Buscar

AP3_2010.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 
 
Avaliação Presencial – AP3
Período - 1º/2010
Disciplina: Logística Empresarial
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
 
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
 
        Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
 
Boa sorte!
 
Questão 1 (2,0 pontos): Explique o que vem a ser o MRP e o DRP no contexto da Logística.
 
Resposta: MRP – Materials Requirement Planning (Planejamento das Necessidades de Materiais): trata-se de um sistema criado no início dos anos 60, nos EUA, para calcular as necessidades de materiais nos estágios da indústria de manufatura.
DRP – Distribution Requirements Planning (Planejamento das Necessidades de Distribuição): trata-se de um conceito análogo, só que voltado para a distribuição física dos produtos.
 
.
 
Questão 2 (2,0 pontos): Cite e caracterize quatro dos passos que devem ser adotados para operacionalizar o método de empurrar quantidades de produtos aos pontos de estocagem.
 
R: Os passos que devem ser adotados para operacionalizar o método de empurrar quantidades de produtos aos pontos de estocagem são:
 
1º - determinar, por meio de técnicas de previsão, as necessidades do período compreendido entre o momento atual e o próximo processo de produção ou a próxima compra de fornecedores;
2º - verificar as quantidades disponíveis atualmente em cada ponto de estoque;
3º - determinar o nível de disponibilidade de estoques em cada ponto de estocagem;
4º - calcular as necessidades totais das previsões mais as quantidades adicionais necessárias para cobrir eventuais variações na demanda prevista;
5º - com base nos dados anteriores, determinar as quantidades líquidas que são necessárias, a partir das diferenças entre as necessidades totais e as quantidades disponíveis;
6º - distribuir o excedente das necessidades totais por meio de um rateio entre os pontos de estoque, empregando a demanda média de cada ponto como critério de rateio.
 
 
 
Questão 3 (2,0 pontos): Os esforços para coordenar a atividade da cadeia de suprimentos podem ser descritos em três categorias: informações compartilhadas, alinhamento de canal e eficiência operacional. Cite e caracterize pelo menos duas dessas categorias.
 
Resposta: 
As informações compartilhadas compreendem a transmissão de informações através da cadeia de modo que todas as operações possam monitorar a demanda verdadeira, tornando-a livre de distorções que afetem os outputs (saídas).
O alinhamento de canal significa as ações de ajuste da programação, os movimentos de material, os níveis de estoque, o preço e outras estratégias de vendas, de modo a alinhar todas as operações da cadeia. No exemplo dado por Slack, uma importante fonte de desalinhamento entre práticas de operações ocorre entre empresas distintas, acerca do pedido, quanto há um desencontro entre as características de volume-variedade do fornecedor e as características do consumidor, que afeta a questão da carga dos caminhões. Um supermercado individual ou um armazém pode não precisar de uma carga completa de caminhão em todos os períodos de vendas. Mesmo assim, seus fornecedores desejam entregar seus produtos somente por cargas completas de caminhão. Alguns acordos entre consumidor e fornecedor atualmente tentam assegurar que todo o caminhão entregue contenha um mix de produtos do fornecedor em vez de um caminhão lotado com um mesmo produto.
A eficiência operacional diz respeito aos esforços que cada operação na cadeia pode fazer para reduzir sua própria complexidade, reduzindo os custos de fazer negócios com outras operações na cadeia e aumentando o tempo de atravessamento. O efeito cumulativo dessas atividades individuais consiste em simplificar a travessia de toda a cadeia.
.
  
 
Questão 4 (2,0 pontos): Cite e explique pelo menos dois aspectos que devem ser considerados nos modelos de tomada de decisão relativa à localização.
 
Resposta: os seguintes aspectos devem ser considerados nos modelos de tomada de decisão relativa à localização:
 
Força Direcionadora: Consiste no fator determinante para a tomada de decisão. Por exemplo, na localização do varejo, as receitas a serem geradas em uma localização tornam-se o fator mais importante. Quando se trata da localização de serviços, a acessibilidade é o mais importante.
 
Número das instalações: Geralmente, a localização única é a que oferece  problemas de mais simples soluções.
 
Descontinuidade das Escolhas: Alguns métodos costumam explorar cada uma das localizações possíveis ao longo de um continuum (uma ordenação da menor intensidade para a maior, empregando-se uma determinada métrica) de espaço, até escolher a melhor de todas.
 
Grau de Agregação de Dados: Os problemas de localização normalmente envolvem a avaliação de um número cada vez maior de configurações de projetos de rede. A fim de gerenciar o tamanho do problema e conseguir resolvê-lo, é em geral necessário usar as relações agregadas de dados.
 
Horizonte de Tempo: Os métodos estáticos para definição de localizações são operados com base em dados de um período único, normalmente de um ano. Os métodos que englobam planejamento de localização multiperíodos são chamados de dinâmicos.
 
 
Questão 5 (2,0 pontos): A disponibilidade de informações desempenha um papel relevante na cadeia de suprimentos. Em algumas situações, a cadeia de suprimentos deve ser projetada para tornar a informação disponível. Em outros casos, a cadeia deve ser configurada para tirar vantagens de informações que já estão disponíveis. E ainda, em muitos casos, uma cadeia de suprimentos deve ser projetada para compensar a falta de informação. A primeira grande questão relativa à estratégia logística diz respeito à escolha entre o controle centralizado e o controle descentralizado. Explique e caracterize cada um desses sistemas de controle:
 
Resposta: Em um sistema do tipo centralizado, a tomada de decisão é realizada em um local central para a cadeia inteira. O objetivo consiste em minimizar o custo total do sistema, satisfazendo algumas exigências de nível de serviço. Isto ocorre tanto quando a rede logística pertence a uma única organização, ou mesmo quando estão incluídas muitas organizações diferentes. Um controle centralizado conduz a uma otimização global.

Outros materiais

Outros materiais