Buscar

Desáfio Profissional 1ºBI 4ºsemt Logistica 2015

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
				DESAFIO PROFISSIONAL
 DISCIPLINAS NORTEADORAS:
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉM
ALEX JOHNNY RODRIGUES FREIRE RA 8380851177
ORISLEI VASCO DE OLIVEIRA RA 9904006762
ROBERTO SILVA DA ROCHA RA 9904009462
VALTENE DE OLIVEIRA RAMOS RA 9373331153
 TUTOR EAD: CLEBER CESAR MODESTO
 TUTOR (a) PRESENCIAL: MARY VIEIRA DA SILVA
SOBRADINHO / DF 
AGOSTO DE 2015
INTRODUÇÃO
O trabalho aqui apresentado tem como objetivo principal a realização de estudos sobre, as melhorias que a empresa Fronteiras S/A de logística, no ramo de transportes internacionais e operações de armazém, terá que realizar todos os processos de administração de materiais dos produtos a serem produzidos e distribuídos no Brasil, pela a empresa Tinteiros S/A, que é a maior fabricante e distribuidor de tintas do mundo.
Com este estudo será possível o entendimento dos processos e conceitos de armazenagem, endereçamento, picking e separação dos produtos, com os devidos cuidados. Quanto as suas características para as movimentações e transportes dos produtos químicos, as análises feitas neste estudo também têm a finalidade de apresentar planos de melhorias no âmbito logístico da empresa, os estudos serão divididos em cinco passos para um melhor entendimento das analises feitas aqui sobre os problemas que empresa está passando.
O primeiro passo será o levantamento das análises, da situação atual da empresa Tinteiros S/A, diante dos problemas logísticos que estão ocorrendo, com á sua contratada, Fronteiras S/A de logística, devido a sua busca por novos clientes no Brasil com a instalação, de mais uma de suas unidades de produção e distribuição de seus produtos.
O segundo passo será os estudos e análises das normas e legislações para movimentações de produtos de altas periculosidades, como as tintas á base de solventes inflamável, onde também apresentará as leis ambientais que a empresa deverá se submeter para as devidas certificações, para poder continuar as suas operações sem interrupções.
O terceiro passo será as propostas de melhorias para os processos logísticos da empresa Tinteiros S/A, elaboradas pelo o consultor de logística da Fronteiras S/A, contratada pela a mesma para poder gerenciar os projetos de aperfeiçoamento de manuseio de cargas perigosas da empresa.
Quarto passo o consultor de logística contratado da Tinteiros S/A, deverá apresentar um Check List,contendo as análises entregues pela Fronteiras S/A,onde deverá fazer as comparações dos dados apurados .
O quinto e ultimo passo o consultor de logística entregará o relatório final dos processos, contendo as propostas e melhorias realizadas nas operações logísticas da empresa. 
 
 
 
PASSO 01
1. Análise descritiva da situação atual da empresa:
	Uma das maiores fabricante de tintas imobiliárias e automotivas do mundo, a empresa Tinteiros do Brasil S/A resolveu contratar uma empresa consultora de logística. A empresa de logística, Fronteiras S/A, especializada em logística de transportes internacionais e operações de armazém em portos náuticos e secos, foi contratada para aponta os erros e pontos a serem melhorados na logística da Tinteiros do Brasil S/A,que passa por diversos problemas para aumentar a sua distribuição dos seus produtos no Brasil,onde o consultor logístico da empresa Fronteiras S/A terá a missão apresentar um relatório final para o presidente da empresa Tinteiros S/A do Brasil.O relatório que deverá ser elaborado sobre os problemas da logística de distribuição da Tinteiros do Brasil S/A no território brasileiro,onde este deverá conter as analises criticas,afim promover uma melhoria nos processos logísticos verificados pelo consultor de logística.
	Os principais problemas na logística da Tinteiros do Brasil S/A, analisado pela a empresa Fronteiras S/A,está relacionado aos processos de administração de materiais dos produtos e na sua armazenagem.Um dos problemas mais preocupantes dos gestores de logística da Tinteiros do Brasil S/A e também com a forma de manuseio dos produtos químicos á base de solventes os quais precisam atender as portarias e regulamentações da associação Brasileira dos fabricantes de tintas imobiliárias (ABRAFIT),Agência nacional de transportes terrestres ( ANTT) 420 e normas técnicas brasileiras (ABNT).
	Estes órgãos reguladores são bem claros quanto ás normas á serem seguidas pelas as empresas, onde o não cumprimento das normas poderá acarretar em multas e até mesmo a paralisação dos processos produtivos da empresa.
Os problemas de armazenagem tem sido o foco dos problemas na administração de materiais da empresa, pois os produtos não estão armazenados como as regras e normas definem para as operações de distribuição de produtos químicos, onde foram analisadas pelo o consultor de logística diversas irregularidades tanto no manuseio dos produtos quanto na organização do armazém da fabrica de tintas da empresa. Os produtos estão misturados por todo armazém, dificultando a localização precisa de endereçamento de picking e separação dos produtos. Outro problema é a falta de transporte adequado, que atenda as normas e regras exigidas pelos órgãos competente das referências sobre transportes de produtos químicos, como tintas, solventes em varias modalidades de transportes, como marítima, ferroviárias, terrestres e aéreas. 	 	
 
PASSO 0 2
2. Normas E Legislações Para Movimentações De Produtos Químicos: 
A Tinteiros S/A é uma das maiores indústrias de tintas e solventes do mundo, atualmente está em fase de expansão no território brasileiro, com a instalação de novas fabricas para atender o mercado consumidor nacional e também internacional. Por isso será importante que a empresa verifique as normas e legislações, que precisará ser seguida, para que não ocorram problemas de interrupções dos processos de industrializações dos produtos químicos. A Tinteiros S/A utilizar várias modalidades de transportes, o ferroviário, marítimo, rodoviário e aéreo, por isso esta empresa precisa esta atualizada com as normas e legislação para o transporte produtos químicos.
Segundo RODRIGUES (2007) “Em todas as fases da movimentação, armazenagem e transporte de mercadorias perigosas, todas as normas de segurança devem ser obrigatórias e rigorosamente cumpridas”. 
2.1. Normas e Leis Para O Transporte Marítimo De Produtos Químicos / Tintas:
A Tinteiros S/A, utiliza o modal marítimo para o transporte dos seus produtos acabados para exportação e também para importação de matéria-prima importada para a produção de vários produtos como tintas especiais e solventes de alto desempenho para diluição das tintas na produção.
A legislação brasileira de segurança marítima é de vanguarda e receptiva das mais importantes convenções internacionais. As empresas que produzem e transportam produtos químicos como tintas e solventes no modal marítimo estão sujeitas as normas e as leis que se destacam especificando acidentes ambientais e derrames. A lei 9.605/98 (Lei de crimes ambientais), a lei 9.966/00 (Lei do Óleo), regulamentada pelo decreto 4.136/02, a lei 9.537/79 (lei de segurança do tráfego Aquaviário – LESTA) regulamentada pelo decreto 2.596/98 (RELESTA) e as normas da Autoridade Marítima (NORMAM)01, 03,04 (Port State Control), 06 e 20 (água de lastro).
A regulamentação aplicável no transporte marítimo de cargas perigosas embaladas, em embarcações de bandeira brasileira ou de bandeira estrangeira, deve atender aos seguintes regulamentos aplicável código internacional para o transporte de cargas perigosas – Código Marítimo para Cargas Perigosas (IMDG). 
As cargas perigosas se dividem de acordo com as suas características, em classes, como os produtos da Tinteiros S/A, são de classificação 03 que representam líquidos inflamáveiscom misturas de líquidos contendo sólidos em soluções(ex:tintas e vernizes) que desprendem vapores inflamáveis em temperaturas inferiores a 61ºc (em prova de cadinho fechado) ou 65,6ºc(em prova de cadinho).Onde estas normas e classificações também são todas atendidas pela as portarias e regulamentações da associação Brasileira dos fabricantes de Tintas Imobiliárias ( ABRAFATI) e da agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e normas técnicas brasileiras (ABNT). 
Tabela 1 Transporte hidroviário de cargas perigosas.
	Informações sobre transportes:
	Recomendações nacionais e internacionais 
	Hidroviário: 
	IMDG/GGV Sea / ONU: 1263
	Classe de risco: 3.0
	Número de risco: 30
	Grupo de embalagem: III
	Nome apropriado para embarque: Tinta
 
2.2. Normas Para O Transporte Terrestre De Produtos Químicos / Tintas:
As normas e leis que regulamentam e controlam os transportes terrestres de produtos químicos como tintas, solventes e outros são ABRAFATI, agencia nacional dos transportes terrestres (ANTT-420) e ABNT, onde estes órgãos reguladores classificam as categorias de alocação das substâncias, misturas e solventes por classe de riscos. 
Classe -3 de risco é a classificação das tintas com solventes inflamáveis, produzidos pela A Tinteiros S/A onde a empresa busca se adequar as normas e leis para o transporte adequado das tintas produzidas na sua fábrica recém instalada no Brasil com as mesmas tecnologias,tanto na produção quanto na sua logística de armazenagem,distribuição e transporte,respeitando as normas técnicas brasileiras e leis que atendam essas portarias. 
A resolução da ANTT 420/04, tem como parâmetro as recomendações internacionalmente praticadas, para o transporte adequado dos produtos que sejam perigosos para a saúde humana e também para segurança pública e o meio ambiente, regulamentada pela a resolução ANTT nº. 3665/11 sem o prejuízo do disposto nas normas especificas de cada produto. 
 
Tabela 2 Transporte Terrestre de cargas perigosas.
	Informações sobre transportes:
	Recomendações nacionais e internacionais 
	Terrestre:
	ONU: 1263
	Classe de risco: 3.0
	Número de risco: 30
	Grupo de embalagem: III
	Nome apropriado para embarque: Tinta
 
2.3. Normas Para O Transporte Aéreo De Produtos Químicos / Tintas:
 
As normas e leis que regulamentam o transporte aéreo para cargas perigosas, determinam que a classificação de artigos perigosos como tintas e solventes seja feita pelo fabricante ou pelo transportador com as devidas orientações dos fabricantes. Deverão ser levados em conta as características físico/químicas dos materiais e os critérios de classificação da legislação vigente.
As normas para o transporte aéreo de cargas perigosas são regulamentadas pela Agência nacional de aviação civil (ANAC) e segue a regulamentação Brasileira de aviação civil (NBAC 175), estas normas estão em conformidade com a regulamentação internacional. 
A Tinteiros S/A utiliza o modal aéreo para o transportes de vários artigos essenciais, para a produção de tintas especiais para atender projetos únicos encomendados por diversos clientes espalhados por todo o mundo. 
Tabela 3 Transporte Aéreo de cargas perigosas.
	Informações sobre transportes:
	Recomendações nacionais e internacionais 
	Aéreo:
	ONU: 1263
	Classe de risco: 3.0
	Número de risco: 30
	Grupo de embalagem: III
	Nome apropriado para embarque: Tinta
2.4. Legislação E Normas Ambientais Seguido Pela A Empresa De Produtos Químicos: 
Assim como as demais empresas do ramo de produção e manipulação de produtos químicos de artigos de tintas e solventes, A Tinteiros S/A terá que adquirir o licenciamento ambiental, que é controlado e normatizado pelos órgãos ambientais que autorizar acompanhamento e a implantação das atividades nas operações das empresas. 
O conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) de lei Nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentadas pelo decreto nº99. 274, de 06 de junho de 1990.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos naturais renováveis (IBAMA), criado pela a lei nº7. 735 de 22 de fevereiro de 1989 é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do meio ambiente (MMA), órgão executivo responsável pela execução da política nacional do meio ambiente (PNMA). Estes órgãos são bem criteriosos quando se trata de liberação de licenças para empresas do ramo de manipulação e produção de produtos químicos, como as indústrias de tintas e solventes, devido ao grau de periculosidades como os riscos elevados como os produtos de classe -3. Com altíssimos fulgores de evaporação de inflamáveis com riscos de explosão, intoxicação humana, animal e ambiental, a fabricação de tintas, esmaltes, lacas, vernizes, impermeabilizantes, solventes, inseticidas, germicidas e secantes. 
PASSO 0 3
PROPOSTAS PARA MELHORIAS DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS DA EMPRESA TINTERIOS S/A
3. Melhorias no Gerenciamento na administração de materiais da Tinterios S/A:
O consultor de logística da Fronteiras S/A contratada pela Tinteiros S/A,propôs diversas melhorias no gerenciamento na administração de materiais desta empresa.O primeiro passo para reduzir os erros no processo de armazenagem e da distribuição da empresa após a produção das tintas,onde ocorrem muitas falhas no manuseio dos produtos,será a implantação de um gerenciamento que antecipem e planejem com antecedência as operações de materiais antes do recebimento das cargas dos produtos pré-fabricados e pós -fabricados,organizando até a sua expedição ao operador logístico da empresa. 
Os investimentos serão também para a padronização dos processos de estocagem e distribuição dos produtos considerados de alta periculosidade, como as tintas e solventes produzidas, com inflamáveis de classificação 03 na escala de riscos de acidentes como explosão contaminação e danos ambientais. 
 
3.1. Gerenciamento do recebimento de materiais da Tinterios S/A:
Para resolver os problemas de recebimentos dos materiais o consultor da À empresa de logística, Fronteiras S/A, propôs que a empresa invista em melhorias na organização dos espaços dos centros de distribuição da empresa (CD). Onde estes deverão ser divididos por artigos de produção. O gerenciamento de materiais começarem pelo recebimento dos insumos matéria-prima para a produção da fabrica, que deverá ser armazenado em locais destinados apenas para estes fins. E também espaços adequado para cada produto de diversas modalidades em locais separados e identificados de acordo com as suas características, para facilitar a localização dos itens quando solicitados para a distribuição e transporte. Para facilitar a armazenagem e a expedição, os produtos que tem a maior movimentação deverão esta próxima às entradas e saídas dos armazéns ou CD da empresa, para facilitar a localização e toda operação de descarga e carregamento. 
Métodos PEPS (FIFO), que significa o primeiro que entrar, primeiro a sair ou no método inglês (first in, first out), o consultor de logística da Fornteiras S/A, propõem que A Tinteiros S/A, tenha maior controle no seu estoque pela a ordem cronologicamente, onde os giros dos estoques ocorrem de maneira rápida ou quando as oscilações normais nos custos poderão ser absorvidas no preço do produto, e também na disposição de material que esteja mantido por longo prazo, e serve também para a valorização dos estoques.
3.2.propostas de Melhorias nos processos de manuseios humanos com as cargas perigosas Da Tinteiros S/A:
Segundo RODRIGUES (2007),
“Em todas as fases de movimentação, armazenagem e transporte de mercadorias perigosas, todas as normas de segurança devem ser obrigatórias e rigorosamente cumpridas. Caso isso não ocorra, pode-se perde o controle efetivo sobre o nível de risco e originarem se situações de desastre iminente”. 
Uma das propostas feita pelo consultor de logística, foi de aumentar a visibilidade da cadeia de suprimentos da Tinteiros S/A,ondea empresa terá uma maior qualidade nos processos de armazenagem.Outro ponto essencial para atingir maiores resultados positivos na administração de materiais e maior controle de estoques, junto a recepção e expedição de materiais,defendido pelo consultor de logística seria o investimento humano,onde a empresa poderia buscar projetos de aperfeiçoamento profissional dentro das unidades de produção,armazenagem e distribuição da Tinteiros S/A ,principalmente onde existem movimentações de cargas perigosas como,os de classificação 3, na escala internacional de riscos ,como as tintas diluídas com inflamáveis e também produtos derivados de solventes, para produção de tintas de alta performances.
Treinamentos dos funcionários, que movimentam cargas perigosas são uma das propostas do consultor de logística da Fronteiras S/A, porem esses funcionários precisam está bem preparados, para poderem evitar erros nos processos de manipulação dos produtos tóxicos e inflamáveis e outros que podem causar danos ambientais e da saúde pública de forma em geral. Investimento na comunicação, que também resultará na conscientização dos funcionários no trabalho em equipe, propondo sempre que a empresa sinalize as metas e objetivos claros de cada processo seja ele administrativo ou operacional.
A simbologia para uma empresa que movimentar produtos perigosos como a Tinteiros S/A é um quesito muito importante, por esse motivo o consultor de logística propõem que a empresa busque sempre uma maior atenção. Apresentando nas suas cargas características de fragilidade, permissibilidade, periculosidade e outras peculiaridades, como as embalagens de cada produto deverão conter rótulos com adesivos padronizados na cor preta, conforme os símbolos pictóricos ISSO -780, de forma legível e indelével, onde estes símbolos demonstrem os cuidados especiais a serem adotados no seu manuseio, transporte e armazenagem de cada produto, de acordo com a sua classificação, para as tintas sintéticas, vernizes e outros como os solventes por serem inflamáveis recebem a simbologia abaixo:
Figura 1Simbolo para produtos de risco de incêndio
 Investimentos na unitização de cargas para agregar fisicamente volumes fracionados em uma única unidade de carga, que pode ou não apresentar as dimensões padronizadas, onde este deverá ser mantida inviolável ao longo de todo o trajeto da origem da carga até o seu destino.
Melhorias e modernização dos equipamentos de movimentações de cargas, como a substituição de empilhadeiras, paleteiras antigas por outras mais modernas com maiores recursos de segurança, tanto dos operadores quanto das cargas manuseadas por estes equipamentos. 
 
3.3.propostas de melhorias na área de tecnologia em gestão de logística: 	
A busca da empresa Tinteiros S/A por um melhor desempenho, na sua administração de matérias e armazenagem, está na tecnologia de gerenciamento de armazéns como o (WS – Warehouse Management System), onde o consultor de logística verificou necessidades da empresa, seguir os passos das suas principais concorrentes, onde estas utilizam tecnologias superiores a que sua atualmente. O investimento em equipamentos de informática como, a Rádio freqüência (RFID), esta tecnologia aumentar a produtividade nos processos de armazenagem, recepção de materiais e expedição das cargas, com relatórios atualizados no momento que for exigido para cada período de produção e também de todas as operações administrativas e operacionais dos armazéns da empresa.
 
PASSO 04
4. Check List apresentado pelo consultor de logística da contratada Fronteiras S/A empresa de consultoria logística: 
Com o objetivo de assinar um contrato de prestação de serviços em transportes, o consultor de logística da Fronteiras S/A, deverá apresentar o Check List de todos os processos auditados por ele, onde principalmente demonstrou o envolvimento das regras e normas auditadas por órgãos reguladores, que a qualquer momento poderão auditar e analisar os processos utilizados pela a empresa, Tinteiros S/A nas operações de administração de materiais e armazenagem de produtos perigosos, como a manipulação e transportes corretos das tintas com solventes inflamáveis. 
4.1. Check List Dos Processos na Administração De Materiais E Armazenagem:
	
Tabela 4Gerenciamento de Armazém.
	Gerenciamento de armazéns
Layout operacional
	Racionalizar a utilização da área de armazenagem.
	
	Simplificar a movimentação dos volumes.
	
	Reduzir o tempo perdido dos equipamentos.
	
	Racionalizar o uso da mão-de-obra.
	
	Reduz a possibilidade de avarias.
 
Tabela 5 regras para armazenagem de cargas Inflamáveis.
	Regras valiosas na armazenagem de produtos inflamáveis:
	Mantenha os corredores dos depósitos sempre livres sem obstáculos, para segurança dos colaboradores e também facilitar manobras das empilhadeiras durante as movimentações de cargas.
	Sinalize-os pontos de movimentação de pedestres e de empilhadeiras e outros equipamentos de movimentação de cargas.
	 Reserve zonas especificas afastada das demais para tintas ou solventes inflamáveis.
	Proceder à inspeção regulares da carga armazenada e informe imediatamente, qualquer tipo de ocorrências de acidentes e /ou avarias.
	Coloque avisos como risco de incêndio, produto altamente inflamável, não fume.
	Treinar as equipes nos métodos de trabalho e regulamentado de segurança, para cada tipo de manuseio de diversos produtos.
	Certificar-se que as áreas de segurança são mantidas livres, com acesso fácil aos equipamentos de combate a incêndio.
	Verificar e manusear as cargas conforme a simbologia nela descrita, para a correta manipulação, evitando avarias e acidentes no seu trajeto ou armazenagem.
 
As regras e normas que serão cumpridas pela Tinteiros S/A, nos processos e nas operações de transportes de cargas perigosa/como as tintas e solventes a base de inflamáveis:
Tabela 6 Normas para o transporte de Cargas perigosas.
	Normas
	Tipos
	NBR- 7500
	Símbolo de risco manuseio para transporte e armazenagem, de acordo com o tipo de carga.
	NBR- 7501
	Transporte de produtos - perigosa-terminologia. 
	NBR- 7503
	Ficha de emergência para transporte de produtos perigosos, características e dimensões
	NBR- 8286
	SINALIZAÇÃO NAS UNIDADES DE TRANSPORTE E DE RÓTULOS NAS EMBALAGENS DE PRODUTOS PERIGOSOS - Substituída pela NBR 7503/2005.
	ONU: 1263
	Classe de risco: 3.0, Número de risco: Grupo 30 de embalagem: III Nome apropriado para embarque: tinta, ou liquido inflamável.
PASSO 05
RELATÓRIO FINAL
5. APRESENTANDO OS PROCESSOS QUE FORAM MELHORADOS NA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS DA TINTERIOS S/A
	
	De posse das informações dos diversos problemas logísticos que a empresa Tinteiros S/A está passando, o consultor de logística o Sr, Paulo Abreu, adquiriu da empresa de consultoria de gestão logística, Fronteiras S/A, propôs buscar melhorias na administração de materiais e armazenagem da empresa contratante de seus serviços, no que ele não deverá deixar de lado o seu talento e conhecimento para solucionar os processos problemáticos desta empresa na área de logística. 
	A fronteiras S/A, estar recuperando a sua credibilidade com uma das suas maiores clientes, devido as suas mudanças de gestão na área de consultoria logística, na qual resultou em diversas superações no seu mercado atuado. Por outro lado a Tinteiros S/A procurou soluções com as devidas reclamações a Fronteiras S/A, pois esta precisou recorrer á um consultor logístico que não era da Fronteiras S/A, para acompanhar e verificar as ocorrências apresentadas pelo consultor logístico desta empresa. 
 O maior dos problemas identificados foi na administração de materiais e armazenagem da Tinteiros S/A,onde a empresa não estava completamente de posse dos conhecimentos das regras e normas á serem seguidas,para a instalação de sua nova unidade de produção de tintas imobiliárias,industriais e automotivas no Brasil, mas a empresa procuraatender os clientes de todo o território nacional,com a mesma qualidade de seus produtos comercializados em todo o mundo. 
	Os processos melhorados foram na logística de produção das tintas, armazenagem, recebimento de insumos, transportes e expedição dos produtos acabados para outros depósitos e também no atendimento aos clientes. Melhorias no sistema de gerenciamento de armazém, com a substituição da atual tecnologia para uma mais moderna, com mais recursos de operacionalidade e informação para a produção em tempo real de cada processo.
Treinamentos de funcionários para a correta manipulação de cargas perigosas, em produção, armazenagem e transportes, sempre respeitando a simbologia de cada característica de cada produto. 
Melhorias na organização dos depósitos de cargas perigosas, como as de estocagem de tintas e solventes a base de inflamáveis, onde estes receberam uma maior atenção no seu manuseio e armazenagem, seguindo as normas e regras dos órgãos reguladores reconhecidos em termos internacional. 
 A empresa Tinteiros S/A com as orientações do consultor de logística criou um departamento só para o acompanhamento das normas e legislação de cargas perigosas e as dos órgãos de defesa do meio ambiente como o IBAMA e CONOMA, pois estes podem interromper as operações de uma empresa, caso encontrem irregularidades nas instalações e nos processos produtivos de uma empresa, ainda poderão aplicar multas e em casos acidentes ambientais considerados de grande porte como derramamento de óleo em águas de rios, mares, lagos ou casos de explosões, a empresa é responsabilizada e ainda corre risco de perde o direito de se manter em atividades.
	Por fim a Tinteiros S/A propôs á contratar os serviços de consultoria de logística, do Sr, Paulo de Abreu por temporariamente, mas depois dos resultados positivos alcançados pelo profissional, diante das soluções dos problemas resolvidos com os seus conhecimentos, adquiridos durante a sua formação acadêmica na universidade Anhanguera de Brasília – DF, a empresa Tinteiros S/A resolveu manter o seu contrato de trabalho com ofertas de maiores salários por tempo indeterminado, depois de ser informada que outras empresas de consultoria de logística teriam interessem em contratar o profissional. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo principal deste trabalho foi de realizar um breve estudo dos processos de administração de materiais e armazenagens, onde se viu a necessidades de uma empresa multinacional do ramo de produção de tintas imobiliárias e automotivas de alto desempenho, em se adequar as normas e legislação na implantação dos seus processos de produção e distribuição dos produtos, que serão produzidos nesta nova unidade de fabricação recém inaugurada no Brasil, para atender o mercado nacional e também internacional. Pois um dos obstáculos encontrados foram os caminhos que a empresa teria que seguir para conseguir autorização e certificados juntos aos órgãos reguladores de normas e legislações para operações de produção, armazenagem e transportes de produtos de alta periculosidade, como tintas a base de solventes inflamáveis. O desafio Profissional também apresentou as preocupações que a empresa Tinteiros S/A tinha em melhorar diversos aspectos na área de logística, onde se viu o empenho de criar novos recursos até conseguir sucesso nos resultados operacionais e ainda demonstrou capacidade de redução de tempo custos no aumento de qualidade de serviços tanto no gerenciamento na administração de materiais quanto na sua armazenagem e transportes. Os estudos também mostraram a importância da logística para agregar valor mercadológico aos produtos de uma determinada empresa. 
 
REFERÊNCIAS
DIAS, Marco Aurélio P.. Administração de Materiais: Princípios, Conceitos e Gestão. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. (Livro Principal) 
RODRIGUES, Paulo R.A. Gestão Estratégica da Armazenagem. -- 2ª ed. -- São Paulo: Aduaneiras, 2007. (Livro Principal) 
Portal da ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas. www.abrafati.com.br Acesso em: 20 de agosto. 2015
MODESTO, Cleber C. Desafio Profissional de Administração de Materiais e Operações de Terminais e Armazém. [Online]. Valinhos, 2014, p. 01-10. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: Agosto. 2015.
Normas Para Transporte De Produtos Perigosos A Resolução ANTT 420/4 
Disponível em:
http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/4961/Produtos_Perigosos.html
Acesso Agosto de 2015.		
Manual de Licenciamento Ambiental 
Disponível em:
http://www.mma.gov.br/estruturas/sqa_pnla/_arquivos/cart_sebrae.pdf
Acesso Agosto de 2015. 
LICENÇAS AMBIENTAIS
Disponível em:
http://www.ibama.gov.br/
Acesso Agosto de 2015.

Continue navegando