Buscar

Relatório Lei de Gauss

Prévia do material em texto

No primeiro experimento, ao tocar internamente nos dois copos metálicos, não foi percebida nenhuma mudança nas cargas (que seriam observadas com a mudança nos ponteiros dos eletroscópios). Isso está de acordo com o Princípio da Conservação de Energia, que afirma que o campo elétrico no interior de um condutor é nulo.
Por consequência, quando o experimento foi feito tocando a latinha externamente, foi percebida uma mudança: o eletroscópio que possuía o ponteiro elevado por estar carregado, teve seu ponteiro voltando a posição original, enquanto que ao tocar na segunda latinha, seu respectivo eletroscópio carregava-se, ficando fácil de observar pela elevação do seu ponteiro. Essas observações foram feitas pois houve transferência de carga do eletroscópio carregado para o descarregado. 
6. Conclusão
Com bases nos experimentos, fica claro a comprovação do Princípio da Conservação de Energia, que esclarece que o campo elétrico é nulo no interior de um condutor.
7. Princípio do funcionamento do Gerador de Van der Graaf
O gerador de Van de Graaff funciona através da movimentação de uma correia que é eletrizada por atrito na parte inferior do aparelho. Ao atingir a parte superior, as cargas elétricas que surgiram com o processo de eletrização são transferidas para a superfície interna do metal, sendo, então, distribuídas para toda a superfície da esfera metálica, ficando carregada. 
O gerador de Van der Graaf é composto por: 
• Um motor; 
• Dois cilindros; 
• Um conjunto de correias; 
• Um conjunto de escovas; 
• Um terminal de saída, que na maioria das vezes é uma grande esfera de metal ou de alumínio.

Continue navegando