Buscar

Estrutura e composição básica do DNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estrutura do DNA, sua constituição e as ligações químicas entre seus componentes.
A molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) é formada por uma sequência de nucleotídeos organizados em dois filamentos torcidos em uma dupla-hélice, a ligação entre estes dois filamentos ocorre através das bases nitrogenadas que estão ligadas por pontes de hidrogênio – os pares de bases. Já os filamentos são formados por nucleotídeos que são compostos por um grupo fosfato, uma molécula de açúcar de cinco carbonos e as bases nitrogenadas que podem ser adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T) que se mantem juntas por uma ligação entre o grupo fosfato de um e a pentose de outro.
Na molécula de DNA sempre ocorre o pareamento de uma purina com uma pirimidina e esse pareamento ocorre Adenina sempre pareia com timina, através de duas pontes de hidrogênio, e citosina sempre pareia com guanina, por três pontes de hidrogênio, sempre desta forma.
A estrutura da molécula de DNA apresenta-se como duas cadeias de nucleotídeos em posição antiparalela, ou seja, em direções opostas, a dupla hélice é composta por dois filamentos lado a lado de nucleotídeos que são torcidos e mantidos unidos por pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas que estão no interior da hélice com açúcares e fosfatos voltados para o exterior. Na estrutura de cada filamento os nucleotídeos são ligados covalentemente por ligações fosfodiéster que conecta o carbono 5’ de uma desoxirribose ao carbono 3’ do açúcar vizinho, assim, cada ligação açúcar-fosfato possui polaridade 5’ para 3’.
Cada fosfato liga-se ao Carbono 3 de um açucar e ao carbono 5 de outro açucar
ALBERTS, B. et al. Fundamentos da Biologia Celular. 3ª edição. Editora Artmed, v. único, 2011.

Outros materiais