Buscar

projeto economico

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Projeto Econômico Financeiro
Na elaboração de um projeto são levados em conta diversos aspectos econômicos que possibilitam entender mercado, localização e escala de produção. Para a determinação da escala de produção, o cruzamento da curva da oferta, com a curva da demanda, auxiliam a entender as oportunidade de mercado e o preço a ser praticado com a venda de produtos ou serviços.
Qual das alternativas abaixo melhor define o que acontece quando para um determinado produto a oferta diminui e a demanda aumenta ou permanece inalterada?
Nota: 20.0
	
	A
	O preço tende a reduzir.
	
	B
	O consumo tende a diminuir.
	
	C
	O preço se mantém constante.
	
	D
	O custo tende a diminuir.
	
	E
	O preço tende a aumentar.
Você acertou!
Alternativa “e”. Quando há menos disponibilidade de um produto no mercado (diminuição da oferta) e há aumento ou a demanda permanece constante, a tendência dos preços é aumentar, uma vez que os integrantes do mercado buscarão aproveitar do momento para melhorar seus resultados.
Questão 5/5 - Projeto Econômico Financeiro
Um investidor interessado em aplicar R$ 100.000,00 está buscando projetos que possam apresentar rentabilidade confiável em longo prazo. Começou a analisar diversas propostas que lhe foram encaminhadas, para identificar quais as melhores opções. Uma de suas maiores preocupações é que o projeto apresente baixo risco.
Com os conceitos sobre projetos, indique qual das alternativas abaixo melhor define a fase do ciclo de vida do projeto onde é feito o delineamento  de tudo aquilo que se pretende fazer com o projeto.
Nota: 20.0
	
	A
	Inspiração.
	
	B
	Planejamento.
Você acertou!
Alternativa “b”. é na fase do planejamento que ocorre o delineamento de tudo o que se pretende fazer com o projeto. Nele são detalhadas as informações do cronograma, dependências de atividades, alocação de recursos, etc. (Macedo e Corbari, 2014 p. 40).
	
	C
	Execução.
	
	D
	Monitoramento.
	
	E
	Encerramento.
Questão 2/5 - Projeto Econômico Financeiro
Uma das técnicas utilizadas para a análise de projetos determina o tempo de retorno de um determinado investimento. É muito útil para determinar a viabilidade do projeto e em quanto tempo o mesmo passará a ser rentável, tendo pago o investimento e iniciando a geração de resultados positivos. Na análise de diferentes projetos, o que apresentar o menor tempo de retorno será o mais adequado para a realização do investimento.
Considerando o descrito no enunciado da questão, a ferramenta de análise de projetos citada é:
Nota: 20.0
	
	A
	Taxa Interna de Retorno.
	
	B
	Payback.
Você acertou!
Resposta: Alternativa “b”. O Payback corresponde à análise do tempo de retorno do investimento. Aula 2 – Tema 5 – Técnicas de Avaliação de Investimento.
	
	C
	Taxa Mínima de Atratividade.
	
	D
	Análise de Cenários.
	
	E
	Valor Presente Líquido.
Questão 4/5 - Projeto Econômico Financeiro
O fluxo de caixa corresponde a uma série de pagamentos ou recebimentos, que irão caracterizar a operação financeira. Esta ferramenta é extremamente importante para demonstrar como estão ocorrendo as etapas do projeto.
Com base nos conceitos do Fluxo de Caixa, analise as afirmativas abaixo e indique as que estão corretas em relação ao Fluxo de Caixa.
I-          O fluxo de caixa demonstra as entradas e saídas financeiras, e determina o saldo de caixa em cada período.
II-         Podemos dizer que um projeto é viável, se conseguimos identificar que as entradas de caixa são menores do que as saídas de caixa, ao longo de seu ciclo de vida
III-        Em projetos é utilizado o fluxo de caixa descontado, pois são usadas projeções de caixa livre futuros, descontando com métodos médios ponderados o capital, para chegar a um valor atual.
IV-       São técnicas de avaliação de investimento que são embasadas no fluxo de caixa, o payback simples, o payback descontado, a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor Presente Líquido (VPL).
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I, II e III apenas
	
	C
	I e III apenas
	
	D
	I, III e IV apenas
Você acertou!
Resposta: D) I, III e IV apenas. A questão II está errada, pois um projeto é viável se as entradas de caixa forem maiores do que as saídas de caixa, ao longo de seu ciclo de vida. Aula 2, Tema 02 – Análise da viabilidade – Parte 1.
	
	E
	I, II, III e IV apenas
Questão 4/5 - Projeto Econômico Financeiro
O planejamento corresponde a uma projeção, onde são estabelecidas corretamente as metas ou objetivos do projeto e do orçamento. Leia as afirmativas a seguir, relacionadas ao planejamento, e indique as que são corretas:
I – Quanto maior o nível de detalhes no planejamento, maior será o direcionamento a estas metas e os riscos poderão ser interpretados e desviados.
II-         No planejamento identificamos as oportunidades que envolve a definição do cenário do projeto. As ameaças não são relacionadas no planejamento.
III-        O planejamento gera um plano de ação, que, quando seguido resultará no objetivo do projeto.
IV-       Com base no planejamento será realizada a execução, que precisa de organização e direção, para que possa conduzir ao cumprimento das metas. Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I, II e III apenas
	
	C
	I e III apenas
	
	D
	 I, III e IV apenas
Você acertou!
Justificativa da resposta: D) I, III e IV apenas. A questão II está errada, pois as ameaças que envolvem o cenário do projeto devem ser identificadas no planejamento. Aula 3, Tema 02 – Objetivo do orçamento.
 
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 5/5 - Projeto Econômico Financeiro
A etapa financeira é decorrente da elaboração das demais etapas orçamentárias. Ela busca as informações dos demais orçamentos, para ordenar e compor os demonstrativos contábeis projetados que demonstram de forma monetária os elementos do projeto. Diversas variáveis financeiras influenciam na composição das etapas do orçamento, dentre elas preço de venda, gastos, despesas, custos, investimentos, perdas e desperdícios.
Analise o conceito apresentado a seguir e marque a alternativa correta na sequência.
“Estão ligados a problemas de gestão, por meio de ineficiência no uso dos recursos, mau aproveitamento dos recursos disponíveis, desperdício de material, dentre outras situações”.
O conceito apresentado refere-se a:
Nota: 20.0
	
	A
	Custos
	
	B
	Despesas
	
	C
	Perdas
	
	D
	Desperdícios
Você acertou!
Justificativa da resposta: Alternativa “D”. O conceito apresentado refere-se a desperdícios, conforme a Aula 2 – Tema 4 – Etapa Financeira
	
	E
	Gastos
Questão 1/5 - Projeto Econômico Financeiro
O Plano orçamentário apresenta a previsão de resultados de um projeto, indicando como estão ordenados os esforços para que os objetivos sejam atendidos. O Plano orçamentário envolve fases que estão ligadas ao PDCA. Assinale as afirmativas a seguir e identifique as que se relacionam com as fases do orçamento, descritas pelos autores Macedo e Corbari (2012).
I – O estabelecimento de metas específicas.
II – A execução de planos para atingir as metas.
III – A comparação de planos com projetos anteriores.
IV – Comparação periódica dos resultados efetivos com as metas.
 Estão corretas as afirmativas:
 
Nota: 0.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I, II e III apenas
	
	C
	I e III apenas
	
	D
	I, II, III e IV apenas
	
	E
	I, II e IV apenas
Justificativa da resposta: Alternativa “e”. A alternativa III é incorreta, pois não corresponde a uma das fases do orçamento descritas pelos autores. Aula 4, Tema 1.
Questão 5/5 - Projeto Econômico Financeiro
O orçamento operacional é uma das principais peças que compõem o plano orçamentário, uma vez que responde aos diversos elementos que envolvem o orçamento de vendas, o orçamento de produção, o orçamento de estoque e de custos dos produtos vendidos e o orçamento das despesasadministrativas e de vendas.
 
Analise o conceito a seguir e na sequencia responda corretamente.
“Neste orçamento devem ser identificados todos os elementos que vão impactar no resultado do faturamento do projeto, portanto, o volume ou nível de atividades será planejado para demonstrar essa influência”.
 Considerando o descrito no conceito, o orçamento citado é o:
Nota: 20.0
	
	A
	Orçamento de produção.
	
	B
	Orçamento de vendas.
Você acertou!
Justificativa da resposta: Alternativa “b”. O orçamento descrito no conceito é o ORÇAMENTO DE VENDAS. Aula 4 – Tema 2 – Orçamento Operacional
	
	C
	Orçamento de estoque.
	
	D
	Orçamento das despesas administrativas.
	
	E
	Orçamento do custo do produto vendido.
Questão 2/5 - Projeto Econômico Financeiro
As demonstrações contábeis fornecem indicadores contábeis que permitem o acompanhamento e a comparação dos resultados e a análise da viabilidade econômica dos projetos. Os indicadores são divididos em grupos, de acordo com o tipo de informação são extraídas dos mesmos.
 
A seguir estão relacionadas na Coluna 1 quatro grupos de indicadores, e na Coluna 2, os conceitos. Analise os indicadores e relacione com seu respectivo conceito.
 
Coluna 
A)Indicadores de Liquidez
B)Indicadores de Endividamento
C)Indicadores de Rentabilidade
D)Indicadores de Atividade
 
Coluna 2
( ) Revelam a situação financeira da empresa em relação à sua capacidade de honrar suas obrigações de curto e longo prazo.
( ) Revelam a situação da empresa com relação ao recebimento de suas vendas, aos pagamentos de suas obrigações, bem como em relação ao giro e à utilização dos seus estoques.
( ) Revelam a situação financeira da empresa em relação à sua estrutura de financiamento.
( ) Revelam a situação econômica da empresa em relação ao retorno do capital investido, ou seja, os resultados apurados pela empresa.
 
Marque a alternativa que corresponde a sequencia correta dos conceitos:
Nota: 0.0
	
	A
	A – D – B – C.
Justificativa da resposta: Alternativa “a”. De acordo com os conceitos apresentados na Aula 6, temas 1, os conceitos corretos são:
- Indicadores de Liquidez: Revelam a situação financeira da empresa em relação à sua capacidade de honrar suas obrigações de curto e longo prazo.
- Indicadores de Atividade: Revelam a situação da empresa com relação ao recebimento de suas vendas, aos pagamentos de suas obrigações, bem como em relação ao giro e à utilização dos seus estoques.
- Indicadores de Endividamento: Revelam a situação financeira da empresa em relação à sua estrutura de financiamento.
- Indicadores de Rentabilidade: Revelam a situação econômica da empresa em relação ao retorno do capital investido, ou seja, os resultados apurados pela empresa.
	
	B
	C – A – B – D.
	
	C
	D – A – B – C
	
	D
	A – D – C – B.
	
	E
	C – D – A – B.
Questão 4/5 - Projeto Econômico Financeiro
Os indicadores ou quocientes contábeis permitem a análise dos resultados da empresa em diferentes aspectos, como a liquidez, a rentabilidade, o endividamento e os ciclos das atividades da empresa.
Analise a fórmula apresentada a seguir, e marque a alternativa que corresponde ao indicador.
 
O Indicador contábil representado na fórmula é o:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Índice de Liquidez Geral
	
	B
	Índice de Liquidez Corrente
Você acertou!
Justificativa da resposta: B. A fórmula apresentada representa o Índice de Liquidez Corrente Aula 6, Tema 03 – Indicadores de Liquidez
 
 
	
	C
	Índice de Liquidez Seca
	
	D
	Índice de Liquidez Imediata
	
	E
	Grau de Endividamento
Questão 5/5 - Projeto Econômico Financeiro
A elaboração dos diversos orçamentos pertencentes ao Plano Orçamentário fornecem os dados para a projeção de diferentes contas contábeis pertencentes ao Balanço Patrimonial Projetado. Analise as contas contábeis a seguir relacionadas e marque a afirmativa que indica somente as contas cujos valores originaram-se do Orçamento de Caixa.
 
I – Contas a Receber de Clientes
II – Investimentos
III – Fornecedores
IV – Bancos
V – Impostos a Recolher sobre o Lucro
 
Estão corretas as afirmativas:
 
Nota: 0.0
	
	A
	I e V apenas
	
	B
	I, IV e V apenas.
	
	C
	III e V apenas.
	
	D
	III e IV apenas
	
	E
	IV e V apenas.
Justificativa da resposta: E) IV e V apenas. As contas de Contas a Receber de Clientes e Fornecedores originam-se dos números elaborados no Orçamento Operacional. A conta de Investimentos é elaborada utilizando-se os dados do Orçamento de Investimentos. Aula 5, Tema 03 – Balanço Patrimonial Projetado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes