadeiro, de composição simples, abertura indeiscente e do tipo baga, dispersão através de antropocoria e zoocoria.
Vagem: fruto verdadeiro, de composição simples, abertura deiscente e do tipo drupa, dispersão através de antropocoria e autocoria.
Foto 01 – Frutos na Bancada.
Esquema e classificação indicando as principais partes
Baga
Drupa
Fruto Verdadeiro
PSEUDOFRUTO
DEISCENTES
INDEISCENTES
Cite algumas adaptações morfológicas que facilite a dispersão dos frutos secos.
Alguns frutos secos possuem formações que, assim como velcros, grudam no pelo de determinados animais, sendo levados por eles a longas distâncias. O carrapicho é um exemplo clássico deste tipo, denominado zoocoria. Há, também, sementes cujos frutos são saborosos, nutritivos e, geralmente, cheirosos. Tais características atraem animais que podem disseminá-las, por exemplo, ao carregarem deliberadamente, principalmente na boca; ou liberarem pelas fezes, após a ingestão (endozoocoria). Alguns autores consideram tais eventos como antropocoria, quando são consequência da ação da espécie humana. Existe, ainda, um tipo curioso que consiste na dispersão provocada pela própria planta, denominado autocoria. Neste, a planta se abre espontaneamente, liberando suas sementes para longe.
2 - Responda os itens propostos utilizando o desenho esquemático e os seus conhecimentos. 
No desenho esquemático você encontra as quatro divisões do Reino Metáfita.
Escreva as letras representativas de cada grupo, colocando-os numa seqüência evolutiva.
Resposta: D, B, C e A
A. Qual a principal aquisição evolutiva de A em relação ao grupo evolutivamente inferior a ele?
Resposta: O vegetal A apresenta fruto.
B. Cite uma característica exclusiva do ciclo de vida do grupo ao qual D pertence.
Resposta: O grupo D é o único que apresenta a fase duradoura haplóide representada pelo gametófito. 
C. No grupo C está representado o fruto do pinheiro. Essa afirmativa é falsa ou verdadeira? Justifique sua resposta.
Resposta: No Grupo C está representado o estróbilo do pinheiro. Esse vegetal não possui fruto por não apresentar ovário.
D. O exemplar representado em B pode se reproduzir assexuadamente. Como ocorre esse processo reprodutivo?
Resposta: As samambaias podem se reproduzir assexuadamente pelo caule subterrâneo denominado rizoma.
CONCLUSÃO

Continue navegando