Buscar

História Moderna av1 exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

História Moderna - AV-1 
Prof. Paulo Cesar Azevedo Ribeiro
Aluno: Guilherme Jayme Fuchs Matricula: 201402502354
Questões:
1 – Conceitue o que é História, utilizando os conceitos de Economia, Política e Cultura. Quais são as relações que existem entre o Passado, o Presente e o Futuro nas análises científicas?
História é uma palavra com origem no antigo termo grego "historie", que significa "conhecimento através da investigação". A História é uma ciência que investiga o passado da humanidade e o seu processo de evolução, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo específico.
Através do estudo histórico, obtém-se um conjunto de informações sobre processos e fatos ocorridos no passado que contribuem para a compreensão do presente. A história pode relatar a evolução não só de uma comunidade, mas também de eventos ou organizações de diversos tipos. A história da economia, por exemplo, conta os acontecimentos importantes e seu impactos sobre uma sociedade em um determinado período, junto com a historia da politica se investiga o fator desses acontecimentos econômicos através de hipóteses e junto com a historia cultural se investiga costumes de sociedades e o impactos culturais sobre a politica que vai influenciar na economia.
E a relação passado, presente e futuro vai determinar hipóteses.
Se Investigarmos a historia do passado, criamos hipóteses que podemos entender melhor fatos atuais e possivelmente um impacto futuro é possível analizar essas hipóteses e fazer uma projeção futura de um evento que no caso da economia a especulação futura pode influenciar até o presente.
2 – O que é a Acumulação Primitiva de Capital e no que ela se baseia?
Acumulação primitiva do capital, também conhecida como acumulação originária, foi o processo de acumulação de riquezas ocorrido na Europa entre os séculos XVI e XVIII, que possibilitou as grandes transformações econômicas da Revolução Industrial. Foi estudado e descrito por Karl Marx, que tomou a Inglaterra como modelo de sua teoria. A acumulação primitiva de capital para Marx se desenvolveu a partir de dois pressupostos: um foi a concentração de grande massa de recursos (dinheiro, ouro, prata, terras) nas mãos de um pequeno número de proprietários; outro foi a formação de um grande contingente de indivíduos despossuídos de bens e obrigados a vender sua força de trabalho aos senhores de terra e donos de manufaturas. Historicamente, isso foi possível graças às riquezas acumuladas pelos negociantes europeus com o tráfico de escravos africanos, com o saque colonial e a apropriação privada das terras comunais dos camponeses, com o protecionismo às manufaturas nacionais e com o confisco e venda a baixo preço das terras da Igreja por governos revolucionários. Com o advento da Revolução Industrial, conclui Marx, a acumulação primitiva foi substituída pela acumulação capitalista.
Isso constitui a acumulação primitiva que se baseia na acumulação de todos os elementos necessários para que o capitalismo comece.
3 – Qual é o significado do surgimento e do fortalecimento, na Europa, das Modernas Monarquias baseada na Teoria do Direito Divino dos Reis? 
Através do absolutismo os monarcas tinham o poder para criar leis sem aprovação da sociedade e de criar impostos e tributos que financiassem seus projetos ou guerras. Muitas vezes, um Rei absoluto se envolvia em temas religiosos, chegando muitas vezes a controlar o clero. POREM Muitas vezes o absolutismo é confundido com uma doutrina conhecida como "Direito Divino dos Reis",
O direito divino dos reis é uma doutrina política e religiosa segundo a qual o poder dos reis tem como fundamento a vontade de Deus. A noção remete ao Egito Antigo, onde os faraós eram considerados como divindades
Os reis achavam que Deus quis que eles nascessem na família real, portanto se comparavam com enviados de Deus para governar, denvendo os súditos obedecerem totalmente às suas decisões. legitimação QUANDO NÃO ERAM O DEUS, ELES ERA ILUMINADO POR ELE O ESCOLIDO .
4 – Quais eram os principais objetivos das potências europeias com a conquista e colonização das terras nas Américas? 
Subdividindo regiões, na América do Norte o objetivo deles era começar uma nova vida, prosperar num novo mundo, pois Pequeno proprietários europeus perderam espaço para grande proprietários produtores de lãs... e como o clima da américa do norte era o mesmo europeu não havia um comercio, pois a europa produzia os mesmo produtos que tambem se também na américa do norte fazendo uma economia de consumo interno apenas e outros povos como calvinistas e uma outra minoria não muito bem vinda na inglaterra que foi realocada nessas novas terras aproveitando eles para ocuparem as terras.
Diferente das américas mais ao sul que tinha clima melhor para produção de outros comodities como Açucar , algodão etc... além das riquezas minerais que foram explorado pelas potencias europeias favorecendo uma colônia de exploração.
No Brasil o objetivo dos portugueses era explorar as riquezas naturais, tirar proveito da nova e maior colônia.
5 – Compare e diferencie Colônias de Exploração e Colônia de Povoamento, analisando as consequências econômicas e sociais desses tipos de colonização para os povos da América Latina e do Norte/Leste dos Estados Unidos.
Subdividindo regiões, na América do Norte e américa latina
As colonia de povoamente como explicado na questão anterior, tinha o interesse de realocar uma minoria e fazer ocupação do território.
Nas colônias exploração objetivo era explorar ao máximo recursos desses territórios enriquecendo as metrópoles sem intenção de formar uma economia local.
As consequências foram de forma localizadas, America Espanhola houve uma integração econômica com o ciclo da prata com o alto peru com outras regiões criando economias integradas como a do Gado Mua ( mulas ) , como economia do pano grosso ( bolsas para transportar minérios ), Produção de vinho no sul ou seja se criou economias locais .
Diferente um pouco da américa portuguesa que de inicio só tinha o intuito de explorar ao máximo que puder, não incentivando a criação produção pois importavam mais do que produziam só havia uma pequena produção rural de subistencia, muitos anos depois com o ciclo do ouro veio a existir surgimento em pequena escala de economias locais.
E na américa inglesa como não era uma colônia de exploração e sim povoamento, o impacto era não conseguiam exportar competir com os países europeus com seus produtos , pois eram similar os já produzidos lá, limitando-se a uma economia de consumo interno o impacto que isso gerou uma necessidade de criar mercado interno.
6 – Além da conquista de Constantinopla (hoje Istambul) pelos turcos-otomanos em 1453 podemos dizer que a Era Moderna deve muito, em termos de transformações culturais, ao Renascimento Cultural e Artístico, à Revolução Cientifica promovida por Descartes, Copérnico, Galileu, Da Vinci, Maquiavel e outros. Como as Reformas Religiosas contribuíram também para alterar as visões teocêntricas e fortalecer o antropocentrismo?
A Reforma também manifestou uma nova mentalidade associada ao declínio do feudalismo. Assim, a concepção medieval cristã, fundada na infalibilidade papal, deixou de ser aceita. No seu lugar, Lutero propôs a infalibilidade da Bíblia e a salvação pela fé, Calvino identificou a fé cristã com o trabalho, justificando as práticas capitalistas, A Igreja Anglicana reafirmou a autoridade da monarquia absolutista independente do poder papal. 
Superando as concepções medievais, na Idade Moderna, a política se separou da religião. O Estado Moderno instituiu um governo monárquico com poderes ilimitados
Tanto o Renascimento Cultural quanto a Reforma Religiosa, vão contribuir para a formação do homem moderno, o renascimento, na mudança de mentalidade, e a reforma, com a quebra da ruptura da unidade religiosa.
O humanismo colocou o homem como o centro do universo e no lugar do TEOCENTRISMO surgiu o ANTROPOCENTRISMO,no lugar do GEOCENTRISMO surge o HLIOCENTRISMO, no grego geo = terra e hélios = Sol.
7 – A partir da leitura dos capítulos do Cafiero e de nossas aulas explique o que é  trabalho vivo e trabalho morto, o que é salário e mais-valia. Como se pode aumentar a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa?
Trabalho vivo gera mais valor (mercadorias) do que o necessário para comprá-lo (salários). Ele gera valor novo. Trabalho morto não gera valor novo. As mercadorias que o trabalho morto cria representam apenas o valor de seu desgaste.
Trabalho morto: é aquele em que as máquinas substituem o homem.
O salário é a remuneração que um trabalhador recebe pelo serviço que ele executa, o valor deste salário é variável de acordo com o contrato firmado entre o empregador e o empregado.
Existe um valor mínimo que deve ser pago para o funcionário, conforme as leis trabalhistas dos Países ou de associações ou sindicatos que o empregado pertence.
Mais-valia é o nome dado por Karl Marx à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, que seria a base do lucro no sistema capitalista.
O preço de um produto é composto de matéria prima+mão de obra+outros gastos+lucro. Esse lucro, que fica com o empresário, é considerado mais valia e segundo a teoria de Marx não deve existir. Ou seja, não se reconhece a capacidade empresarial e utilização do capital como gerador de emprego, renda e riqueza.
pode-se aumentar a mais-valia absoluta aumentando a intensidade de trabalho. Por exemplo, o esforço de um trabalhador de uma fábrica que produzia 15 peças por hora no passado e agora produz 35 peças por hora, sem contar com novas máquinas, é uma forma do capitalista obter mais-valia absoluta. Ou seja, com um maior desgaste de força de trabalho imposto pela patronal aos trabalhadores.
mais-valia relativa. Conseguida em resultado do aumento da produtividade do trabalho, em todos os ramos da economia nacional ou nos ramos que produzem os meios de subsistência do operário e dos membros da sua família. Através de processos tecnológicos avançados. Isso significa que novas máquinas melhoram o processo de produção, sendo que é possível produzir mais bens em menos tempo, aumentando o lucro. Desta forma, o salário do trabalhador fica pago em ainda menos dias.
Neste caso diminuiu o valor da força de trabalho e é reduzido o tempo de trabalho socialmente necessário, aumenta a taxa de mais-valia e cresce a massa da mais-valia.
8 – Por que a Holanda, segundo Michel Beaud, superou as potências europeias no comércio europeu durante boa parte dos séculos XVI e XVII?
A Holanda, estava bem posicionada geograficamente com proteção por terra e mar, e desde o final do século XVI, a Holanda havia alcançado um patamar expoente no comércio marítimo mundial, desenvolvido em função das grandes navegações que apresentaram à Europa o Novo Mundo. A Holanda  caracterizou-se por realizar transportes e comércio marítimos de boa qualidade, o que causou o seu enriquecimento. A frota mercante holandesa era a maior do mundo, o suficiente para ser capaz de alcançar os negócios em todas as partes do planeta. Naturalmente, o crescimento e poderio conquistado nos mares refletiram sobre a capital Amsterdã, tornando-a uma referência mundial para finanças. Os enriquecidos bancos holandeses emprestavam dinheiro a outros países, deixando claro que a principal potência econômica mundial era a Holanda.
9 – Faça uma síntese do seu trabalho de grupo sobre um Continente. (Desconsidere essa questão porque vocês não fizeram ainda este trabalho)
10 – Como você avalia a importância da Análise Histórica para a compreensão do Passado e do Presente e para a elaboração de Análises de Conjunturas e para a Construção de Cenários Futuros?