Buscar

FÓRUM - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM AÇÕES E FUNDOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM AÇÕES E FUNDOS
"Olá, aluno(a)!
agora que você já estudou os conteúdos das aulas, fez suas anotações e reflexões sobre todo o material disponível no ambiente virtual de aprendizagem (aulas on-line, videoaulas, textos da bilbioteca virtual), chegou o momento de interagir com os colegas e com o seu professor no fórum de discussão. Trata-se de um ambiente de aprendizagem colaborativa no qual você pode obter ATÉ 1,0 PONTO EXTRA na disciplina.  Você deve participar com postagens que tenham relação direta com os temas propostos no fórum pelo seu tutor e com os conteúdos das aulas. Você também pode e deve comentar as postagens dos seus colegas e as do professor, analisando-as e/ou complementando-as, para que, assim, seja possível realmente aprender e COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS! Aproveite a discussão!"
Relembro que a análise do que for postado neste fórum de discussão será centrada em dois aspectos fundamentais: a pertinência à temática e à interatividade de suas participações, considerando-se:
Pertinência - a relação com o conteúdo, tema do fórum e orientações do professor; e
Interatividade – a participação com o professor e com os demais colegas, em termos de perguntas e respostas sobre as temáticas propostas, com possibilidade de réplicas e tréplicas.
Um fator primordial para a geração de pertinência é a agregação de valor através de texto próprio decorrente de reflexões e entendimentos do aluno sobre o texto e relação deste com conteúdo trabalhado na disciplina.
A quantidade de estrelas obtidas (veja a tabela com a pontuação por faixa de estrelas no próprio fórum) explicita por postagem, o grau de agregação de valor gerado.
Na busca pelo crescimento e/ ou sobrevivência é essencial que as organizações tenham a capacidade de gerenciar os riscos envolvidos no negócio, conhecendo as variáveis que influenciam esses e as especificidades de cada uma. Somente assim, será possível um diagnóstico correto que possibilite balizar as decisões estratégicas, auxiliando a organização a alcançar seus objetivos e metas.
Neste fórum, vamos discutir as temáticas abaixo, relacionadas ao Caso Harvard e ao conteúdo trabalhados na disciplina:
Questão 01: Qual a importância do Gerenciamento de Risco como fator crítico de sucesso para o crescimento e, até mesmo, para sobrevivência da organização?
Para sobreviver ao atual contexto globalizado, as empresas estão cada vez mais preocupadas com o gerenciamento de riscos que permite às organizações a identificação, mensuração, tratamento, monitoramento os seus riscos em relação as suas metas e objetivos. Neste caso a Gestão de Risco empresariais pode gerar valor para as organizações, poderá auxiliar fortalecendo na tomada de decisão, permitirá a redução com prejuízos operacionais, atuação proativa como forma de prevenção, pincipalmente para os casos mapeados como maiores risco, efetuar a aplicação mais eficaz e eficiente dos recursos da organização.
Questão 02: De que forma a volatilidade dos mercados financeiros e a especificidade de cada um desses pode afetar as operações da Santander Consumer Finance?
O produto de varejo principal de empréstimos do Santander Consumer Finance é o empréstimo a pessoas físicas, principalmente através de financiamento de automóveis. 
Neste cenário, a volatilidade afetaria diretamente as economias dos Países e seus mercados financeiro que entraria em um ciclo de baixa, desaquecendo assim o consumo interno, onde o mercado automobilístico é um dos primeiros a ser afetado nos neste momento de desaceleração.
Por prisma, as regulamentações diferenciadas em questão de informações creditícias e normatizações para concessão de empréstimos impactam também nos procedimentos do banco não pode ter uma norma ou procedimento linear, para os seus produtos e na análise e concessão de crédito, tendo que ser flexível e adotar postura e procedimentos diferentes para cada caso.
Devido ao contexto de volatilidade, os financiamentos de carros sofreriam retração afetando diretamente o principal produto do Santander Consumer Finance como também dos demais produtos do banco que suas vendas estão, uma grande parte, vinculadas a este.
Questão 03: Em que momentos do texto podemos identificar os diferentes tipos de risco trabalhados na disciplina?
Riscos de Negócio:
Aquisições, fusões e parcerias principalmente em segmento de mercado que não era a sua especialidade – varejo de financiamento de veículos;
Lançamento de novos produtos na praça como banco sem agência, cartão diferenciado para manutenção do veículo e saque de dinheiro, entre outros;
Operações totalmente descentralizadas em diversos Países – iniciou a sua centralização em 2004; 
Risco de inadimplência, principalmente em mercados emergentes; 
A SCF pagava a comissão para os revendedores à vista dos contratos de financiamento;
Risco de uma centralização máxima dos processos, informações, tomadas de decisões, como também da imposição da sua cultura que engessaria em demasia a operação nos outros Países, 
Não padronização e descentralização do processo de cobrança, banco de dados das informações de clientes descentralizados devido a diferenças das legislações de cada local;
Os concorrentes diretos;
Produtos com nomes totalmente diferente em diversos Países. 
Riscos Estratégicos: 
Os Bureaus de Crédito tinham especificações particulares em cada País possuindo informações distintas e em alguns desses Países nem informações positivas havia - somente negativas; 
Custo do crédito variava muito entre os Países;
Barreiras culturais, naturais e regulatórias;
Fragmentação do mercado de crédito devido as diferenças regionais e de cada País;
Falta de cultura do mercado do Leste Europeu com o produto de empréstimo e financiamento ao consumidor. 
Risco Econômicos:
A cliclicidade da economia mundial, regionais e dos Países;
Riscos Financeiros:
Não poder fazer uma análise da carteira global de empréstimos para a securitização através do compartilhamento de risco ou risk pooling;
Perda do financiamento do Grupo Santander que possuía juros mais baixos;
Perda do financiamento local (dívida privilegiada, notas promissórias, securitização de ativos e depósitos de clientes), que é mais barato e evita swaps cambiais.
Questão 04: Quais os impactos das ações estratégicas implementadas pelo Santander Consumer Finance em suas ações e fundos que gerencia?
Entrada em novo mercado de empréstimo e financiamento ao consumidor onde a participação da SCF era pequena;
Êxito na sua decisão estratégica – entrou no mercado quando ele estava iniciando a sua forte expansão;
Conquista de novos clientes diretos através da estratégia de concessão de empréstimo a clientes indiretos;
Crescimento acelerado;
Lançamentos de novos produtos customizados para cada Região/País;
Descentralização de alguns processos para estar mais próximo do cliente;
Investir em equipes de profissionais locais que entendiam a cultura e tinham o know-how do mercado;
Flexibilidade o bastante para entender que cada mercado tem suas particularidades e a empresa tinha que se moldar a elas;
Filiais tinham determinada a autonomia para desenvolver produtos;
Pulverização do risco;
Um dos maiores bancos do mundo em termos de capitalização de mercado;
Maior rede de bancos de varejo no mundo ocidental;
Entrada para financiamento para consumidor do PDV;
Questão 04: 
Os impactos das ações foram positivos, pois a empresa cresceu e expandiu, ficando conhecida mundialmente. Mas foi percebido, que quatro áreas que precisavam passar por melhorias: financiamento de estoque, conversão de clientes, cobrança de pagamentos e seguros. Foi identificado também, que empréstimos ao consumidor para bens, que não automóveis, tinham mostrado potencial de expandir para negócios de maior retorno.
Os impactos das ações foram positivos, pois a empresa cresceu e expandiu, ficando conhecida mundialmente. Mas foi percebido, que quatro áreas que precisavam passar por melhorias: financiamentode estoque, conversão de clientes, cobrança de pagamentos e seguros. Foi identificado também, que empréstimos ao consumidor para bens, que não automóveis, tinham mostrado potencial de expandir para negócios de maior retorno.
Causaram impactos positivos, a abertura para ramificação entre mais espaços geográficos e mais áreas, como por exemplo investimentos que poderiam trazer maior retorno do que os de financiamento de veículos que propunham um retorno baixo por ser de baixo risco. Após aceitação do banco, foram identificadas 4 áreas que necessitavam de melhora: financiamento de estoque, conversão de clientes, cobrança de pagamentos e seguros. levantando a questão de como fazer isso?. Ficou á critério de Magda propor um mix de produtos que propusessem o maior retorno com o menor risco possível, sendo dado a ela 4 meses para fazê-lo.

Outros materiais