Logo Passei Direto
Buscar

Questões 2018

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Acerca do uso de analgésicos no pós-operatório de procedimento cirúrgico odontológico, julgue os itens a seguir. A associação de anti-inflamatórios esteroides e não esteroides, com o intuito de promover a analgesia preemptiva para os procedimentos cirúrgicos na região da cabeça e da face, inibe o processo inflamatório por meio da supressão da produção de substâncias vasoativas como prostaglandinas, leucotrieno e ciclo-oxigenase 2 (COX 2).
C.Certo E.Errado

Homem de 36 anos de idade realiza consulta em serviço odontológico. Relata pequeno aumento de mobilidade no dente 11, que não o incomodava na mastigação. Ao exame clínico, o cirurgião-dentista observa avançada destruição de tecidos periodontais de suporte na maior parte da dentição que está associada com a presença de vários defeitos ósseos angulares. O cirurgiãodentista admite a hipótese diagnóstica de periodontite crônica generalizada e propõe ao paciente.
A.adequado controle de biofilme dental; terapias cirúrgicas e não-cirúrgicas e fase de manutenção a cada dois anos. B.exodontia dos dentes com mobilidade; confecção de próteses parciais fixas e fase de manutenção a cada dois anos. C.adequado controle de biofilme dental; terapias cirúrgicas e não-cirúrgicas e fase de manutenção a cada três meses. D.exodontia dos dentes com mobilidade; confecção de implantes e fase de manutenção a cada seis meses. E.exodontia dos dentes com mobilidade; confecção de implantes e fase de manutenção a cada um ano.

“ Raramente, o cirurgião-dentista será solicitado a realizar Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em ambiente odontológico, porém, é mais do que provável que o profissional lance mão de manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) para o controle das diversas situações de emergências médicas que podem surgir durante a sua vida profissional.” (Ribeiro, 2014.) Em relação aos casos de parada cardíaca, assinale a alternativa correta.
A.Não é indicado iniciar as compressões torácicas com o paciente na cadeira odontológica. B.As compressões torácicas em adultos devem ter 5 cm de profundidade e uma frequência de 20 por minuto. C.Deve ser administrado um volume suficiente de ventilação para que aconteça o movimento do tórax do paciente. D.Para realização da respiração “boca a boca” a cabeça do paciente deve estar inclinada para frente e o queixo levantado.

Considerando a possibilidade de abordagem para tratamento de dentes traumatizados por meio da execução de procedimento restaurador, utilizando-se ou não o fragmento do dente fraturado, julgue os itens seguintes. No caso de fratura coronal à crista óssea, uma cirurgia a retalho sem osteotomia ou osteoplastia para acesso à margem da fratura possibilita a colagem do fragmento ou a utilização de compósitos na mesma sessão, ainda que haja invasão do espaço biológico.
C.Certo E.Errado

Acerca dos procedimentos cirúrgicos realizados em consultório odontológico, julgue os itens subsequentes. Para a remoção de um terceiro molar inferior que se encontre em posição mesioangulada, é possível empregar uma broca cirúrgica em alta rotação para remover o osso vestibular e lingual e, assim, revelar a coroa do dente impactado antes da secção de suas raízes na altura de sua bifurcação.
C.Certo E.Errado

Acerca dos procedimentos cirúrgicos realizados em consultório odontológico, julgue os itens subsequentes. Independentemente do dente a ser extraído, a força apical gerada com fórceps resulta no rompimento do ligamento periodontal, enquanto as forças aplicadas no sentido vestibulolingual são responsáveis pela expansão do alvéolo.
C.Certo E.Errado

Com relação a procedimentos cirúrgicos na odontologia, julgue os itens subsecutivos. É comum ocorrer fratura radicular na região de menor espessura de um dente com hipercementose quando se tenta extraí-lo pela via alveolar.
C.Certo E.Errado

Considerando os conceitos e as técnicas atuais de cirurgia bucal, julgue os itens que se seguem. Em cirurgias, o profissional de odontologia deverá posicionar o fórceps o mais apical possível para que o ponto de fulcro da força empregada favoreça a não ocorrência de fraturas radiculares.
C.Certo E.Errado

Em relação a técnicas e princípios cirúrgicos na odontologia, julgue os próximos itens. A técnica exodôntica com uso de periótomo objetiva luxar o dente pelo rompimento das fibras do ligamento periodontal, o que permite seccionar o ligamento periodontal de forma atraumática e preservar as cristas alveolares no transcorrer da exodontia, deixando-as intactas.
C.Certo E.Errado

O controle da hemostasia consiste em uma das principais medidas adotadas durante uma intervenção cirúrgica. A prevenção da perda excessiva de sangue enseja reparo mais satisfatório, melhor recuperação do paciente, além de reduzir significativamente o risco de infecção pós-operatória. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A.A pinça para calázio, como a pinça Kelly, é um instrumento eficiente de hemostasia pela apreensão de vasos mais calibrosos. B.As ligaduras devem ser removidas tão logo seja conquistada a hemostasia, a fim de se evitar uma reação tipo corpo estranho. C.A aplicação de instrumento de metal resfriado na luz do vaso promove a suspensão do sangramento como consequência da vasoconstrição. D.A pressão direta contínua com esponja de tecido de vinte a trinta segundos em vasos menores (capilares) é um método satisfatório de controle de sangramento. E.A aplicação de esponjas com heparina consiste em método eficaz de controle de sangramento em locais onde a cooptação de bordos seja impossível.

O procedimento cirúrgico conhecido como manobra de Chompret-Hirondel tem como objetivo.
A.imobilizar as bordas da gengiva marginal visando promover descanso local e hemostasia. B.remover espículas e/ou esquírolas ósseas advindas do ato cirúrgico. C.separar, por divulsão, a gengiva marginal inserida ao redor do colo anatômico do dente. D.fazer com que o alvéolo, após ter sido dilatado, volte à sua posição original. E.movimentar o dente dentro do alvéolo para desunir os ligamentos periodontais ao redor de sua raiz.

Em relação a técnicas e princípios cirúrgicos na odontologia, julgue os próximos itens. A alveoloplastia realizada por meio de compressão bidigital das cristas alveolares, vestibular e palatina do alvéolo é utilizada para reposicionar essas tábuas ósseas dilatadas durante a luxação do elemento dentário extraído após a cirurgia oral.
C.Certo E.Errado

Acerca das técnicas e dos princípios de cirurgia oral, julgue os itens que se seguem. Nas cirurgias orais, os retalhos mucoperiosteais deverão ter a base mais estreita do que a margem gengival livre para que ocorra o suprimento sanguíneo do tecido descolado.
C.Certo E.Errado

Paciente com 56 anos de idade, sexo feminino, tem indicação para exodontia do 16 por razões protéticas. A radiografia mostra que o dente 16 apresenta raízes divergentes e também uma lesão periapical na região do dente 15.
A técnica cirúrgica exodôntica preconizada é A.a ostectomia. B.a apicectomia. C.o seccionamento dental. D.a alveolectomia total. E.a alveolectomia parcial.

Levando-se em consideração as técnicas cirúrgicas de remoção de dentes decíduos, pode-se afirmar que.
A.nos casos de odontossecção nos molares superiores decíduos, a secção do dente deve ser em forma de “Y” devido à posição e ao número de raízes. B.a osteotomia é uma das manobras mais utilizadas em odontopediatria para a remoção de raízes residuais e dentes erupcionados e com anquilose radicular. C.o uso de elevadores é contraindicado, nos casos de exodontia, pois estes podem provocar a avulsão do germe do sucessor permanente. D.na remoção de dentes decíduos, não está indicada a associação de técnicas, dando-se preferência ao uso de fórceps, que torna o procedimento menos invasivo. E.a curetagem da lesão patológica intra-alveolar após a exodontia de dentes decíduos não está indicada, pois sempre acarreta dano no desenvolvimento do sucessor permanente.

A sequência preconizada para a realização da técnica exodôntica é.
A.sindesmotomia, incisão, descolamento do retalho, alveolectomia, extração, sutura e limpeza da cavidade. B.sindesmotomia, incisão, alveolectomia intra-alveolar, extração, sutura e limpeza da cavidade. C.incisão, descolamento do retalho, ostectomia interna, extração, limpeza da cavidade e sutura. D.incisão, sindesmotomia, descolamento do retalho, alveolectomia, extração, limpeza da cavidade e sutura. E.incisão, descolamento do retalho, alveolectomia externa, extração, sutura e limpeza da cavidade.

Para verificação de uma possível comunicação buco-sinusal, deve-se aplicar a manobra de.
A.Newman. B.Archer. C.Garret. D.Chompret. E.Valsalva.

Com relação à manobra de odontossecção, pode-se afirmar que.
A.reduz a quantidade de tecido ósseo que se tem que eliminar. B.aumenta o tempo operatório da execução da exodontia. C.aumenta a quantidade de tecido ósseo que se tem que eliminar. D.pode lesar o dente vizinho. E.aumenta o risco de lesar as estruturas subjacentes ao órgão dental.

Paciente com 23 anos de idade, sexo masculino, apresenta extensa destruição coronária no dente 37, que tem indicação para extração. A radiografia mostra raízes divergentes.
A técnica exodôntica indicada é a A.via alveolar, com seccionamento paralelo ao longo eixo dental. B.via não-alveolar, por ostectomia. C.via alveolar, por alveolectomia parcial. D.via não-alveolar, por alveolectomia total. E.apicectomia.

Julgue os itens a seguir, relativos às técnicas para cirurgias bucais. Para se ter acesso cirúrgico à região apical de um molar, é necessário um retalho trapezoidal com base maior voltada para a coroa deste dente, possibilitando melhor acesso às raízes dentárias.
C.Certo E.Errado

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Acerca do uso de analgésicos no pós-operatório de procedimento cirúrgico odontológico, julgue os itens a seguir. A associação de anti-inflamatórios esteroides e não esteroides, com o intuito de promover a analgesia preemptiva para os procedimentos cirúrgicos na região da cabeça e da face, inibe o processo inflamatório por meio da supressão da produção de substâncias vasoativas como prostaglandinas, leucotrieno e ciclo-oxigenase 2 (COX 2).
C.Certo E.Errado

Homem de 36 anos de idade realiza consulta em serviço odontológico. Relata pequeno aumento de mobilidade no dente 11, que não o incomodava na mastigação. Ao exame clínico, o cirurgião-dentista observa avançada destruição de tecidos periodontais de suporte na maior parte da dentição que está associada com a presença de vários defeitos ósseos angulares. O cirurgiãodentista admite a hipótese diagnóstica de periodontite crônica generalizada e propõe ao paciente.
A.adequado controle de biofilme dental; terapias cirúrgicas e não-cirúrgicas e fase de manutenção a cada dois anos. B.exodontia dos dentes com mobilidade; confecção de próteses parciais fixas e fase de manutenção a cada dois anos. C.adequado controle de biofilme dental; terapias cirúrgicas e não-cirúrgicas e fase de manutenção a cada três meses. D.exodontia dos dentes com mobilidade; confecção de implantes e fase de manutenção a cada seis meses. E.exodontia dos dentes com mobilidade; confecção de implantes e fase de manutenção a cada um ano.

“ Raramente, o cirurgião-dentista será solicitado a realizar Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em ambiente odontológico, porém, é mais do que provável que o profissional lance mão de manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) para o controle das diversas situações de emergências médicas que podem surgir durante a sua vida profissional.” (Ribeiro, 2014.) Em relação aos casos de parada cardíaca, assinale a alternativa correta.
A.Não é indicado iniciar as compressões torácicas com o paciente na cadeira odontológica. B.As compressões torácicas em adultos devem ter 5 cm de profundidade e uma frequência de 20 por minuto. C.Deve ser administrado um volume suficiente de ventilação para que aconteça o movimento do tórax do paciente. D.Para realização da respiração “boca a boca” a cabeça do paciente deve estar inclinada para frente e o queixo levantado.

Considerando a possibilidade de abordagem para tratamento de dentes traumatizados por meio da execução de procedimento restaurador, utilizando-se ou não o fragmento do dente fraturado, julgue os itens seguintes. No caso de fratura coronal à crista óssea, uma cirurgia a retalho sem osteotomia ou osteoplastia para acesso à margem da fratura possibilita a colagem do fragmento ou a utilização de compósitos na mesma sessão, ainda que haja invasão do espaço biológico.
C.Certo E.Errado

Acerca dos procedimentos cirúrgicos realizados em consultório odontológico, julgue os itens subsequentes. Para a remoção de um terceiro molar inferior que se encontre em posição mesioangulada, é possível empregar uma broca cirúrgica em alta rotação para remover o osso vestibular e lingual e, assim, revelar a coroa do dente impactado antes da secção de suas raízes na altura de sua bifurcação.
C.Certo E.Errado

Acerca dos procedimentos cirúrgicos realizados em consultório odontológico, julgue os itens subsequentes. Independentemente do dente a ser extraído, a força apical gerada com fórceps resulta no rompimento do ligamento periodontal, enquanto as forças aplicadas no sentido vestibulolingual são responsáveis pela expansão do alvéolo.
C.Certo E.Errado

Com relação a procedimentos cirúrgicos na odontologia, julgue os itens subsecutivos. É comum ocorrer fratura radicular na região de menor espessura de um dente com hipercementose quando se tenta extraí-lo pela via alveolar.
C.Certo E.Errado

Considerando os conceitos e as técnicas atuais de cirurgia bucal, julgue os itens que se seguem. Em cirurgias, o profissional de odontologia deverá posicionar o fórceps o mais apical possível para que o ponto de fulcro da força empregada favoreça a não ocorrência de fraturas radiculares.
C.Certo E.Errado

Em relação a técnicas e princípios cirúrgicos na odontologia, julgue os próximos itens. A técnica exodôntica com uso de periótomo objetiva luxar o dente pelo rompimento das fibras do ligamento periodontal, o que permite seccionar o ligamento periodontal de forma atraumática e preservar as cristas alveolares no transcorrer da exodontia, deixando-as intactas.
C.Certo E.Errado

O controle da hemostasia consiste em uma das principais medidas adotadas durante uma intervenção cirúrgica. A prevenção da perda excessiva de sangue enseja reparo mais satisfatório, melhor recuperação do paciente, além de reduzir significativamente o risco de infecção pós-operatória. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A.A pinça para calázio, como a pinça Kelly, é um instrumento eficiente de hemostasia pela apreensão de vasos mais calibrosos. B.As ligaduras devem ser removidas tão logo seja conquistada a hemostasia, a fim de se evitar uma reação tipo corpo estranho. C.A aplicação de instrumento de metal resfriado na luz do vaso promove a suspensão do sangramento como consequência da vasoconstrição. D.A pressão direta contínua com esponja de tecido de vinte a trinta segundos em vasos menores (capilares) é um método satisfatório de controle de sangramento. E.A aplicação de esponjas com heparina consiste em método eficaz de controle de sangramento em locais onde a cooptação de bordos seja impossível.

O procedimento cirúrgico conhecido como manobra de Chompret-Hirondel tem como objetivo.
A.imobilizar as bordas da gengiva marginal visando promover descanso local e hemostasia. B.remover espículas e/ou esquírolas ósseas advindas do ato cirúrgico. C.separar, por divulsão, a gengiva marginal inserida ao redor do colo anatômico do dente. D.fazer com que o alvéolo, após ter sido dilatado, volte à sua posição original. E.movimentar o dente dentro do alvéolo para desunir os ligamentos periodontais ao redor de sua raiz.

Em relação a técnicas e princípios cirúrgicos na odontologia, julgue os próximos itens. A alveoloplastia realizada por meio de compressão bidigital das cristas alveolares, vestibular e palatina do alvéolo é utilizada para reposicionar essas tábuas ósseas dilatadas durante a luxação do elemento dentário extraído após a cirurgia oral.
C.Certo E.Errado

Acerca das técnicas e dos princípios de cirurgia oral, julgue os itens que se seguem. Nas cirurgias orais, os retalhos mucoperiosteais deverão ter a base mais estreita do que a margem gengival livre para que ocorra o suprimento sanguíneo do tecido descolado.
C.Certo E.Errado

Paciente com 56 anos de idade, sexo feminino, tem indicação para exodontia do 16 por razões protéticas. A radiografia mostra que o dente 16 apresenta raízes divergentes e também uma lesão periapical na região do dente 15.
A técnica cirúrgica exodôntica preconizada é A.a ostectomia. B.a apicectomia. C.o seccionamento dental. D.a alveolectomia total. E.a alveolectomia parcial.

Levando-se em consideração as técnicas cirúrgicas de remoção de dentes decíduos, pode-se afirmar que.
A.nos casos de odontossecção nos molares superiores decíduos, a secção do dente deve ser em forma de “Y” devido à posição e ao número de raízes. B.a osteotomia é uma das manobras mais utilizadas em odontopediatria para a remoção de raízes residuais e dentes erupcionados e com anquilose radicular. C.o uso de elevadores é contraindicado, nos casos de exodontia, pois estes podem provocar a avulsão do germe do sucessor permanente. D.na remoção de dentes decíduos, não está indicada a associação de técnicas, dando-se preferência ao uso de fórceps, que torna o procedimento menos invasivo. E.a curetagem da lesão patológica intra-alveolar após a exodontia de dentes decíduos não está indicada, pois sempre acarreta dano no desenvolvimento do sucessor permanente.

A sequência preconizada para a realização da técnica exodôntica é.
A.sindesmotomia, incisão, descolamento do retalho, alveolectomia, extração, sutura e limpeza da cavidade. B.sindesmotomia, incisão, alveolectomia intra-alveolar, extração, sutura e limpeza da cavidade. C.incisão, descolamento do retalho, ostectomia interna, extração, limpeza da cavidade e sutura. D.incisão, sindesmotomia, descolamento do retalho, alveolectomia, extração, limpeza da cavidade e sutura. E.incisão, descolamento do retalho, alveolectomia externa, extração, sutura e limpeza da cavidade.

Para verificação de uma possível comunicação buco-sinusal, deve-se aplicar a manobra de.
A.Newman. B.Archer. C.Garret. D.Chompret. E.Valsalva.

Com relação à manobra de odontossecção, pode-se afirmar que.
A.reduz a quantidade de tecido ósseo que se tem que eliminar. B.aumenta o tempo operatório da execução da exodontia. C.aumenta a quantidade de tecido ósseo que se tem que eliminar. D.pode lesar o dente vizinho. E.aumenta o risco de lesar as estruturas subjacentes ao órgão dental.

Paciente com 23 anos de idade, sexo masculino, apresenta extensa destruição coronária no dente 37, que tem indicação para extração. A radiografia mostra raízes divergentes.
A técnica exodôntica indicada é a A.via alveolar, com seccionamento paralelo ao longo eixo dental. B.via não-alveolar, por ostectomia. C.via alveolar, por alveolectomia parcial. D.via não-alveolar, por alveolectomia total. E.apicectomia.

Julgue os itens a seguir, relativos às técnicas para cirurgias bucais. Para se ter acesso cirúrgico à região apical de um molar, é necessário um retalho trapezoidal com base maior voltada para a coroa deste dente, possibilitando melhor acesso às raízes dentárias.
C.Certo E.Errado

Prévia do material em texto

→ CIRURGIA
Acerca do uso de analgésicos no pós-operatório de procedimento cirúrgico odontológico, julgue os itens a seguir. A associação de anti-inflamatórios esteroides e não esteroides, com o intuito de promover a analgesia preemptiva para os procedimentos cirúrgicos na região da cabeça e da face, inibe o processo inflamatório por meio da supressão da produção de substâncias vasoativas como prostaglandinas, leucotrieno e ciclo-oxigenase 2 (COX 2).
C.Certo
E.Errado
Homem de 36 anos de idade realiza consulta em serviço odontológico. Relata pequeno aumento de mobilidade no dente 11, que não o incomodava na mastigação. Ao exame clínico, o cirurgião-dentista observa avançada destruição de tecidos periodontais de suporte na maior parte da dentição que está associada com a presença de vários defeitos ósseos angulares. O cirurgiãodentista admite a hipótese diagnóstica de periodontite crônica generalizada e propõe ao paciente
A.adequado controle de biofilme dental; terapias cirúrgicas e não-cirúrgicas e fase de manutenção a cada dois anos.
B.exodontia dos dentes com mobilidade; confecção de próteses parciais fixas e fase de manutenção a cada dois anos.
C.adequado controle de biofilme dental; terapias cirúrgicas e não-cirúrgicas e fase de manutenção a cada três meses.
D.exodontia dos dentes com mobilidade; confecção de implantes e fase de manutenção a cada seis meses.
E.exodontia dos dentes com mobilidade; confecção de implantes e fase de manutenção a cada um ano.
“Raramente, o cirurgião-dentista será solicitado a realizar Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em ambiente odontológico, porém, é mais do que provável que o profissional lance mão de manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) para o controle das diversas situações de emergências médicas que podem surgir durante a sua vida profissional.”
(Ribeiro, 2014.)
Em relação aos casos de parada cardíaca, assinale a alternativa correta.
A.Não é indicado iniciar as compressões torácicas com o paciente na cadeira odontológica.
B.As compressões torácicas em adultos devem ter 5 cm de profundidade e uma frequência de 20 por minuto.
C.Deve ser administrado um volume suficiente de ventilação para que aconteça o movimento do tórax do paciente.
D.Para realização da respiração “boca a boca” a cabeça do paciente deve estar inclinada para frente e o queixo levantado.
Considerando a possibilidade de abordagem para tratamento de dentes traumatizados por meio da execução de procedimento restaurador, utilizando-se ou não o fragmento do dente fraturado, julgue os itens seguintes. No caso de fratura coronal à crista óssea, uma cirurgia a retalho sem osteotomia ou osteoplastia para acesso à margem da fratura possibilita a colagem do fragmento ou a utilização de compósitos na mesma sessão, ainda que haja invasão do espaço biológico.
C.Certo
E.Errado
Acerca dos procedimentos cirúrgicos realizados em consultório odontológico, julgue os itens subsequentes. Para a remoção de um terceiro molar inferior que se encontre em posição mesioangulada, é possível empregar uma broca cirúrgica em alta rotação para remover o osso vestibular e lingual e, assim, revelar a coroa do dente impactado antes da secção de suas raízes na altura de sua bifurcação.
C.Certo
E.Errado
Acerca dos procedimentos cirúrgicos realizados em consultório odontológico, julgue os itens subsequentes. Independentemente do dente a ser extraído, a força apical gerada com fórceps resulta no rompimento do ligamento periodontal, enquanto as forças aplicadas no sentido vestibulolingual são responsáveis pela expansão do alvéolo.
C.Certo
E.Errado
Com relação a procedimentos cirúrgicos na odontologia, julgue os itens subsecutivos. É comum ocorrer fratura radicular na região de menor espessura de um dente com hipercementose quando se tenta extraí-lo pela via alveolar.
C.Certo
E.Errado
Acerca dos procedimentos cirúrgicos realizados em consultório odontológico, julgue os itens subsequentes. A osteíte alveolar associada à extração de terceiros molares inclusos, causada pela remoção parcial ou completa de coágulo sanguíneo e consequente exposição óssea, manifesta-se com sensação dolorosa intensa, em razão da fibrinólise e da invasão de bactérias provenientes da saliva.
C.Certo
E.Errado
Com relação a procedimentos cirúrgicos na odontologia, julgue os itens subsecutivos. É comum ocorrer fratura radicular na região de menor espessura de um dente com hipercementose quando se tenta extraí-lo pela via alveolar.
C.Certo
E.Errado
Considerando os conceitos e as técnicas atuais de cirurgia bucal, julgue os itens que se seguem. Em cirurgias, o profissional de odontologia deverá posicionar o fórceps o mais apical possível para que o ponto de fulcro da força empregada favoreça a não ocorrência de fraturas radiculares.
C.Certo
E.Errado
Em relação a técnicas e princípios cirúrgicos na odontologia, julgue os próximos itens. A técnica exodôntica com uso de periótomo objetiva luxar o dente pelo rompimento das fibras do ligamento periodontal, o que permite seccionar o ligamento periodontal de forma atraumática e preservar as cristas alveolares no transcorrer da exodontia, deixando-as intactas.
C.Certo
E.Errado
O controle da hemostasia consiste em uma das principais medidas adotadas durante uma intervenção cirúrgica. A prevenção da perda excessiva de sangue enseja reparo mais satisfatório, melhor recuperação do paciente, além de reduzir significativamente o risco de infecção pós-operatória. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A.A pinça para calázio, como a pinça Kelly, é um instrumento eficiente de hemostasia pela apreensão de vasos mais calibrosos.
B.As ligaduras devem ser removidas tão logo seja conquistada a hemostasia, a fim de se evitar uma reação tipo corpo estranho.
C.A aplicação de instrumento de metal resfriado na luz do vaso promove a suspensão do sangramento como consequência da vasoconstrição.
D.A pressão direta contínua com esponja de tecido de vinte a trinta segundos em vasos menores (capilares) é um método satisfatório de controle de sangramento.
E.A aplicação de esponjas com heparina consiste em método eficaz de controle de sangramento em locais onde a cooptação de bordos seja impossível.
O procedimento cirúrgico conhecido como manobra de Chompret-Hirondel tem como objetivo
A.imobilizar as bordas da gengiva marginal visando promover descanso local e hemostasia.
B.remover espículas e/ou esquírolas ósseas advindas do ato cirúrgico.
C.separar, por divulsão, a gengiva marginal inserida ao redor do colo anatômico do dente.
D.fazer com que o alvéolo, após ter sido dilatado, volte à sua posição original.
E.movimentar o dente dentro do alvéolo para desunir os ligamentos periodontais ao redor de sua raiz.
Em relação a técnicas e princípios cirúrgicos na odontologia, julgue os próximos itens. A alveoloplastia realizada por meio de compressão bidigital das cristas alveolares, vestibular e palatina do alvéolo é utilizada para reposicionar essas tábuas ósseas dilatadas durante a luxação do elemento dentário extraído após a cirurgia oral.
C.Certo
E.Errado
Acerca das técnicas e dos princípios de cirurgia oral, julgue os itens que se seguem.
Nas cirurgias orais, os retalhos mucoperiosteais deverão ter a base mais estreita do que a margem gengival livre para que ocorra o suprimento sanguíneo do tecido descolado.
C.Certo
E.Errado
Um paciente do sexo masculino, de vinte e cinco anos de idade, procurou atendimento odontológico queixando-se de dor, gosto desagradável e inchaço na gengiva, na região do segundo molar inferior esquerdo. O paciente relatou, ainda, que apresentou um pouco de dificuldade na ingestão, além de febre e mal-estar nos dois últimos dias. No exame clínico, o paciente apresentou trismo leve, linfoadenopatia e halitose. A imagem apresentada mostra o resultado da radiografia realizada no paciente.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem, considerando a imagem radiográfica apresentada.
No caso em tela, para a remoção dodente 38, é possível fazer um retalho em envelope com incisão relaxante, luxação lateral para romper as fibras do ligamento periodontal e expandir a cortical óssea com elevadores para a avulsão via alveolar do dente, que sairá seguindo o seu longo eixo.
C.Certo
E.Errado
Paciente com 56 anos de idade, sexo feminino, tem indicação para exodontia do 16 por razões protéticas. A radiografia mostra que o dente 16 apresenta raízes divergentes e também uma lesão periapical na região do dente 15.
A técnica cirúrgica exodôntica preconizada é
A.a ostectomia.
B.a apicectomia.
C.o seccionamento dental.
D.a alveolectomia total.
E.a alveolectomia parcial.
As técnicas cirúrgicas para exodontia dos dentes inclusos e impactados devem ser criteriosas para um procedimento cirúrgico sem intercorrências. Sobre as técnicas cirúrgicas para remoção dos terceiros molares e suas complicações, é correto afirmar que
A.a irrigação transoperatória com solução salina não interfere na evolução pós-operatória.
B.a osteíte alveolar é resultado da fibrinólise do coágulo e gera dor intensa.
C.o edema pós-cirúrgico é uma sequela esperada e geralmente desaparece no terceiro dia pós-cirúrgico.
D.o osso que deve ser removido inicialmente para remoção dos terceiros inferiores está situado na região distal e lingual.
E.o uso de medicação antimicrobiana profilática está indicado para todas as cirurgias odontológicas.
Levando-se em consideração as técnicas cirúrgicas de remoção de dentes decíduos, pode-se afirmar que:
A.nos casos de odontossecção nos molares superiores decíduos, a secção do dente deve ser em forma de “Y” devido à posição e ao número de raízes.
B.a osteotomia é uma das manobras mais utilizadas em odontopediatria para a remoção de raízes residuais e dentes erupcionados e com anquilose radicular.
C.o uso de elevadores é contraindicado, nos casos de exodontia, pois estes podem provocar a avulsão do germe do sucessor permanente.
D.na remoção de dentes decíduos, não está indicada a associação de técnicas, dando-se preferência ao uso de fórceps, que torna o procedimento menos invasivo.
E.a curetagem da lesão patológica intra-alveolar após a exodontia de dentes decíduos não está indicada, pois sempre acarreta dano no desenvolvimento do sucessor permanente.
A sequência preconizada para a realização da técnica exodôntica é:
A.sindesmotomia, incisão, descolamento do retalho, alveolectomia, extração, sutura e limpeza da cavidade.
B.sindesmotomia, incisão, alveolectomia intra-alveolar, extração, sutura e limpeza da cavidade.
C.incisão, descolamento do retalho, ostectomia interna, extração, limpeza da cavidade e sutura.
D.incisão, sindesmotomia, descolamento do retalho, alveolectomia, extração, limpeza da cavidade e sutura.
E.incisão, descolamento do retalho, alveolectomia externa, extração, sutura e limpeza da cavidade.
Para verificação de uma possível comunicação buco-sinusal, deve-se aplicar a manobra de
A.Newman.
B.Archer.
C.Garret.
D.Chompret.
E.Valsalva.
Com relação à manobra de odontossecção, pode-se afirmar que
A.reduz a quantidade de tecido ósseo que se tem que eliminar.
B.aumenta o tempo operatório da execução da exodontia.
C.aumenta a quantidade de tecido ósseo que se tem que eliminar.
D.pode lesar o dente vizinho.
E.aumenta o risco de lesar as estruturas subjacentes ao órgão dental.
Paciente com 23 anos de idade, sexo masculino, apresenta extensa destruição coronária no dente 37, que tem indicação para extração. A radiografia mostra raízes divergentes.
A técnica exodôntica indicada é a
A.via alveolar, com seccionamento paralelo ao longo eixo dental.
B.via não-alveolar, por ostectomia.
C.via alveolar, por alveolectomia parcial.
D.via não-alveolar, por alveolectomia total.
E.apicectomia.
Julgue os itens a seguir, relativos às técnicas para cirurgias bucais
Para se ter acesso cirúrgico à região apical de um molar, é necessário um retalho trapezoidal com base maior voltada para a coroa deste dente, possibilitando melhor acesso às raízes dentárias.
C.Certo
E.Errado
→ ANESTESIO
  Uma mulher de vinte e três anos de idade compareceu ao consultório odontológico para a extração de dentes. Na anamnese, ela relatou ser portadora de anemia.
Devido à possibilidade de agravamento do quadro sistêmico da paciente, a ela é contraindicado, para anestesia local, o sal anestésico 
lidocaína.
bupivacaína.
mepivacaína.
articaína.
prilocaína.
→ Prótese Total
1- Uma causa muito comum ao paciente que apresenta náuseas frequentes após a instalação de próteses totais superiores é:
A.sobre-extensão posterior *
B.sobre-extensão anterior
C.falta de vedamento posterior (Post Damming)
D.falta de vedamento periférico
2- É cirurgia realizada com finalidade pré-protética:
A.Redução do osso mentual
B.Redução dos tubérculos genianos *
C.Redução da linha oblíqua externa
D.Redução da crista milo-hióidea
3- Em uma reabilitação em que haja a necessidade do uso de pinos intrarradiculares metálicos, a relação pino/raiz ideal é de:
A.1/3 a 2/3
B.2/4 a 2/3
C.2/3 a 3/5
D.3/4 a 2/3 *
4- Com base nos princípios de retenção e estabilidade, é função do vedamento periférico nas próteses totais removíveis:
A.adaptação da moldeira à área chapeável para evitar traumas à mucosa do paciente.
B.evitar o deslocamento da peça protética, devido à entrada de ar entre ela e a mucosa. *
C.evitar sobrecompressão no rebordo alveolar.
D.diminuição da área chapeável devido ao aumento das bordas da moldeira. 
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
5 - A eficiência mastigatória de uma prótese dental total está diretamente correlacionada com 
 a)a retenção, que é um dos princípios funcionais das próteses totais e depende sobretudo da tensão superficial e pressão atmosférica, e menos da adesão e coesão. 
 b)o aproveitamento parcial da área chapeável, para evitar movimentos intrusivos do aparelho nos tecidos. 
 c)o selamento periférico, que é necessário para que a pressão atmosférica atue sobre a prótese total e promova a sua retenção. * 
 d)a montagem dos dentes sobre a crista alveolar, que não auxilia na estabilidade das próteses totais. 
 e)a estabilidade, que impede que forças verticais que atuam durante a mastigação desloquem a prótese de sua posição.
6 - Sobre planejamento e confecção de prótese dental total: 
 a)O espaço funcional livre é calculado pela diferença entre a dimensão vertical de repouso e a posição em relação cêntrica. 
 b)A curva de compensação no sentido anteroposterior é denominada curva de Monson. 
 c)A oclusão bilateral balanceada consiste na obtenção de pontos de contato bilaterais e simultâneos entre os dentes antagonistas, com vistas à obtenção da curva de compensação durante a montagem em articulador
 d)Durante o processo de acrilização das próteses dentais totais podem ocorrer alterações no posicionamento dos dentes modificando o esquema oclusal obtido na montagem dos dentes em cera. *
 e)Pacientes desdentados totais apresentam alteração na relação entre o músculo pterigomandibular e o rebordo alveolar. A correta moldagem dessa região e uma forma adequada do rebordo da prótese dental total proporcionam melhor equilíbrio do sistema.
7- A montagem dos dentes superiores em uma prótese total se inicia sempre por qual dente?
 a)Incisivo central.*
 b)Incisivo lateral.
 c)Canino.
 d)Pré-molar.
 e)Molar.
8-Das alternativas a seguir qual é a que apresenta o fator considerado como favorável para o êxito de uma prótese total.
 a)Rebordo alveolar reabsorvido.
 b)Volume excessivo da língua.
 c)Assimetria facial.
 d)Revestimento fibromucoso resiliente. *
 e)Distúrbio da ATM.Parte inferior do formulário
9- Em prótese dental total, a moldagem tem como objetivo reproduzir as formas bucais obtendo-se um molde que nos permite conhecer as estruturas de interesse. Com relação ao processo demoldagem para prótese total: 
 a)a resiliência dos tecidos bucais é um processo que, ainda que conduzido de modo inadequado, pode contribuir para a adaptação da prótese. 
 b)são requisitos de um bom material de moldagem: não prejudicar os tecidos bucais, apresentar um baixo grau de plasticidade que não permita escoamento durante o procedimento e não apresentar alterações morfológicas e dimensionais dentro de um certo limite de tempo garantindo assim um modelo de boa qualidade. 
 c)a moldagem anatômica tem como objetivo obter o correto assentamento da base da prótese para que o aparelho tenha a melhor retenção possível oferecendo conforto ao paciente. É nessa fase da confecção da prótese que se realizam os alívios das regiões onde a fibromucosa é bastante aderida ao osso. 
 d)o conceito de moldagem mais utilizado atualmente recomenda pressão seletiva tanto na mucosa de suporte aderida quanto na mucosa móvel. Esta técnica possibilita atender os princípios básicos de moldagem, como o suporte, a retenção e a estabilidade. *
 e)uma boa moldagem deve ser feita sem produzir deformações intencionais para obter o mais perfeito ajuste anatômico, conforme a necessidade de cada caso.
 
 10 - Um paciente idoso foi submetido a extrações múltiplas e à instalação de prótese total imediata.
Nesse caso hipotético, a conduta correta quanto à higienização da prótese nas primeiras 24 horas é 
 a)removê-la e realizar bochechos vigorosos. 
 b)não removê-la. 
 c)optar por uma alimentação morna e consistente. 
 d)escová-la bem. 
 e)fazer bochechos sem remover a prótese.
11- No que se refere aos materiais utilizados em prótese dental, julgue o  item.  
A godiva é um material reversível, elástico, usado para moldagem anatômica de uma boca edêntula em prótese total ou moldagens de preparos dentários não retentivos, e termoplástico, com temperatura de plastificação em torno de 53 ºC.
(	) Certo 		(	) Errado
12 - A zona da área chapeável que ajuda a absorver a carga mastigatória e a imobilizar a prótese total, no sentido horizontal, à custa das vertentes vestibular e palatina do rebordo alveolar é a
 a)zona de suporte principal.
 b)zona de suporte secundário.
 c)zona do selado periférico.
 d)zona do selado posterior.
 e)zona de alívio.
13 - Sobre os diferentes tipos de gessos odontológicos, aquele indicado para a confecção de modelos para a fabricação de próteses totais adaptadas aos tecidos moles é o tipo: 
 a)I; 
 b)II;
 c)III; *
 d)IV; 
 e)V.
14 - O tipo de oclusão preconizada para reabilitar um paciente desdentado total é:
 a)guia anterior;
 b)guia canina;
 c)bilateral balanceada;
 d)função em grupo;
 e)proteção mútua.
15 - Paciente do sexo masculino, 59 anos de idade, fumante, procurou atendimento odontológico com queixa de prótese total mal adaptada. Durante a anamnese, o paciente reclamou que não tem se alimentado bem e sente com frequência dores de cabeça e palpitações. Durante a inspeção intrabucal, foi observado que as mucosas se apresentam com coloração pálida. Além disso, o paciente apresenta queilite angular e a língua exibe uma despapilação generalizada no seu dorso. Diante desses achados, qual a conduta indicada? 
 a)Realizar a confecção de novas próteses, pois os achados clínicos provavelmente são decorrentes da idade avançada.
 b)Antes de confeccionar as próteses novas, solicitar uma glicemia para investigar um provável quadro de diabetes do tipo II descompensada.
 c)Antes de confeccionar novas próteses para o paciente, solicitar um hemograma completo para investigar um provável quadro de anemia.
 d)Como os sinais clínicos apontam algum distúrbio da coagulação, há necessidade de investigação laboratorial antes do tratamento protético. 
 e)A palidez das mucosas e a despapilação na língua são decorrentes do tabagismo, motivo pelo qual o paciente deverá ser orientado a parar de fumar. Parte inferior do formulário
16 - Pacientes portadores de próteses total ou parcial, podem desenvolver lesões em tecidos moles. Quando as bordas desses artefatos apresentam-se mal adaptadas, estimulam o desenvolvimento de uma hiperplasia de tecido conjuntivo fibroso, semelhante a um tumor, que se denomina:
 a)torus palatino;
 b)fibromatose;
 c)hiperplasia papilar inflamatória;
 d)fibroma ossificante periférico;
 e)hiperplasia fibrosa inflamatória
17 - A godiva de baixa fusão é o material de escolha para a realização do selamento periférico durante a moldagem funcional para prótese total. As propriedades desse material que garantem boa aplicabilidade clínica para esse fim incluem:
 a) baixa contração de presa, resultando em boa fidelidade em copiar os detalhes anatômicos da região;
 b) adesão química ao material da moldeira individual (resina acrílica), impedindo que a moldagem se desloque inapropriadamente;
 c) biocompatibilidade com o tecido mucoso, evitando reações alérgicas anafiláticas ao material de moldagem;
 d) fluidez adequada para exercer mínima pressão sobre os tecidos quando plastificada;
 e) dureza após a presa apropriada para compensar a expansão do gesso utilizado na confecção do modelo.
18 - O alginato é um material de moldagem muito usado em razão da facilidade de manipulação e de seus resultados aceitáveis nos casos de moldagem para modelos de estudo, modelos antagonistas, prótese parcial removível e prótese total. 
Com relação à técnica de espatulação do alginato, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa:
( ) Colocar primeiramente o alginato (pó) na cuba, conforme orientação do fabricante.
( ) Depois colocar a água, até conseguir adquirir uma boa consistência na mistura.
( ) Misturar o pó e a água com força, pressionando a espátula contra as paredes da cuba até que a massa fique homogênea e cremosa.
( ) Eliminar as bolhas de ar batendo a cuba contra uma superfície plana. 
 a) F – F – V – V 
 b) V – V – F – F 
 c) F – V – V – F 
 d) V – F – F – F 
 e) V – F – V – F 
19 - De acordo com Saizar (1958), as próteses totais convencionais estão classificadas como próteses: 
 a) dentossuportadas.
 b) dentomucossuportadas. 
 c) mucossuportadas. 
 d) intercalares. 
 e) de alavanca.
20 - As resinas acrílicas (polimetilmetacrilatos) são ainda os materiais de escolha para a confecção de próteses totais, pois possuem boa qualidade estética, baixo custo e fácil processamento. São características das resinas acrílicas termo ou quimicamente ativadas:
 a) maior eficiência da polimerização química comparado ao processo de polimerização por calor resultando em um material com maior peso molecular;
 b) composição química semelhante, com exceção da forma de polimerização, que, nas resinas quimicamente ativadas, é iniciada por uma amina terciária, ao invés de calor;
 c) presença de menor quantidade de monômero residual na resina acrílica quimicamente ativada comparado à resina polimerizada termicamente;
 d) presença de uma reação de polimerização das resinas acrílicas altamente endotérmica, consumindo calor;
 e) menor estabilidade de cor para as resinas polimerizadas termicamente comparado às resinas ativadas quimicamente, sendo as primeiras portanto mais propensas ao amarelamento.
21 - A respeito dos artigos utilizados nos laboratórios de prótese dental, julgue o item seguinte.
Os articuladores são equipamentos que auxiliam no registro da relação maxilo-mandibular e nos movimentos mandibulares. Eles podem ser arbitrários, semiajustáveis e totalmente ajustáveis, e devem ser utilizados em todos os casos de reabilitação protética.
(	) Certo			(	) Errado
22 - Para a montagem dos dentes em uma prótese dental total deve-se ter como orientação a linha alta do sorriso, a linha média e a linha dos caninos. A tomada correta dessas medidas depende da obtenção correta da Dimensão Vertical de Oclusão e do Plano de Orientação Individual. Considere: 
I. A Dimensão Vertical de oclusão na prótese total é a distância vertical que estabelece a relação entrea maxila e mandíbula quando os planos de cera estiverem em repouso e não se alteram ao longo da vida. 
II. O Plano de Orientação Individual pode ser obtido através do desgaste de Paterson. 
III. A escolha dos dentes artificiais deve levar em conta a altura e a largura dos seis dentes anteriores superiores e inferiores. 
IV. Para a montagem dos dentes artificiais deve-se considerar a oclusão, a disposição do elemento na arcada, seu alinhamento no arco dental, a relação com o rosto do paciente, e com os arcos superior e inferior no movimento de lateralidade e protrusão.
V. Em situações harmônicas o plano de Camper corresponde, em tecido mole, ao plano que vai do trágus à asa do nariz, e posiciona-se paralelamente ao plano oclusal. 
Está correto o que consta em 
 a) I, II, III, IV e V.
 b) III e IV, apenas.
 c) II, III e IV, apenas.
 d) II, IV e V, apenas.
 e) I, III e V, apenas.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
23- Quais são os requisitos de uma prótese total? 
R: mastigação, estética, fonética, comodidade e proteção do remanescente. 
 
24- Quais os fenômenos físicos que atuam na retenção de uma prótese? 
R: Adesão, coesão, pressão atmosférica e tensão superficial. 
 
25- Cite as diferenças existentes entre a moldagem anatômica e a moldagem funcional em 
prótese total, quanto a sua finalidade? 
R: moldagem anatômica: delimitação correta da área chapeável, saber a tonicidade das 
inserções musculares quem vem a terminar na zona de selado periférico, saber se há ou não 
necessidade de cirurgia pré-protética e confecção da moldeira individual. 
moldagem funcional: obter a retenção do aparelho, obter uniformidade no assentamento da 
base da dentadura, satisfazer o conforto do paciente. 
 
26- A delimitação da área basal é realizada com o intuito de se conhecer a extensão 
máxima da área desdenta da que poderá ser recoberta pela futura prótese. Pendleton 
dividiu esta área basal (chapeável) em zonas, diferentes na forma, na consistência da 
fibromucosa e na situação topográfica, cada uma desempenhando funções distintas sob a
ação da prótese. Descrevas as zonas de pendleton:
R: Zona de suporte principal: Região destinada a suportar a carga mastigatória. Ocupa toda a
extensão do rebordo alveolar de uma extremidade a outra.
Zona de suporte secundário: Ajuda a absorver as cargas mastigatórias, e imobilização da
dentadura no senti do horizontal.
Zona de selado periférico: Faixa de 2 a 3 mm que contorna a área chapeável, é a borda da
dentadura. Mantem o vedamento periférico a fim de impedir que se quebrem as forças de adesão, coesão, pressão atmosférica, e tensão superficial que estão atuando entre a base e mucosa.
Zona de selado posterior: Faixa na área posterior da área chapeável, seu limite externo fica
entre palato mole e palato duro. Promove vedamento da região posterior.
Zona de alívio: Região que deve ser alivia do para que a mucosa não receba esforços
mastigatórios.
27- Quais os fatores considerados na indicação de determinada técnica e do material
utilizado para realização da moldagem funcional em prótese total?
R: Técnica: obter detalhes anatômicos da área chapeável, comprimir zonas de compressão e
aliviar zonas de alívio, registrar inserções musculares que vem a terminar na área chapeável.
Material: Godiva e pasta zincoeugenolica.
Fatores: tempo de trabalho, grau de plasticidade, alteração dimensional e morfológica,
resistência a fratura e inocuidade aos tecidos bucais.
28- Na confecção do plano de cera superior, com relação a sua altura quais referências
clínicas devemos utilizar?
R: Anteriores: DVO da PT antiga, tubérculo do lábio, linha pupilar e curvatura do lábio inferior.
Posteriores: DVO dividido por 2, e plano de Camper.
29- Na confecção de uma prótese total após a moldagem funcional, realizamos os testes de retenção e estabilidade, descreva-os.
R: Teste de estabilidade: compressão alterada na região de pré-molares.
Teste de retenção horizontal: tração do cabo da moldeira para anterior.
Teste de retenção vertical: tração do cabo da moldeira para baixo.
Teste de retenção lateral: tração da moldeira na região dos pré-molares/vestibular.
30- Os planos de cera, durante a confecção de uma prótese total, nos permitem registrar
alguns dados sobre as relações maxilo-mandibulares. Quais são eles?
R: DVO, forma do arco dental, limite vestibular do arco, ponto de oclusão e relação central,
linhas de referências para seleção dos dentes, curva de compensação antero-posterior e
vestibulo-lingual.
31- São consideradas vantagens das próteses imediatas, EXCETO:
A. Proteção ao trauma.
B. Controle de hemorragia.
C. Melhor suporte de área basal.
D. Melhor adesão, especialmente nos locais de extração.
PROTESE FIXA
1 - Quais são os critérios para a classificação de ppf e descreva cada uma delas. 
Quanto ao numero de elementos, quanto a sistema de conexão, quanto a 
localização no arco, quanto a forma da estrutura, quanto ao material.
2 - As frases seguintes são características que necessitam ser avaliadas nos 
dentes pilares, EXCETO: 
a. Posição do dente na arcada 
b. Número e forma 
c. Ponto de contato 
d. Presença de restaurações ou caries 
e. Proximidade das raízes 
3 - A avaliação da inclinação dos dentes pilares para ppf é necessária para: 
a. Avaliar a necessidade de restaurações 
b. Avaliar o paralelismo entre eles 
c. Saber a relação entre coroa e raiz 
d. Todas as anteriores 
e. Nenhuma das anteriores
4 - O espaço situado entre os dentes pilares e onde foram perdidos os dentes 
naturais se denomina: 
a. Elemento biológico 
b. Elemento mecânico 
c. Espaço livre funcional 
d. Espaço protético 
e. Espaço retromola
5 - Em prótese fixa a moldagem deve permitir a obtenção de um modelo que seja o mais fiel possível a fim de se obter o máximo de precisão para a execução do procedimento desejado. Para esta finalidade,
a) uma boa moldagem deve levar em conta a extensão do preparo, o término cervical e a perfeita adaptação das coroas provisórias.*
b) os elastômeros são materiais à base de borracha hidrófilos indicados para moldagem em prótese fixa. São divididos em: silicone polimerizado por adição, poliéter, polissulfeto ou mercaptana e silicone polimerizado por condensação.
c) as siliconas de condensação exigem uma técnica bem controlada, pois têm como principal desvantagem a formação de subprodutos após a reação de polimerização, como o álcool etílico, o qual, após sua evaporação, provoca expansão volumétrica do molde.
d) a exposição do término gengival do preparo dentário é fase essencial para a confecção de próteses fixas. São três os métodos de afastamento gengival: mecânico, químico-mecânico e cirúrgico. O método cirúrgico é o mais prático e rápido.
e) estudos demonstram que as siliconas de condensação apresentam melhores valores de precisão dimensional comparadas com as siliconas de adição.
6 – As sobredentaduras ou overdentures representam uma alternativa de tratamento para aqueles casos em que a reabsorção severa das bases ósseas não permite a instalação de número suficiente de implantes para a construção de prótese fixa. Em relação a esse tipo de prótese sobre implante, é INCORRETO afirmar que:
A. Apresenta melhor retenção.
B. Apresenta maior eficiência na mastigação.
C. Propicia menor estabilidade oclusal para a prótese antagonista*.
D. Esse tipo de prótese propicia maior confiança e liberdade de movimentos.
7 - 
C.O.I
Uma mulher com 77 anos de idade, sem comprometimento sistêmico, utiliza, há cerca de 20 anos, prótese parcial removível superior. Atendida em consulta odontológica, a paciente queixa-se do aspecto estético dos dentes artificiais e deseja uma nova prótese parcial removível. A paciente relata ainda que, recentemente, uma antiga coroa total em um dente superior direito "se soltou"e a entrega ao cirurgião-dentista. Refere, também, que alguns dentes superiores do lado esquerdo estão "abalados" e se queixa de episódios dolorosos esporádicos nessa região.
Segue abaixo a descrição do resultado dos exames realizados no arco superior.
Nessa situação, quais as condutas a serem incluídas no plano de tratamento odontológico adequado à paciente?
Parte superior do formulário
a) Restauração oclusal no elemento 16; exodontias dos dentes 15, 25 e 26 e confecção de nova prótese parcial removível superior.*
b) Restauração oclusal no dente 16; tratamento endodôntico e recimentação da coroa no dente 15; exodontias dos dentes 25 e 26 e confecção de nova prótese parcial removível superior.
c) Restauração oclusal do dente 16; exodontia do dente 15; terapia periodontal cirúrgica (raspagem subgengival e enxerto ósseo) na região dos dentes 25 e 26 e confecção de nova prótese parcial removível superior.
d) Restauração oclusal do dente 16; tratamento endodôntico e recimentação da coroa no dente 15; terapia periodontal cirúrgica (raspagem subgengival e enxerto ósseo) na região dos dentes 25 e 26 e confecção de nova prótese parcial removível superior.
e) Restauração oclusal do dente 16; tratamento endodôntico, terapia periodontal cirúrgica e recimentação da coroa no dente 15; terapia periodontal cirúrgica (raspagem subgengival e enxerto ósseo) na região dos dentes 25 e 26 e confecção de nova prótese parcial removível superior.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina