Buscar

Pavimentos Especiais 1

Prévia do material em texto

Base estabilizada de Cimento ou Cal
ACADÊMICAS:
Adriéli Martins 
Bruna Marszalek 
Fabiele Fernandes 
Karine Accordi
1
O que é estabilização do solo?
Estabilizar um solo significa conferir-lhe a capacidade de resistir e suportar as cargas e os esforços induzidos pelo tráfego normalmente aplicados sobre o pavimento e também às ações erosivas de agentes naturais sob as condições mais adversas de solicitação consideradas no projeto.no de 1939. A composição do solo-cimento nada mais é que um material resultante da mistura homogênea, compactada e curada de solo, cimento e água que resulta em um material com boa resistência a compressão, bom índice de impermeabilidade, baixa retração do material, alta durabilidade e baixo custo inicial. Na mistura, a maior parte é solo, o cimento representa uma pequena porcentagem, tudo estabelecido de acordo com estudos do local onde esta técnica será empregada chegando num resultado suficiente para estabilizá-lo e conferir com a resistência desejada.
2
Métodos de estabilização
Os tipos de estabilização podem ser classificados como:
Mecânica
Granulométrica
Química
Elétrica e térmica
No caso, cimento e cal pertencem à estabilização química.
Estabilização solo-cimento
A composição do solo-cimento é um material resultante da mistura homogênea, compactada e curada de solo, cimento e água que resulta em um material com boa resistência a compressão, bom índice de impermeabilidade, baixa retração do material, alta durabilidade e baixo custo inicial. 
Na mistura, a maior parte é solo, o cimento representa uma pequena porcentagem, tudo estabelecido de acordo com estudos do local onde esta técnica será empregada chegando num resultado suficiente para estabilizá-lo e conferir com a resistência desejada. 
5
O solo, quando tratado com cimento, tem aumento significativo de resistência e rigidez quando comparado ao solo original, o que o torna um material de construção com potencial para várias aplicações: fundações superficiais, proteção de taludes, e principalmente quando aplicado como base ou sub-base de pavimentos.
6
Tipos de misturas
Mistura de solo-cimento: Mistura de cimento, água e solo, para garantir durabilidade e estabilidade exigidos;
Solo melhorado com cimento: Quando for economicamente inviável estabilizar o solo com cimento, utiliza-se pequenas quantidades deste aglomerante para modificar suas qualidades físicas;
Solo cimento- plástico: Material endurecido formado pela cura de uma mistura íntima de solo, cimento e quantidade suficiente de água para produzir uma consistência de argamassa. 
Fatores que influenciam
Tipo de solo: todo solo pode ser estabilizado com cimento, porém os solos arenosos são mais eficientes que os argilosos por exigirem baixos teores de cimento. 
Presença no solo de materiais nocivos ao cimento: afeta a hidratação do cimento devido à absorção dos ions de cálcio gerado, resultando uma queda no PH da mistura. 
Teor de cimento: A resistência da mistura solo-cimento aumenta linearmente com o teor de cimento, para um mesmo tipo de solo. 
Teor de umidade da mistura
Tempo e condições de cura
Dosagem solo-cimento
Dosagem de solo-cimento é a sequência de ensaios realizados com uma mistura de solo, cimento e água, seguida de interpretação dos resultados.
Estabilização solo-cal
É uma técnica de estabilização utilizada em vários países em que a cal é misturada ao solo. Suas principais funções são:
Melhoria permanente das características do solo;
Aumenta a resistência à ação da água;
Melhoria do poder de suporte;
Melhoria da trabalhabilidade de solos argilosos.
Ao misturar a cal ao solo em condições ótimas de umidade, ocorrem reações químicas que provocam alterações físicas nos mesmos, tais como: 
O índice de plasticidade (IP) cai; 
O limite de plasticidade (LP) aumenta e o limite de liquidez (LL) cai;
A fração do solo passante na peneira n°80 (0,42mm) decresce; 
A contração linear e expansão decrescem; 
A água e a cal aceleram a desintegração dos torrões de argila durante a pulverização, tornando os solos mais trabalháveis; 
A resistência à compressão aumenta; 
Aumento da capacidade de carga; 
Facilita a secagem do solo em áreas alagadiças; 
Nas bases e sub-bases estabilizadas com cal, produz uma barreira resistente à penetração da água por gravidade e promove rápida evaporação da umidade existente.
Fatores que influenciam 
Tipo de cal empregada: Pode-se empregar tanto cal virgem quanto cal hidratada.
Tipo de solo: Solos finos correspondem melhor à estabilização com cal que solos granulares porque uma maior superfície específica refletirá em reações mais intensas entre a cal e as partículas de solo.
Tempo de cura: Ganhos muito pequenos de resistência nas idades iniciais e maiores desenvolvimentos para maiores períodos de tempo. 
Influência da temperatura: Quando a cura for a baixas temperaturas, o aumento de resistência é lento, a temperaturas normais a velocidade é maior, e a altas temperaturas (60°C) as resistências evoluem rapidamente. 
Tipos de estabilização com cal
Solo modificado com cal: visa reduzir a plasticidade do solo e aumentar a trabalhabilidade. 
Solo cimentado com cal: visa obter um material com maior resistência e durabilidade. 
Dosagem solo-cal
Não existe no Brasil metodologia para dosagem e dimensionamento de misturas solo-cal. Para misturas que apresentam ganhos de resistência, o ensaio de compressão simples é utilizado para dosagem. A avaliação da capacidade de suporte das misturas solo-cal é feita mediante o ensaio de ISC (CBR). Normalmente são utilizados procedimentos de dosagem experimentais.
Obrigada!
18

Continue navegando