Buscar

Resumo de TGE e Ciencias Politicas

Prévia do material em texto

Resumo de Teoria Geral do Estado e Ciências Políticas
Origem e formação da Sociedade Politica e do Poder
Neste sentido temos diversas hipóteses aceitáveis que trazem consigo as possíveis formas do nascimento da sociedade. As teorias que mais se destacam são:
O Estado significa uma situação permanente de convivência e ligada a sociedade política.
Teoria da origem Natural;
Teoria da origem Familiar;	
Teoria da origem Contratual;
Teoria da origem do Patrimonial;
Teoria da Força;
Teoria da origem Natural
Esta teoria faz uma critica a todas as outras que visam explicar a formação do Estado, pois para essa teoria, o Estado se formou naturalmente, a partir de atos voluntários de todos. Para que o Estado se origine, basta a formação de sociedade, família e propriedade.
Teoria da origem Familiar
São as teorias clássicas de Aristóteles e São Tomás de Aquino, pois para estes filósofos a família seria a célula- mãe do Estado. A pessoa nasce em uma família que constitui sociedade, e então várias famílias formam os munícipios e formam uma província e com a junção de todos a criação do Estado. É através dessa teoria que veio o aparecimento dos Estado grego romano.
Teoria da origem Patriarcal 
Essa teoria tem suas raízes na filosofia de Platão, essa visão esta concentrada no direito de propriedade, pois consiste em um sistema de organização econômica, política e social. Fundamenta-se nessa teoria que o direito a propriedade é algo anterior e superior ao Estado.
Teoria da origem Contratual
É uma teoria contratualista, baseada em que vários indivíduos independentes, numa situação de liberdade plena, que por conta de uma situação de querer proteger sua propriedade e vida, decidem criar o Estado, através de um acordo de vontades. Essa Teoria é defendida por Tomas Hobbes, John Locke e Jean Jaques Russeau.
Teoria da Força 
Essa teoria surgiu por conta de que os mais fortes dominavam e os mais fracos eram forçados ao trabalho e subordinação absoluta. O estado seria uma Organização de domínio.
Principio da Legalidade e Legitimidade do Poder Político
Legalidade significa dizer que todo poder estatal deve agir de acordo com as leis, e conformidade com as regras jurídicas vigentes.
Legitimidade do poder politico é quando o Povo que autoriza o exercício do poder, claro que o povo é o titular originário, e o Estado só tem legitimidade para atuar, através da aceitação do povo.
Tipos de Estado: Absoluto e Liberal
 Estado absoluto: é o poder nas mãos do rei, sendo o único a tomar decisões incontestáveis, esse Estado foi a primeira forma de Estado moderno, pois é resultado de um longo processo histórico, começando pela crise feudal, a junção do clero e da nobreza passavam a criar uma nova forma de classe social que era a Burguesia, enriquecida pelas atividades comerciais a burguesia começou a buscar estabelecer alianças com os monarcas, surgindo então uma nova forma de centralização de poder que é o absolutismo.
Estado Liberal: É uma forma de Estado que restringe a participação do Estado no campo da Economia, Liberalismo faz referência a uma ideologia que se contrapõe ao absolutismo. Seus principais princípios são; A proteção individual, garantia da propriedade privada e proteção da liberdade de expressão, tendo um sistema econômico fundado na lei da procura e da oferta.
Estado Social
O Estado social está baseado na necessidade do Estado intervir em alguns setores da economia e da sociedade, com fins de garantir os direitos aos cidadãos. As instituições do estado devem organiza-se para que haja igualdade de oportunidades e que todos tenham acesso aos serviços sociais tais como; a saúde, a educação.
 O Avanço da Inclusão Social Democrática- Social
 O avanço da inclusão social democrática está ligada a participação da sociedade para que seja efetivado as políticas públicas.
Estado Totalitário
O Estado totalitarista é um sistema jurídico no qual no qual as ideologias dos governos autoritários , onde o estado possui poderes absolutos em todos os setores da sociedade, não tendo democracia, e nem propriedade privada como valorização do homem, pois os cidadãos são totalmente subordinados ao seu líder e suas vontades. 
Esse Estado surgiu com intuito de restabelecer a ordem social em decorrência de profunda crise econômica que surgiu após guerra. Com o aumento de infração, miséria, desemprego e demais problemas sociais. Exemplos de regimes totalitaristas: O Stalinismo Russo, O Nazismo Alemão e o Fascismo Italiano. 
Características desse Estado; Conduzido por um único líder autoritário, as pessoas que não se alinhavam com essa ideologia sofriam diversas formas de violência( Tortura, prisões) a violência era tanto física como psicológica. Outra principal característica é a questão censura de meios de comunicação, sejam por revistas, jornais, TV ( Liberdade de Expressão não existia).
Estado Neoliberal
O Estado Neoliberal é um novo conceito de liberalismo pois busca a defesa de maior autonomia dos cidadãos nos setores públicos e econômicos e principalmente menos intervenção do Estado. Desde modo os neoliberais defendem que a economia é baseada nas forças de mercado, pois com isso fica garantido o crescimento econômico e assim social.
Corrente Marxismo e Anarquismo
Essas duas correntes são movimentos movidos por conflitos internos, como movimento ideológico, seu principal foco é a questão da libertação dos humanos alcançada através da política, ambos tem a finalidade de abolir desigualdades sociais presentes na sociedade devido as relações salariais e também depois da revolução industrial.
A partir de 1850 o mundo se divide em duas correntes de ideologias diferentes:
Corrente Marxista 
Esta corrente era composta por partidários de Marx que acreditavam que para se chagar ao comunismo era necessário criar um Estado que retirasse por completo a resistência da burguesia e promovesse a igualdade entre as classes.
Corrente Anarquista
Nesta corrente os operários que faziam parte da classe trabalhadora, acreditavam que não deveriam ter nenhuma forma de governo, tendo como finalidade a liberdade geral e supressão imediata do Estado.
 
Estado de Bem Estar Social
 O estado de bem-estar social surgiu após a segunda Guerra Mundial. Tendo se desenvolvido após o processo de industrialização e problemas gerados a partir dele. Essa modalidade de Estado passou a intervir na economia com a finalidade de assegurar a geração de riquezas materiais junto com a diminuição de desigualdades, estado ligada ao capitalismo e aos problemas que decorrem dele, pois ao invés de promover menos desigualdades tem- se tornado maior em alguns países menos desenvolvidos. O estado de bem-estar social tem o dever assistencial que garante padrões mínimos de vida, tais como a educação, saúde, habilitação, renda. Haja vista que esses direitos são de caráter publico e devem ser cumpridos devido a estarem em nosso ordenamento jurídico.
Diferença entre Estado de Bem Estar Social e Socialismo
A diferença está no ponto de vista de cada um pois, se tratando de socialismo o Estado deve intervi minimamente na economia enquanto que no Estado de Bem Estar Social deve intervir na economia como forma de garantir que as prestações a população seja eficiente.
Sistemas de Governo
Parlamentarismo 
É um sistema de governo em que o poder executivo depende de apoio direto e indireto do parlamento, que é utilizado pelo voto de confiança, não tendo claramente a separação de poderes Executivo, Legislativo. O chefe de Estado é diferente do chefe de Governo. 
Presidencialismo
 Neste sistema de governo tem se uma separação de poderes entre o legislativo e o executivo, sendo que o poder do executivo é independente do legislativo, não sendo demitido pelo legislativo como é o caso do parlamento.

Continue navegando