Buscar

AULA 1 FILOSOFIA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DAS AULAS 1, 2, 3 e 4
ATIVIDADE DA AULA 01 
Por que dizemos que a filosofia dos pré-socráticos constitui um ponto de inflexão fundamental na história do pensamento humano, pois representa um claro golpe dirigido às posições mitológicas na medida em que busca fundamentar uma nova concepção do mundo mediante a investigação da natureza? Comente. (mínimo de 8 linhas)
A filosofia pré-socrática foi fundamental na historia, pois nos tornou capazes de compreender com um sentido mais amplo a concepção da vida e do mundo, a exigência da própria natureza humana, nela vive a necessidade de encontrar uma razão de ser para o mundo que nos cerca e para os enigmas de sua existência e conhecimento. Podemos citar os responsáveis pelas origens do período filosófico: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Xenófanes, Heráclito, Pitágoras, Parmênides, Empédocles, Anaxágoras e Demócrito. A terra, o ar, o fogo e a água são os principais elementos que levaram os pré-socráticos a questionar a existência ou a origem de todas as coisas, e assim através desta teoria poderiam extrair explicações para os fenômenos da natureza, acreditavam que esses elementos são movidos e misturados de diferentes maneiras em função de dois princípios universais opostos: o amor e o ódio. Através desta sabedoria e de suas dinamicidades os filósofos pré-socráticos conseguiram dar respostas para os questionamentos da época e que devemos ter mais razão do que emoção. 
ATIVIDADE DA AULA 02
Sócrates representa um marco importante da história da filosofia e que se preocupava, dentre outras coisas, com o conhecimento sobre as coisas, dialogando o tempo todo com seus interlocutores.
 De acordo com os estudos realizados em aula, desenvolva uma reflexão sobre a frase acima. (mínimo de 8 linhas)
Sócrates, ao afirmar que só sabia que nada sabia, queria, com isso, sinalizar a necessidade de adotar uma nova atitude diante do conhecimento e apontar um novo caminho para a sabedoria. Sua filosofia era feita nas conversações que mantinha nos lugares públicos da Atenas do século V a.C., frequentemente o dialogo começava pela procura da definição, o verdadeiro, o justo, o belo, a piedade, um interlocutor seguro lhe dava imediatamente uma definição. Sócrates ficava maravilhado, aceitava a definição do interlocutor, com seu consentimento, tirava dela deduções cada vez mais precisas. O interlocutor fica extremamente satisfeito com a definição de Sócrates e que sua linha de pensamento ainda era mais rica do que a dele e assim o começava a o seguir. 
ATIVIDADE DA AULA 03
Por que dizemos que os princípios, os métodos, os conceitos e os resultados de uma ciência podem estar totalmente equivocados ou desprovidos de fundamento? Comente. (mínimo de 8 linhas)
Entusiasmados com as ciências e as técnicas e com a Revolução Industrial no século XIX a filosofia afirmava que tinha plena confiança no saber cientifico e na tecnologia controlando a natureza, a sociedade e os indivíduos. No entanto no século XX com as guerras mundiais, campos de concentração, invasões comunistas entre outros a filosofia passou a desconfiar do otimismo cientifico-tecnologico, pois tanto conhecimento e tecnologia fez com que o ser humano liberasse por meio de intimidação o medo, terror e desespero.
O que a filosofia acredita é ao contrario, acredita que a razão critica que analisa e interpreta os limites do pensamento instrumental. Mudanças verdadeiras só se realizarão se tiverem como finalidade a emancipação do gênero humano e não as ideias de controle e domínio técnico-cientifico sobre a natureza, sociedade e cultura.
ATIVIDADE DA AULA 04
Por que dizemos que a reflexão radical, devemos entender a expressão em seu sentido literal: trata-se de uma reflexão que vá à raiz dos problemas, buscando atingir suas últimas e mais profundas ramificações. (mínimo de 8 linhas)
Porque a reflexão radical deve ser realizada de modo a arrebatar todas as informações, não deixando escapar nenhum fato ou acontecimento, é difícil o trabalho de discernir no emaranhado mais profundo das raízes fundamentais, a reflexão deve ser global ou de conjunto.
É considerada radical, pois deve ser rigorosa, sistemática e metódica, visando um aprofundamento no conhecimento. 
A filosofia é indispensável e homem e à sociedade desde o inicio dos tempos e faz parte de nossas vidas sem que percebesse ela faz parte de nosso cotidiano do começo até o fim de nossos dias. 
Obs.:
Todas as respostas devem obedecer estas observações, caso não aconteça será descontado 0,5 a 1,0 ponto por atividade;
Enviar as atividades de acordo com as normas da ABNT: tamanho da letra 12, sem negrito, sem itálico e sem caixa alta. Tipo da Fonte: Time New Roman, cor preta.
Margens: 3cm (superior e esquerda); 2cm (inferior direita);
Não precisa enviar cabeçalho nas atividades;
Enviar perguntas e respostas no portfólio da aula 01;
Enviar todas as atividades no mesmo documento (doc ou docx);
ENVIAR TODAS AS ATIVIDADES JUNTAS, NO MESMO DOCUMENTO, EM UM ÚNICO PORTFÓLIO (AULA 08)

Outros materiais