Buscar

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0562_AV_201408221616 (AG) » TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201408221616 - LUCENILDO FERREIRA DE LIMA
	Professor:
	LEVI PEREIRA GRANJA DE SOUZA
ELAINE ABRANCHES SUCUPIRA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 2,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 0  Data: 17/06/2016 21:10:19
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 201408307436)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Administração cientifica, desenvolvida por Frederick Taylor, era apoiada em quatro princípios básicos para aprimorar o desempenho organizacional. Ele costumava dizer que administração científica não é um novo esquema de remuneração dos indivíduos, nem um sistema de bônus ou premiação.
Descreva os quatro princípios que caracterizam a Administração científica:
 
		
	
Resposta: Reposta: Planejamento, Densenvolvimento, Organização e Motivação, são os quatro princípios que caracterizam a administração científica. Lucenildo Lima
	
Gabarito:
1º Princípio: estudo das tarefas usando medidas objetivas, visando determinar a melhor maneira de executá-la.
2º Princípio: seleção das melhores pessoas para a tarefa.
3º Princípio: treinamento dos funcionários pelos métodos mais eficientes.
4º Princípio: incentivo monetário para os que desempenham as tarefas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409077279)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influencia. O que é a necessidade de autorrealização?
		
	
Resposta: Resposta: É a teoria "Y" de motivação. Assim produz autorrealização e motivação que traz por consequencia boa produção. Lucenildo Lima
	
Gabarito: Esta necessidade se refere à motivação para realizar o potencial máximo do ser, ou seja, o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser, explorando suas possibilidades. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408996376)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com base nos princípios da Administração Científica, que tinha como principal mentor Frederick Taylor, assinale com X a única alternativa incorreta:
		
	 
	A mão de obra era desqualificada e, provavelmente, uma das razões que levavam ao desperdício nas indústrias da época
	 
	Buscava, basicamente, reduzir o desperdício e aumentar a produtividade
	 
	Redesenho do ambiente de trabalho eliminando movimentos inúteis e aumentando a produtividade
	 
	Organização deveria ser entendida como um todo complexo e integrado
	 
	Aumentar a produção da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408419765)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo com o desenvolvimento das ciências humanas deu origem a:
		
	 
	Teoria das Relações Humanas.
	
	Teoria Clássica.
	 
	Administração Científica.
	
	Teoria Burocrática.
	
	Abordagem Clássica.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408923705)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(ENADE 2000) O senso comum considera a palavra "burocracia" como excesso de formalismo e de papelório. Tal idéia advém da ocorrência de conseqüências imprevistas (ou indesejadas) do modelo burocrático ideal defendido por Weber, às quais deu-se o nome de disfunções da burocracia. Entre essas disfunções incluem-se:
		
	
	resistência a mudanças, internalização das diretrizes, humanização do trabalho e enriquecimento de cargos.
	
	despersonalização do relacionamento, resistência a mudanças, imperativo tecnológico e ambiente turbulento.
	 
	despersonalização do relacionamento, uso da categorização como técnica do processo decisório, grupos autônomos e racionalização científica.
	 
	resistência a mudanças, exibição de sinais de autoridade, superconformidade em relação às regras e aos regulamentos e propensão dos participantes a se defenderem de pressões externas.
	
	superconformidade em relação às regras e aos regulamentos, uso da categorização como técnica do processo decisório, imperativo ambiental e indolência sistemática.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408513610)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para a Teoria Estruturalista o conflito entre grupos é um processo social fundamental e é até desejável nas organizações. Analise as afirmativas a seguir e escolha a opção que contém aquelas que são verdadeiras em relação ao conflito: A- O conflito pode ser considerado um elemento que estimula e promove o desenvolvimento organizacional; B- É através do conflito que surgem novas idéias, as quais irão contribuir para o processo de mudança organizacional; C- No gerenciamento do conflito, o gestor deve tomar partido das idéias com as quais mais se identificar; D- Uma atitude imparcial do gestor em relação ao conflito não conduz à harmonia entre a empresa e seus colaboradores; E- O conflito permite a discordância e a argumentação, e assim, as organizações e seus colaboradores podem aprender continuamente.
		
	
	B e D, apenas
	
	A e E, apenas
	 
	A, B e E, apenas
	
	B, D e E, apenas
	
	B, C e D, apenas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408419936)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em decorrência do princípio da distribuição de autoridade e responsabilidade, outro aspecto discutido pelos autores neoclássicos é o número o número de subordinados que um administrador pode supervisionar. Este conceito aborda a:
		
	 
	Amplitude Administrativa.
	
	Descentralização.
	
	Centralização.
	
	Liderança.
	
	Hierarquia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408509590)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O salário, benefícios sociais, tipo de chefia ou supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, clima de relacionamento entre a empresa e os funcionários etc, são considerados que tipos de fatores, segundo Herzberg.
		
	
	Específicos
	
	Climáticos
	 
	Motivacionais
	
	Intrínsecos
	 
	Higiênicos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201409011682)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A maioria dos autores concorda que DO é a mudança organizacional planejada, isto é, um esforço educacional complexo destinado a mudar os comportamentos e a estrutura da organização para que ela possa se adaptar melhor às exigências de novos mercados, tecnologias e toda ordem de desafios impostos pelo seu funcionamento interno e pelo ambiente. Sendo assim, a pluralidade de mudanças no mundo se deve a vários fatores, entre os quais NÃO está:
		
	
	Mudanças no comportamento administrativo devido ao novo conceito de homem baseado no conhecimento de suas mutáveis e complexas necessidades.
	 
	A necessidade de permanência e controle do ambiente organizacional.
	
	Diversificação e complexidade da tecnologia, exigindo integração entre atividades e pessoas e de competências diferentes.
	
	Aumento do tamanho e da complexidade das organizações.
	
	Transformações rápidas e inesperadas do ambiente organizacional.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201409001604)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A escolha organizacional e o determinismo ambiental acabam sendo variáveis independentes no processo de adaptação. Os indivíduos e as instituições escolhem as circunstâncias para a tomada de decisão. Dessa forma, está correta, de acordo com essa visão, a seguinte afirmativa abaixo:
		
	
	Todas as empresas são organizações sem fins lucrativos, sendo assim, todos os tipos de organização são ONGs.
	 
	Não há nenhum tipo de conflito entre empregados e empregadores, há um acordo geral sobre condições de trabalho, salário e ambientede trabalho.
	
	As organizações independem do local em que vivem e não têm nenhuma relação com as demais organizações desse ambiente.
	 
	Identificar as características do atual ambiente também é importante, ou seja, as características estruturais das indústrias ou domínio em vários nichos estão presentes, já que algumas podem ser controladas pelos indivíduos ou pelas organizações.
	
	As empresas motivam continuamente seus empregados, seja através de salários adequados, seja através de um bom ambiente de trabalho.

Continue navegando