Buscar

Atividade Contextualizada Bioestatistica

Prévia do material em texto

UNINASSAU
FARMÁCIA
BIOESTATISTICA
HUMBERTO BEZERRA DE SOUZA SOBRINHO
JANINE FARIAS DA SILVA (Coordenador de Curso)
KAREN RUSSO REGO
Até agora estudamos sobre: a história e fundamentos da estatística, as características, o trabalho estatístico, o arredondamento dos dados numéricos, como escolher as amostras, os dados estatísticos e como organizar os dados.
E assim, quando pesquisamos sobre um determinado tema, queremos obter respostas a perguntas que criamos no momento da construção da pesquisa. Essas respostas nos ajudarão a decidir com mais clareza sobre o que fazer em determinadas situações. Diante disso, responda:
O que você deve fazer para evitar que a sua amostra não represente a população que você deseja estudar? E ao final da sua pesquisa, se tudo der certo, você pode generalizar os resultados para toda a população? Por quê?
É muito difícil poder trabalhar com todos os elementos da população, pois é comum termos pouco tempo e recursos, geralmente, o pesquisador só estuda um pequeno grupo de indivíduos retirados da população, grupo esse que é chamado de amostra. A amostra estatística consiste em um subconjunto representativo, ou seja, em um conjunto de indivíduos retirados de uma população, a fim de que seu estudo estatístico possa fornecer informações importantes sobre aquela população, analisando-se uma boa amostra chega-se a resultados que podem ser atribuido á população toda. Também é importante lembrar que: A amostra é sempre finita, quanto maior for a amostra mais significativo é o estudo. Deve-se notar que os elementos amostrais podem ser: Simples (indivíduos) ou Coletivos (famílias, irmandades, colônias). Quando se realiza um estudo quase nunca é possível examinar todos os elementos da população em que se está interessado, por motivos financeiros, ou por limite de tempo, ou restrição na locomoção para registro dos dados, mas geralmente, pode-se trabalhar com o que é acessível, ou seja, com uma parte da população, que deve apresentar a maioria das características da população. O importante é lembrar que a tomada de decisões sobre a população, com base em estudos feitos sobre os dados de uma amostra, constitui a problema central da inferência estatística, assim, amostragem é o processo pelo qual se obtém informação sobre um todo (população), examinando-se apenas uma parte do mesmo (amostra). A inferência estatística nos dá elementos para generalizar as conclusões obtidas da amostra para toda a população, lembrando que os erros de coleta e manuseio de um grande número de dados podem ser maiores do que as imprecisões a que estamos sujeitos quando generalizamos, via inferência, as conclusões de uma amostra bem selecionada. Portanto, é incorreto pensar que seríamos mais precisos, se tivéssemos acesso a todos os elementos da população. O risco é a margem de erro motivada pelo fato de se investigar parcialmente (amostra) o universo (população). 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
http://www.cultura.ufpa.br/dicas/biome/biodavar.htm

Continue navegando