Buscar

AP3_2009.2

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período - 2º/2009
Disciplina: Logística Empresarial
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
· Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
GABARITO
Questão 1 (valor 2,5): Em determinadas condições, a melhor política de gestão de estoques tanto pode ser reagir à demanda real na produção e na distribuição, numa perspectiva de puxar, quanto pode ser planejar a produção e a distribuição como uma função das previsões de vendas, na concepção de empurrar. Adotar uma ou outra destas alternativas ao longo da cadeia de suprimentos torna-se mais fácil na medida em que se conhece o ponto de desacoplamento da demanda. Explique o que vem a ser este conceito e qual o efeito de seu posicionamento ao longo da cadeia de suprimento.
Resposta: O ponto de desacoplamento da demanda é definido como sendo o ponto até o qual a demanda real penetra numa seqüência de operações, em direção ao fornecedor inicial. Nestes pontos ocorre uma mudança no padrão de direcionamento dos fluxos. Se o ponto de desacoplamento da demanda está localizado próximo ao consumidor final, o planejamento total é necessário, pois não restará outro recurso para as empresas ao longo da cadeia que não sejam as previsões de venda.
Não obstante, se o ponto de desacoplamento da demanda está próximo ao fornecedor inicial da cadeia de suprimentos, uma estratégia de reação total é possível, pois todos os elos da cadeia compartilham a mesma informação acerca da demanda real na ponta do varejo.
Questão 2 (valor 2,5): Em quais situações são mais apropriados os estoques empurrados e o que deve ser feito quando não há possibilidade de armazenamento no local da produção.
R: os estoques empurrados são mais apropriados para as situações em que a produção ou as compras excederem as necessidades de curto prazo dos estoques aos quais se destinam. Quando não há a possibilidade de armazenar no local da produção por falta de espaço disponível ou outros motivos, os produtos em estoque devem ser alocados em diversos pontos de estocagem, obedecendo aos melhores critérios em termos econômicos. 
Questão 3 (valor 2,5): A primeira grande questão relativa à estratégia logística diz respeito à escolha entre o controle centralizado e o controle descentralizado. Explique o que vem a ser cada um deles.
Resposta: Em um sistema do tipo centralizado, a tomada de decisão é realizada em um local central para a cadeia inteira. O objetivo consiste em minimizar o custo total do sistema, satisfazendo algumas exigências de nível de serviço. Isto ocorre tanto quando a rede logística pertence a uma única organização, ou mesmo quando estão incluídas muitas organizações diferentes. Um controle centralizado conduz a uma otimização global.
Por outro lado, em um sistema descentralizado, cada entidade ou instalação apenas leva em consideração a identificação e operação das estratégias mais eficazes para si própria, sem considerar o impacto que isto pode acarretar nas outras entidades da cadeia de suprimentos. Dessa forma, um controle descentralizado leva à otimização local.
Questão 4 (valor 2,5): Cite e explique quais são os aspectos motivadores que determinam uma crescente busca pela integração das operações de produção e logística, de tal forma a minimizar o custo total, para um determinado nível de serviço, no âmbito de uma cadeia de suprimentos.
Resposta: 
- a pressão para reduzir os níveis de estoques, em virtude dos elevados custos de oportunidade envolvidos na manutenção dos estoques;
- a pressão para agilizar o atendimento ao cliente, com vistas à diminuir os prazos de entrega e aumentar a disponibilidade, em virtude do aumento do grau de exigência dos clientes atualmente;
- a pressão para customizar em massa, no sentido de oferecer para uma grande variedade de clientes distintos, produtos concebidos exclusivamente para atender às suas necessidades específicas.

Continue navegando

Outros materiais