Buscar

POLITICAS PUBLICAS

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de avaliação à distância (AD)
Disciplina: Políticas Públicas
Curso: Turismo Virtual
Professor: Ednara Martins Schmitz
Nome do aluno: Suelen Freitas Piccinin
Data: 24/10/2012
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
ACOMPANHAMENTO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA
A proposta desta atividade é que você com o domínio dos conhecimentos adquiridos em nossa disciplina possa se aproximar da realidade de seu município e conhecer o processo de construção de políticas públicas municipais. Para realização desta atividade siga os passos propostos a seguir: 
1º passo: Selecione uma Política Pública de seu interesse (saúde, educação, assistência, segurança pública, habitação, urbana, trabalho e renda, meio ambiente, agrária, ou por segmento: criança e adolescente, idoso, mulher, dentre outras).
2º passo: Faça um levantamento através de pesquisa bibliográfica, internet, documentos legais e site do governo federal para melhor compreender a organização da Política Pública selecionada.
3º passo: Agende um horário em seu município com o gestor responsável pela Secretaria que contempla a Política Pública que você escolheu para estudar ou com um técnico da área.
Conheça a dinâmica de trabalho, infraestrutura e processo de gestão da política. Para se orientar você poderá estabelecer o seguinte diálogo:
- Existe uma Secretaria ou órgão responsável pelo gerenciamento da Política Pública que você selecionou? 
- Como é organizado o Plano de Ação Plurianual (PPA) da Política Pública selecionada? Solicite o documento PPA para estudar.
- Qual é o orçamento previsto para a política pública selecionada (visualizar o valor previsto pela esfera municipal, estadual e federal).
- Quais os programas e projetos priorizados?
- Existe Conselho específico da Política Pública selecionada? Como é a relação do Conselho com a Secretaria, quem escolhe os representantes que compõem o Conselho, existe reconhecimento da importância da participação da representação da sociedade civil?
- Se for possível participe de uma reunião do Conselho e converse com o presidente ou um representante da sociedade civil que está na reunião para perceber o que ele acha de sua função de conselheiro.
4º passo: Com todo conhecimento, informações e experiência adquiridos através desta atividade produza um texto dissertativo de 1 (uma) a 2 (duas) laudas conforme orientações a seguir:
Elabore um texto dissertativo com sete parágrafos contendo: título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.
1. No primeiro e segundo parágrafos apresente a introdução (descreva neste item a política pública que você selecionou e de que maneira realizou o estudo: levantamento em livros, artigos, internet, legislação, sites de governo, entrevista no município, observação participante). (2,5 pontos)
2. No terceiro e quarto parágrafos, apresente os resultados do levantamento realizado (destaque informações sobre: o que é a política pública selecionada e como ela se organiza, qual a legislação que a define como política pública, a importância desta política pública para a sociedade, porque ela deve ser bem gerenciada – que resultados devem gerar para a sociedade). (2,5 pontos)
3. No quinto e sexto parágrafos você poderá destacar os resultados de seu aprendizado construído através do contato direto com a realidade de seu município (o que percebeu em relação à organização do trabalho ligado a política pública selecionada? existe estrutura, plano, recursos, conselho estruturado? São priorizados recursos, de exemplos de ações previstas no plano de ação,) Como percebeu a participação da sociedade civil no planejamento e controle da política pública selecionada? (2,5 pontos)
4. No sétimo e oitavo parágrafo, apresente a conclusão abordando suas considerações sobre a experiência realizada. (2,5 pontos)
A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático): Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/pdf/tau_2012.pdf e veja como realizar citações e referências.
Este artigo vai fazer uma análise sobre as políticas públicas para a Mulher, foram usadas pesquisas no site do governo federal e também entrevista via telefone com a Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Guarulhos.
A lei n.º 10.683, de 28 de maio de 2003, no artigo 22 define:
À Secretaria de Políticas para as Mulheres compete assessorar direta e imediatamente o Presidente da República na formulação, coordenação e articulação de políticas para as mulheres, bem como elaborar e implementar campanhas educativas e antidiscriminatórias de caráter nacional, elaborar o planejamento de gênero que contribua na ação do governo federal e demais esferas de governo, com vistas na promoção da igualdade, articular, promover e executar programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres, promover o acompanhamento da implementação de legislação de ação afirmativa e definição de ações públicas que visem ao cumprimento dos acordos, convenções e planos de ação assinados pelo Brasil, nos aspectos relativos à igualdade entre mulheres e homens e de combate à discriminação, tendo como estrutura básica o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, o Gabinete, a Secretaria-Executiva e até 3 (três) Secretarias. (Redação dada pela Lei nº 12.314, de 2010).
O Plano de Políticas Públicas para as Mulheres criado em 2007 é uma ferramenta de grande valor para as mulheres brasileiras. É um acordo federativo entre governos federais, estaduais e municipais para o auxílio às mulheres, no sentido de combater a violência, reduzir a desigualdade e preservar os direitos. 
No Brasil, é cada vez mais crescente o investimento em políticas públicas voltadas para a Mulher, adotando medidas para que contribuam para a autonomia financeira das mulheres como capacitação profissional e ampliando a Licença-maternidade de 4 para 6 meses. Porém muitos são os problemas enfrentados pelas mulheres no nosso país – violência sexual, psicológica, moral, patrimonial, cárcere privado e tráfico de mulheres. Diante disto, políticas públicas são de extrema importância para garantir o bem estar e até mesmo a vida das mulheres brasileiras. Um grande avanço foi a criação da Lei Maria da Penha de 7 de agosto de 2006 que veio para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como a implantação do disque denúncia 180 onde casos de violências poderão ser relatados de forma anônima.
O município de Guarulhos aderiu ao Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres em 2007 e conta com a Coordenadoria da Mulher encabeçada por Hedy Maselli Cabrera de Almeida desde 2009. Tal coordenadoria cuida de jovens em vulnerabilidade social, gestantes e vítimas de discriminação e violência. Entre as ações, podemos destacar a Casa das Rosas, Margaridas e Beths – Centro de Referencia de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica, contando com atividades voltadas à proteção física, psicológica, sexual e patrimonial dessas mulheres.
A CPM (Coordenadoria de Políticas para as Mulheres) destaca em suas ações promover a igualdade de gênero, contando com apoio de outras unidades administrativas da Prefeitura e também da sociedade civil. Estimula a participação dos munícipes de Guarulhos nos fóruns de governo. Faz parte do trabalho da CPM organizar atos públicos como os Meses Especiais de Gênero, celebrado em março – Mês da Mulher; a Semana da Lei Maria da Penha, realizada em agosto; a Semana da Não Violência contra a Mulher, realizada em Novembro em homenagem ao Dia Internacional de Não Violência contra a Mulher (25de Novembro). No ano de 2010 o PPA apontou o uso de R$ 1.972.303,02 em ações assistenciais realizadas pela Prefeitura de Guarulhos relacionadas às políticas públicas para a mulher.
Desde o século XX muitas revoluções foram importantes na vida da mulher como o direito ao voto e participação na política e através disso a mulher foi ganhando cada vez mais participação na sociedade brasileira e hoje contamos até com uma Presidente. Porém, no período em que vivemos ainda convivemos com uma cultura machista em nosso país onde homens segregam mulheres como se fosse sua propriedade. 
Em nível organizacional, o comprometimento entre as equipes no âmbito federal, estadual e municipal faz parte de um processo de gerenciamento das condições financeiras e administrativas exigidas e todo este processo gera melhorias para a preservação da vida da mulher no quesito que tange ações para coibir a prática de violência doméstica, sexual, psicológica, patrimonial bem como o tráfico de mulheres.
Fontes:
PORTAL BRASIL. Cidadania e Segurança: Políticas para as Mulheres. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/secoes/mulher/cidadania-e-seguranca/politicas-para-mulheres>. Acesso em: 24/10/2012.
SECRETARIA DE POLITICAS PARA AS MULHERES. Lei Nº 10.683, de 28 de maio de 2003: Artigo 22. Disponível em: <http://www.sepm.gov.br/sobre>. Acesso em: 24/10/2012.
LEI MARIA DA PENHA. Lei n.º 11.340 de 7 de agosto de 2006. Disponível em: <http://www.sepm.gov.br/legislacao-1/lei-maria-da-penha/leimariadapenha-1.pdf>. Acesso em 24/10/2012.
MUNICÍPIO DE GUARULHOS. Avaliação do Plano Plurianual: Ano Base 2010. Página 90. Disponível em: <http://www.guarulhos.sp.gov.br/files/2relatorio_de_programas_por_orgao_e_unidade.pdf>. Acesso em: 24/10/2012.
PREFEITURA DE GUARULHOS. A Coordenadoria da Mulher. Disponível em: <http://www.guarulhos.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=375&Itemid=979>. Acesso em: 24/10/2012.

Continue navegando