Buscar

PROVA PRESENCIAL CONTABILIDADE DO SETOR PÚBLICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No campo da contabilidade aplicada ao setor público nos deparam os com algumas leis específicas sobre normas e elaboração de balanços, sobre finanças públicas e procedimentos específicos. Em específico sobre a Lei de 
Responsabilidade Fiscal a LC nº 101/2 000, podemos afirmar que: 
A. Estatui normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal; 
B. Estabelece norma s gerais de finanças públicas em âmbito nacional; 
C. Abrange todos os entes federados em sua administração direta; 
D. Tem como pilares somente o planejamento e a responsabilização. 
Na contabilidade aplicada ao setor público existe um procedimento, o qual permite alterações na Lei de Orçamento Anual aprovada para o exercício financeiro em execução. Aponte a alternativa que d escreve este procedimento. 
A. Despesas de exercícios anteriores; 
B. Restos a pagar processados; 
C. Operação de crédito por antecipação da receita; 
D. Créditos adicionais. 
Questão 3 – Código: 80108 
As leis dos instrumentos de planejamento de iniciativa do Poder Executivo, conforme determinação constitucional, tratam de ações, metas e prioridades da administração pública. Aponte a alternativa que apresenta característica correta pertinente a um destes instrumentos de planejamento que é o Plano Plurianual: 
A. Vigência de 04 ano s; 
B. Elo de ligação entre LDO e LOA; 
C. Vigência anual; 
D. Lei de iniciativa do Legislativo.
Questão 4 – Código: 80165 
Na Prefeitura do Município de Rio Tudo de bom, acontece a arrecadação de IPTU com atraso pelo contribuinte. 
Assim, aponte a alternativa correta que contém a classificação orçamentária do recebimento do IPTU e da multa e juros que ocasionou o atraso: 
A. Receita Tributária para o IPTU e Receita Patrimonial para os juros; 
B. Receita de Transferência Correntes para o IPT U e Outras Receitas Correntes para as multas e juros; 
C. Receita Tributária para o IPTU e outras Receitas Corrente s para os Juros; 
D. Receita Tributária, para o IPTU e para a multa
Questão 5 – Código: 80 163 
No estudo da Lei de Orçamento Público, obrigatoriamente, nos inteiram os dos princípios orçamentários que norteiam a elaboração e execução dos orçamentos públicos e um desses princípios determina que o orçamento deve conter apenas matérias específica das receitas e despesas . A ponte a alternativa correta que contém o princípio d escrito na questão: 
A. Publicidade; 
B. Universalidade; 
C. Exclusividade; 
D. Especificação. 
Questão 6 – Código: 80 166 
Quanto ao princípio orçamentário que norteia a elaboração do orçamento público, o qual estabelece que no orçamento deve conter todas as receitas e todas as despesas, assinale a alternativa que contém este princípio narrado no texto da questão: 
A. Princípio da unida de; 
B. Princípio da anual idade; 
C. Princípio da universalidade; 
D. Princípio do equilíbrio. 
Na contabilidade aplicada ao setor público temos a classificação de despesa orçamentária e da despesa patrimonial. Assim, m arque a alternativa que contém apenas despesas orçamentária, sejam despesas correntes ou despesas de capital: 
A. Pessoal e encargos, Amortização da Dívida Pública e Juros e Encargos da Dívida; 
B. Amortização da Dívida Pública, Operação de Crédito e Pessoal e Encargos; 
C. Juros e Encargos da Dívida, Contribuição de Melhorias e Pessoal e Encargos; 
D. Pessoal e encargos, Operação de Crédito e Impostos. 
8- A contabilidade aplicada ao setor público conforme Normas Brasileiras de Contabilidade, em específico a NBC T 16 do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, apresenta os subsistemas de informações. Portanto, assinale a alternativa que apresenta todos esses subsistemas de informações conforme a norma citada: 
A. Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e Custos; 
B. Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e Controle; 
C. Orçamentário, Patrimonial, Custos e Controle; 
D. Orçamentário, Patrimonial, Custos e Compensação.
9- Em nosso estudo da execução das despesas orçamentárias, a lei define um a sequência obrigatória de sua execução, os chamados estágios de execução conforme Lei nº 4.320/ 1964. Assim, aponte a alternativa que a presenta corretam ente essa sequência e esses estágios das despesas orçamentárias: 
A. Liquidação, empenho e pagamento; 
B. Empenho, licitação, liquidação e pagamento; 
C. Empenho, liquidação e pagamento; 
D. Licitação, empenho e pagamento. 
Questão 10 – Código: 80164 
Conforme obrigatoriedade da Lei nº 4.320/1964 quanto aos estágios e execução da despes a orçamentária, aponte a alternativa que apresenta corretam ente o conceito de empenho conforme art. 58: 
A. A verificação do direito adquiri do pelo c redor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito; 
B. O ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição; 
C. É o momento da quitação da obrigação do ente público com o seu credor; 
D. O procedimento para aumento de saldo nas dotações com saldo insuficiente para realização de uma despesa. 
Questão 11 – Código: 80169 
A respeito dos instrumentos de planejamento obrigatórios na contabilidade do aplicada ao setor público, perguntamos: Quais são esses instrumentos? Explique cada um deles, apontando o seu prazo de vigência e de envio pelo Poder Executivo para o Poder Legislativo para aprovação. 
Os instrumentos são o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei de Orçamento Anual – LOA; 
Plano Plurianual: será elaborado no 1º ano do mandato do Executivo e terá vigência de 4 anos. A Lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, diretrizes (estratégias de administração), objetivos (os resultados pretendidos com a execução do programa) e metas (mensuração qualitativa e quantitativa a das ações governamentais) da administração pública federal, estadual e municipal para a s despesas de capital e outra s delas decorrentes e para as relativas a programas de duração continuada (CF 165, § 1º). O chefe do executivo tem até 4 meses antes de findar o primeiro exercício financeiro de seu mandato (31 de agosto).
Lei d e Diretrizes Orçamentárias: A LDO, na sua concepção original, tinha como função básica orientar a elaboração dos orçamentos anu ais, além de estabelecer as prioridades e metas da administração, no exercício financeiro subsequente. A LDO é o instrumento que articula o PP A à LO A, portanto, trata-se, de instrumento que funciona como elo entre o PPA e os orçamentos anuais. O projeto da LDO é anualmente elaborado pelo Poder Executivo e submetido ao Poder Legislativo até o dia 15 de abril de cada ano para sua aprovação.
Lei de Orçamento Anual: A Lei Orçamentária Anual, prevista no artigo 165, parágrafo 5º da Constituição Federal, constitui o mais importante instrumento de gerenciamento orçamentário e financeiro da Administração Pública, cuja principal finalidade é administrar o equilíbrio entre receitas e despesas públicas. O projeto de lei orçamentária da União será encaminhado ao Legislativo até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro (final de agosto) e devolvido para a sanção até o encerramento da sessão legis ativa (até meados d e dezembro). 
Questão 12 – Código: 80170 
A respeito dos subsistem as de informações obrigatórios por meio da Norm a Brasileira de Contabilidade – N BC T 16, cite quais os subsistemas existentes atualmente e qual a informação apresentada por meio deste subsistema. 
Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária; 
Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionado s com a s variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; 
Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzi dos e ofertados à sociedade pela entidade pública; 
Compensação – registra,processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

Continue navegando