Buscar

atividade av1


2."Geralmente, as atividades psíquicas que nos levam a inferir que à nossa frente, em determinado lugar, existe um objeto com certo caráter não são conscientes, mas inconscientes. Em seu resultado, são equivalentes a uma conclusão (ou inferência), na medida em que a ação observada em nossos sentidos nos permite formar uma ideia quanto à possível causa dessa ação; embora, na realidade, invariavelmente apenas as atividades nervosas sejam percebidas diretamente, isto é, as ações, mas nunca os objetos externos." (VON HELMHOLTZ, Hermann Ludwig Ferdinand. Empiricismo na Percepção. In: HERRNSTEIN, R. J., BORING, E. G. Textos básicos em história da Psicologia. São Paulo: Herder, 1971. p. 187.)

Na passagem acima, Helmholtz discute o ato perceptivo e explica como funcionam as inferências inconscientes no momento que percebemos um objeto do mundo externo. Nas alternativas abaixo, assinale a incorreta:

Helmholtz visava depurar a sensação e evitar inferências inconscientes.

Ao aplicar a Introspecção Experimental, os psicólogos do século XIX procuravam garantir uma separação entre sujeito observador e objeto observado.

O método de estudo das sensações proposto por Helmholtz era a Introspecção Experimental.

A Introspecção Experimental de Helmholtz ajudou a PPsicologia a superar o veto kantiano relativo à objetividade dos estudos em Psicologia.

O objetivo de Helmholtz era estudar apenas as inferências inconscientes.


💡 4 Respostas

User badge image

Jordana Oliveira da Silva

O método estudo das sensações proposto por Helmholtz era a introspecção experimental
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais