Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ISEPAM/PEDAGOGIA
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 1
AULA DE REPOSIÇÃO - 01
PROF. PAULO
POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL de Manuel Bandeira
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
Bom dia!
O texto acima é o objeto central de nossa primeira aula. Estamos diante de um texto, cujo título nos leva a pensar em “gêneros textuais”; no caso, poema e notícia de jornal. Certo? Reparem, no entanto, que são gêneros de naturezas diferentes. O poema é um gênero literário. E a notícia de jornal é um gênero não-literário. E o que isso tem a ver? Muita coisa! Por exemplo, as finalidades.
A finalidade de um texto literário será a mesma de um texto não-literário? Acho que não. Qual seria a diferença, então?
Bem, moçada, aqui, vai a primeira tarefa da semana.
Estabeleçam distinções entre gênero literário e não-literário. Quais são suas características? O que as diferencia uma da outra?
Estabelecendo essas diferenças, identifique-as no texto de Bandeira.
Ainda que o texto de Bandeira tenha o formato de um poema moderno de versos livres (sem métrica), trata-se de um poema-narrativo. Por todo texto, segue uma história. A natureza do narrativo implica a existência de alguns elementos diferentes dos elementos de natureza lírica. Nesta, a representação da realidade se dá pela voz de um “eu-lírico”, enquanto, na narrativa, se dá pela voz de um “narrador”. Naquela, o mundo é uma pressuposição do subjetivismo do “eu-lirico”. Nesta, uma exposição do mundo.
No narrativo, essa exposição se dá pela presença de três elementos: personagem, espaço e acontecimento. O personagem é uma representação do ser humano. O espaço, a representação de um lugar. O acontecimento é o conflito da história. Em uma narrativa, o conflito é gerado sempre por uma discordância entre o personagem e o espaço; isto é, entre os valores subjetivos do personagem e os valores objetivos do espaço.
No texto de Bandeira há dois espaços: Morro da Babilônia e Lagoa Rodrigo de Feitas. Ambos os lugares possuem valores sociais diferentes – lugar dos pobres e lugar dos ricos. Por sua vez, os valores subjetivos do personagem (aquilo que o individualiza) são: carregador de feira-livre, Morro da Babilônia, barracão sem número. Curiosamente, o texto põe João entre a vida (Babilônia) e a morte (Rodrigo de Freitas).
Ora, sabemos que o personagem se matou. O verbo reflexivo “atirar-se” é usado na linguagem jornalística para caracterizar “alguém que se mata”. Como, por exemplo: “Atirou-se do 13º andar”.
Sendo assim, segue a próxima tarefa.
Qual é o Acontecimento do texto? Qual é o seu conflito?
Por que o personagem se chama João Gostoso?
Nos textos de natureza lírica, a imitação do mundo se dá pela pressuposição de um Eu-lírico. Esse “eu” guarda uma dramaticidade interior – sua existencialidade.
Porém, no texto de Bandeira, não existe um Eu-lírico, mas um narrador. O mundo é contado e não pressuposto. Mas, o poeta chama seu texto de poema. Por quê?
O que há nesse texto narrativo que possa fazê-lo ser chamado de poema? O que é um poema? O que é um verso? O que é uma frase? Verso é o mesmo que Frase?
FRASE: é uma unidade linguística de sentido completo.
Ex.: “Essa casa é bonita”.
VERSO: é uma unidade linguística rítmica.
Ex.: “Toca... toca... a vida... toca!” 
Neste sentido, segue a última tarefa da semana.
Em “Poema tirado de uma notícia de jornal”, há música? Há melodia? Rítmo? Comente.
O formato do texto lhe sugere algo?
00000000000000000
Caros alunos e alunas das turmas 202 e 203, esta é a nossa primeira tarefa. Estarei no dia 19 de maio no ISEPAM dando início às aulas de reposição e à disposição de vocês para as dúvidas que por ventura tiverem. Este trabalho, por sua vez, deverá ser entregue no dia 24 de maio (quinta-feira). 
Não há possibilidade de entrega do trabalho em outro dia, a não ser que, agora, já, por necessidade de vocês, decidamos pela entrega em outra data da mesma semana. Mas, a partir do momento em que fecharmos a data da entrega, eu só irei receber os trabalhos no dia marcado. Ok?
Muito bem, os trabalhos deverão ser feitos únicos e exclusivamente em grupo. O número mínimo de cada grupo deve ser de cinco (05) componentes e o máximo, de oito (08). 
Bom trabalho!

Mais conteúdos dessa disciplina