Buscar

Trabalho de Historia da Psicologia para Av1 2014.2

Prévia do material em texto

Questionario: Historia da psicologia.
Tema 1: A Psicologia Pré-Científica
1) O que caracterizava os bruxos, agos, xamãs, feiticeiros, videntes, curandeiros e sacerdotes e o que envolvia seus ofícios?
R.: Caracterizavam-se por manter posições de autoridade e respeitabilidade em suas tribos e seu ofício era fornecer serviços de natureza psicológica.
2) O que marcou o estabelecimento do laboratório de pesquisa montado em 1879 por Wilhelm Wundt na Univerdade de Leipzig?
R.: Foi marcado pela criação de laboratórios.
3) Qual o foco dos estudos da "filosofia mental" que fazia parte do currículo das univerdades americanas desde o século XVII?
R.: O seu foco estava na sensação e percepção ligadas ao intelecto, embora incluísse outros processos cognitivos (atenção, aprendizagem, memória e pensamento). Também englobava emoções, e a vontade, onde existia debates sobre determinismo e livre arbítrio. 
4) Após a chegada do laboratório vindo da Alemanha, o que definia a Psicologia acadêmica nos Estados Unidos?
R.: O intelecto, a sensibilidade e vontade, que eram chamados de tratamento tripartite.
5) O que se entende por "psicologia pseudocientíficas" ou "psicologia popular"?
R.: Psicologia popular é o conjunto de ideias, crenças transmitidas culturamente por cada indivíduo. Já a psicologia pseudocientífica são aquelas que não são científicas, ou seja, não seguem o rigor dos métodos científicos.
6) O que tratava os frenologistas, quem inventou e em que acreditava?
R.: Os frenologistas examinavam o formato da cabeça e faziam descrições sobre a personalidade, habilidades e inteligência do indivíduo. O inventor foi o alemão Franz Josef Gall, que acreditava que diferentes partes do cérebro eram responsáveis por diferentes funções intectuais, emocionais e comportamentais.
7) O que George Combe sinalizou quanto ao sistema de categorização composto por 35 faculdades?
R.: Elaborou um plano de ação para fortalecer as faculdades mais fracas. Dizia que cada uma dessas faculdades estava conectada a uma determinada parte do cérebro, e que o poder de manifestação de cada uma mantinha uma relação com o tamanho e a atividade do órgão. 
8) É válido os relatos contemporâneos retratar os frenologistas como charlatões?
R.: Sim, pois não tinham uma base científica, nada que comprovasse que seus serviços dariam certo.
9) O que tratava a fisignomonia?
R.: Avaliava o caráter da pessoa, do seu intelecto e suas habilidades relacionando-os com seus traços fisionômicos. 
10) Comente a frase: "Infelizmente, tanto a fisiognomia qanto a frenologia foram usadas para validar estereótipos étnicos e raciais."
R.: A fisiognomonia tinha muita credibilidade no campo da criminologia pois estava ligada ao seu intelecto e diziam que avaliava o caráter de uma pessoa. E a frenologia tinham como base a personalidade e as habilidades. Sendo assim, esses dois tipos rotulavam as pessoas de acordo com os processos utilizados nessas duas bases de conhecimento.
11) Expliqe a afirmação: "A fisiognomonia obteve credibilidade no campo da criminologia."
R.: Acreditava-se na tese do "tipo criminoso" que era identificado pelas características faciais. 
12) O que descobriu Franz Mesmer, em 1775, como ele chamou seu procedimento e, em que acreditava?
R.: Ele descobriu que poderia aliviar os sintomas clínicos e psicológicos passando ímãs, sobre o corpo de seus pacientes. 
13) O que descobriu a comissão de intectuais que tinha como presidente o americano Benjamin Franklin?
R.: Descobriram que não havia nenhum fluidos animais magnéticos, nem qualquer evidência de cura através das forças magnéticas.
14) O que o mesmerismo também curava e qual sua ambição como primeira psicoterapia secular nos Estados Unidos? 
R.: O mesmerismo além de fornecer cura médica e tratamento psicológico, também curava depressão e outros males psíquicos, como fobias. Uma das suas principais ambições era disseminar ideologias, como a filosofia da cura da mente, o Novo Pensamento, Ciência Cristã e o espiritualismo americano. 
15) Quando começou o espiritualismo e de que maneira se apresentou?
R.: Começou com duas irmãs adolescentes que seriam capazes de se comunicar com um fantasma que habitava a casa da sua fazenda e tornou-se popular durante e após a Guerra Civil Americana, porque muitas pessoas estavam desesperadas para entrar em contato com entes queridos mortos na guerra.
16) Quais as formas de tratamento eram apresentadas além da atividade principal?
R.: Incluia tratamentos para depressão e transtornos de ansiedade e aconselhamento sobre problemas no trabalho, dificuldades no casamento e na educação dos filhos. 
17) O que desencadeou o prestígio do espiritualismo?
R.: Muitos médiuns eram denunciados por fraude, mas até os dias atuais alguns indíviduos trabalham como videntes, místicos ou médiuns. 
18) Qual a origem da "Cura pela Mente" e como o movimento era chamado?
R.: Sua origem se deu na Nova Inglaterra, em meados do século XIX e o movimento era chamado de "novo pensamento". 
19) O que acreditava o criador da corrente "Cura pela Mente"?
R.: Quimby acreditava que muitas doenças tinham causas inteiramente mentais exacerbadas por condições da mente e que sua cura dependia de poderes mentais dos indivíduos e não de práticas médicas. 
Tema 2: O Caminho para a Filosofia Mental
- Empirismo Britânico
1) Onde os psicólogos experimentais ficaram alojados e qual a razão?
R.: Alojavam-se nos departamentos de filosofia porque não existiam departamentos de psicologia. 
2) O que a publicação de Jonh Locke oferecia e o que ele negava?
R.: A concepção radical da mente como tabula rasa, uma tela em branco. E negou a existência de qualquer ideia inata e que as pessoas nasciam com o conhecimento da existência de Deus. E que todo conhecimento vem da sensação e reflexão.
3) Segundo Locke, de onde provém o conhecimento e qual era seu pressuposto?
R.: A mente não conhecia o mundo externo diretamente, mas indiretamente. Ou seja, através dos processos de reflexão.
4) Comente a afirmação de George Berkeley fortalecendo o pressuposto de Jonh Locke.
R.: Tudo aquilo que pudesse ser percebido era devido as qualidades dos objetos do mundo externo e de seu conhecimento de experiência individual.
- Realismo Escocês
5) O que caracteriza o Realismo Escocês e, em que seu fundador Thomas Reid discordava do ponto de vista empirista britânico?
R.: Era a filosofia da mente humana, mais conhecida como "filosofia do senso comum". E era contra o empirista britânico pois este negava a realidade do conhecimento direto de objetos e eventos. 
6) Qual a base de uma série de livros do autor Reid?
R.: Os livros de Reid tinham como base os cincos sentidos, descritos com detalhes e formas e que os sentidos eram usados para se adquirir conhecimento do mundo. 
7) Em que os filósofos escoceses confiavam e qual o posicionamento de McCosh sobre o tema?
R.: Confiando nos sentidose e na convicção de que o mundo externo podia ser conhecido diretamente através dos sentidos, McCosh fazendo uso da observação psicológica, chegou a conclusão de que se prestássemos atenção na mente enquanto ela funcionava, poderíamos notar diferentes estados e fazendo uso da observação onde poderíamos notar ações mais distintas.
- Filósofos Mentais Americanos
8) Quem é considerado o primeiro autor do livro didático da psicologia americana?
R.: Thomas Upham. 
9) Na reflexão quanto a influência da Escola Escocesa de Psicologia das Faculdades Mentais, quais os territórios em que a filosofia mental foi dividida?
R.: Intelecto, sensibilidades e vontade.
10) Quais os obstáculos que os americanos que retornaram de seus estudos no laboratório de psicologia da Alemanha encontraram na tentativa de estabelicimento da nova ciência?
R.: Os estudiosos americanos acreditavam que a psicologia poderia e deveria ser uma ciência natural. Mas as psicologias na América ainda eram consideradas problématicas por se associarem com a paranormalidade, leitores da mente, sorte e etc.
Tema 3: Fisologia, Psicofísica e a Ciência da Mente1) A quem se atribui o reconhecimento de que o cérebro é o órgão da inteligência? 
R.: Hipócrates.
- Localização Cortical / Especialidade dos Nervos
2) Qual a técnica mais sofisticada que os neurocientistas possuem para examinar o cérebro e sua relação com o comportamento?
R.: Obtenção de imagem por ressonância nuclear magnética funcional, por meio do FMRI, um aparelho que fornece imagens do fluxo do sangue ou de mudanças metabólicas em um cérebro humano intacto. 
3) Qual a contribuição de Paul Broca para a compreensão do comportamento do Ser Humano? 
R.: Sua contribuição é por ter descoberto a área de Broca, que está associada à produção da fala. 
4) Qual a relação a ser estabelecida entre os estudos da especificidade dos nervos e posicionamento dos frenologistas?
R.: A lei das energias específicas do nervo diz que cada sensorial transporta apenas um tipo de informação sensorial. E os frenologistas falam que determinadas áreas do cérebro terem funções específicas.
- A Velocidade da Condução Nervosa / Visão das Cores / Percepção de Tons / Psicofísica
5) Quais as principais contribuições de Hermann Helmholtz?
R.: Criou o oftalmoscópio, desenvolvimento da teoria da visão das cores e auditiva dos tons. 
6) O que trata a teoria triconomática e a teoria de Hering da visão das cores?
R.: A triconomática propunha 3 tipos de fibra na retina que eram diferentemente sensíveis ao vermelho, verde e azul. E que qualquer matiz espectral poderia ser reproduzida por essas 3 combinações. A teoria de Hering propõe a existência de 3 receptores de cor, neste caso, 3 substâncias químicas diferentes na retina que podiam ser fabricadas ou desfeitas. 
7) O que trata a teoria da ressonância e a teoria da frequência?
R.: A teoria da ressonância propôs que frequências diferentes teriam maior impacto em diferentes locais da membrana. E a teoria da frequência afirmava que disparo dos impulsos da membrana basilar equivaleria à frequência do som a ser percebido.
8) O que revela a pesquisa de Ernest Weber e Gustavo Fechner? 
R.: Ernest Weber concluiu que seria possível medir, com grande precisão, as relações entre o mundo físico e mundo psicológico. Suas duas descobertas são: o limiar de dois pontos e a relação psicofísica, que dava especificidade às diferenças percebidas. E uma de suas principais pesquisas foi a percepção da pressão sobre a pele. Fechner descobriu que certas áreas do cérebro estavam ligadas a comportamentos específicos, que os nervos tinham funções específicas e conduziam suas mensagens a uma velocidade mensurável.

Continue navegando