Buscar

Resposta Caso Concreto Aula 5

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO II - SEMANA 5
Descrição
Caso Concreto:
O Prefeito do Município XYZ desapropriou um sítio particular para instalação de um novo centro de atendimento médico de emergência. Entretanto, antes do início das obras, o Estado ABC anunciou que o Município XYZ receberá um novo Hospital Estadual de Atendimento Médico Emergencial. Responda, fundamentadamente, aos itens a seguir.
A) O Município pode desistir da construção do centro de atendimento médico e destinar a área desapropriada à construção de uma escola?
Resposta: Considerado o motivo superveniente legítimo trazido no presente caso, configurou-se a chamada tredestinação lícita, uma vez que o objeto originário da desapropriação não se faz mais necessário, porém a administração pública respectiva perdurará atendendo ao interesse público. 
B) Com o anúncio feito pelo Estado, o antigo proprietário do sítio desapropriado pode requerer o retorno da área à sua propriedade, mediante devolução do valor da indenização?
Resposta: Diante do teor lícito acima referendado não há espaço para a pretensão reivindicatória da retrocessão, diante do não atendimento do disposto nos artigos 519 do CC/02 e 35 do Decreto Lei 3365/41. 
Art. 519 – CC/02. Se a coisa expropriada para fins de necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, não tiver o destino para que se desapropriou, ou não for utilizada em obras ou serviços públicos, caberá ao expropriado direito de preferência, pelo preço atual da coisa.
Art. 35 do DL 3365/41.  Os bens expropriados, uma vez incorporados à Fazenda Pública, não podem ser objeto de reivindicação, ainda que fundada em nulidade do processo de desapropriação. Qualquer ação, julgada procedente, resolver-se-á em perdas e danos.

Continue navegando