Buscar

Sistemas e Aplicações Distribuídas Gabarito Avaliação II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistemas e Aplicações Distribuídas - Avaliação II 
*As respostas corretas estão com marca texto.
1.	Para que um programa possa ser executado num computador, é necessário que o sistema operacional esteja em funcionamento, podendo executar diversos processos ou subprocessos, muitos deles nem percebidos pelo usuário. Os sistemas multitarefas conseguem executar vários programas ao mesmo tempo, através de mecanismos que controlam os diversos processos. Acerca dos processos e subprocessos computacionais, assinale a alternativa CORRETA:
a)	Quando um programa entra em execução, virando um processo, é criado um contexto de hardware que demarca os recursos a serem alocados, como quantidade de memória e arquivos abertos.
b)	Um programa que está executando pode ser chamado de processo, sendo que um mesmo programa pode ter vários processos em execução, cada um desses processos com recursos alocados para si.
c)	Quando um programa entra em execução, virando um processo, é criado um contexto de software cuja responsabilidade é armazenar todas as instruções que serão executadas pelo processo.
d)	Quando um programa entra em execução, virando um processo, é criado um espaço de armazenamento que determina o conteúdo dos registradores, como contador de programa, pilha do programa e status.
2.	Um processo pode criar outros processos, que podem, por sua vez, criar também outros processos de maneira hierárquica. Quando um processo (processo pai) cria outro processo, chamamos este de subprocesso ou processo filho, gerando, desta forma, uma árvore hierárquica de processos. Com base nesse contexto e na figura a seguir, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ao finalizar o processo 4, somente os processos 6 e 7 serão finalizados.
( ) O processo 5 é hierarquicamente inferior ao processo 2.
( ) Somente os processos 6, 7 e 8 trabalham concomitantemente.
( ) Para gerenciar os processos, será necessária a criação da estrutura denominada Bloco de Controle do Processo.
( ) O processo 1 é definido como pai dos demais processos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
imag_prova_questao.php?prpq_codi=47213092&prpq_prop=6670774
a)	V - V - V - F - F.
b)	V - F - F - V - F.
c)	F - F - V - V - V.
d)	F - V - F - V – V.
3.	Uma das funções do sistema operacional é gerenciar todos os dispositivos de entrada e saída acoplados ao computador. Esta interação deve ocorrer através de um substistema implementado no sistema operacional e o Device Driver fornecido pelo fabricante do dispositivo. Com base nestas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Device Driver realiza a comunicação de forma direta entre CPU e dispositivo, através do envio e recebimento de comandos.
( ) Cabe ao subsistema de entrada e saída fornecer a interface entre o sistema operacional e o Device Driver.
( ) O Device Driver, para ser utilizado, deverá ser instalado dentro do sistema operacional para que seja executado em modo usuário.
( ) Os dispositivos de entrada e saída que implementam os controladores de DMA transferem os dados diretamente para a memória, evitando, assim, o uso da CPU.
( ) Os comandos de alto nível utilizados pelas aplicações, quando acionados, recebem o nome de system calls.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	V – F – V – F – V.
b)	F – V – V – F – F.
c)	F – V – F – V – V.
d)	V – F – F – V – F.
4.	O sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Atualmente, existem diversos modelos de sistema de arquivos, sendo que o sistema operacional MS-DOS e Windows 95 utiliza-se do sistema de arquivos FAT-16. Acerca do sistema de arquivos FAT-16, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A tabela de alocação de arquivos disponibilizada neste sistema de arquivos funciona como um sumário para o sistema operacional, apontando para uma área do disco, com o objetivo de diminuir o tempo de acesso aos dados armazenados.
( ) Neste sistema de arquivos, o disco rígido é dividido em clusters, que são a menor parcela do disco rígido vista pelo sistema operacional.
( ) Um grande arquivo pode ser dividido em vários clusters, sendo possível que dois arquivos pequenos sejam gravados dentro do mesmo cluster.
( ) Este sistema de arquivos usa endereços de 16 bits para endereçar os clusters dentro da partição, permitindo um máximo de 65536 clusters, que não podem ser maiores que 32 KB.
( ) O tamanho dos clusters em partições FAT-16 varia de acordo com o tamanho do disco rígido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	F – V – F – F – F.
b)	V – V – F – V – V.
c)	V – F – V – V – F.
d)	F – V – V – F – V.
5.	Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Diante disso, sobre o sistema de arquivos, analise as sentenças a seguir:
I- Ao instalar o Windows NT em um computador, o usuário poderá optar pelo sistema de arquivos FAT-16 ou NTFS.
II- Diante de sua grande versatilidade, o sistema de arquivos do tipo NTFS pode ser utilizado em qualquer sistema operacional.
III- A conversão de um sistema de arquivos do tipo NTFS para FAT é vantajosa por questões de desempenho e segurança.
IV- O sistema de arquivos HPFS possui uma grande vantagem, já que pode ser utilizado por qualquer sistema operacional.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)	As sentenças I, II e III estão corretas.
b)	As sentenças II e IV estão corretas.
c)	As sentenças III e IV estão corretas.
d)	Somente a sentença I está correta.
6.	O escalonamento de processos é uma atividade realizada pelo sistema operacional com o objetivo de organizar a execução dos processos obtendo o máximo desempenho da CPU. Acerca do mecanismo de escalonamento do sistema operacional, analise as afirmativas a seguir:
I- O throughput é um critério simples de escalonamento, dado pela soma do tempo de espera com o tempo de serviço ou tempo de execução.
II- O tipo de escalonamento preemptivo permite que um processo seja interrompido para a execução de outro.
III- O escalonamento cooperativo, quando utilizado por um programa mal escrito, pode monopolizar a CPU, gerando um grande problema para o sistema operacional.
IV- A implementação do modelo de escalonamento de múltiplas filas com realimentação gera ganho de tempo pelo sistema operacional, já que não precisa identificar qual a fila ideal para cada processo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
b)	As afirmativas III e IV estão corretas.
c)	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d)	As afirmativas II e III estão corretas.
7.	O sistema operacional pode fazer uso de diversos tipos de algoritmos de escalonamento, sendo que cada um deles é recomendado para situações distintas, submetendo-se a alguns critérios. Acerca dos critérios de escalonamento, analise as sentenças a seguir:
I- A taxa de utilização do processador é um dos critérios que deve ser analisado pelo escalonador do sistema operacional, sendo desejável que o processador permaneça a maior parte do tempo em estado de ocupado. 
II- A fim de otimizar o processo de escalonamento, busca-se maximizar o turnaround, o qual estabelece o número de processos que foram completados em determinado espaço de tempo.
III- O tempo de espera é resultado do intervalo entre o início do processo e a geração da primeira resposta.
IV- Um escalonamento eficiente é resultado máximo do uso do processador e throughput, com a minimização dos tempos de processador, resposta e espera.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
b)	As sentenças I e III estão corretas.
c)	As sentenças I, III e IV estão corretas.
d)	As sentenças I e IV estão corretas.
8.	Os sistemas multitarefas conseguem executar vários programas ou processos ao mesmo tempo, através de mecanismos que controlam os diversos processos. Estes possuem estados que identificam a situação em que se encontram. Qual é a transição de estado realizada pelo escalonador conforme a política de escalonamento definida no sistema operacional?
a)	Espera - Pronto.
b)	Pronto - Executando.
c)	Novo - Pronto.
d)	Executando – Terminado.
9.	A interrupção é um sinal de dispositivo que usualmente resultará na troca de contexto, em que o processador para de executar um processo para atender ao dispositivo que pediu a interrupção. Acerca do tema de interrupção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Qualquer dispositivo poderá disparar uma interrupção com o objetivo de informar ao sistema operacional que concluiu uma tarefa ou para retornar dados para o sistema operacional.
( ) As IRQs (Interrupt Request – Requisição de Interrupção) são 16 canais enumerados de 1 a 16, os quais os dispositivos podem utilizar para chamar a atenção da memória RAM.
( ) A implementação da preempção por tempo tem como base as interrupções geradas pelo PIT (Programable Interrupt Timer).
( ) A ISR (Interrupt Service Routine – Rotina do Serviço de Interrupções) é a instrução executada quando ocorre uma interrupção, havendo apenas uma instrução predefinida para todos os tipos de interrupção.
( ) O PIC (Programable Interrupt Controller) é o responsável pelo encaminhamento das interrupções dos periféricos para o processador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	V - V - V - F - F.
b)	F - V - F - V - V.
c)	F - F - F - V - F.
d)	V - F - V - F – V.
10.	A capacidade do computador de se comunicar com o usuário através dos dispositivos de entrada e saída (teclado, mouse, monitor etc.) torna-se real devido ao funcionamento do sistema operacional, que é o responsável direto pelo controle desses dispositivos. No que tange ao gerenciamento dos dispositivos de entrada e saída, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A maioria dos dispositivos de entrada e saída é extremamente lenta, se comparada à memória principal e ao processador.
( ) A execução de programas é feita através de chamadas de sistema, que são a interface entre o processo e o Sistema Operacional.
( ) A thread é responsável pelas modificações no fluxo de controle causadas por uma ação externa, geralmente relacionada aos dispositivos de entrada e saída.
( ) O estado finalizado de um processo indica que o mesmo teve sua execução finalizada, podendo ocorrer de três formas: normal, por erro de execução ou por requisição do usuário.
( ) As instruções que serão executadas pelo processo ficam armazenadas no espaço de endereçamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	F - V - V - F - F.
b)	F - F - V - V - F.
c)	V - F - F - V - V.
d)	V - V - F - F - V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando