Buscar

TICE - TEcnologia da educação

Prévia do material em texto

Tema: Tarefa de Conclusão de Curso
Nome: Bruna Aparecida da Silva
Campus: UNIP Marquês
1. PAPEL DE FILHOS, PAIS, AMIGOS NOS NOVOS AMBIENTES SOCIAIS
Pela primeira vez na história da humanidade, pessoas menores de idade possuem habilidades e um domínio intuitivo de ferramentas que para os adultos responsáveis ou próximos são alheias e até ameaçadoras. Esta diferença entre gerações no conhecimento exigido para incluir as TIC no seu dia-a-dia se traduz em uma escassez de habilidades na hora de responder aos desafios que as crianças expõem e de aproveitar as oportunidades que o ambiente oferece. Esta é a conjuntura conhecida como “fosso digital entre gerações”, que exige uma reconfiguração das estratégias de acompanhamento. Esta distância entre gerações é uma dificuldade importante na hora de acompanhar meninas, meninos e adolescentes em suas atividades em ambientes virtuais. Muitos adultos se encontram “deslocados no seu papel”, gerando um risco duplo: 
“quando pais e mães confundem pouca perícia tecnológica com pouca autoridade, eles subestimam seu poder para transmitir critérios de proteção. Quando a tendência é confundir domínio técnico com capacidade de cuidado, as crianças podem ser empurradas de maneira precoce a uma “falsa autonomia” que as deixa desprotegidas” (Chicos.net, 2015, p20)
2.EQUILIBRAR MOMENTOS DE ENCONTRO PRESENCIAL COM O USO DE DISPOSITIVOS DIGITAIS É UMA TAREFA DIFÍCIL 
Hoje em dia, Whatsapp é o sistema de mensagem instantâneo mais utilizado pelos jovens. Esta modalidade de comunicação modifica as noções de tempo, linguagem e de encontro presencial.
É fácil ver amigos sentados em uma mesma mesa, cada qual conectado ao próprio mundo ‘on-line’, falando pouco uns com os outros e parecendo se divertir mais com o virtual do que a presença real. “Ao mesmo tempo em que aproximam, as novas mídias separam”, diz a estudante Clara Vieira, de 17 anos.
Não se pode negar que muitas são as facilidades que as novas mídias trouxeram. Hoje, pode-se conversar por chat com aquele amigo que está a quilômetros e quilômetros de distância, reencontrar pessoas do passado e restabelecer laços desfeitos. Pode-se checar um e-mail a qualquer hora do dia, sem que seja preciso se trancafiar em um quarto para estar on-line. Já não se sente tanta falta de estar em frente a um computador, basta ter um smartphone na bolsa para ter o mundo nas mãos. Mas, de acordo com psicólogos, psiquiatras e especialistas em tecnologias, há certo exagero no uso dessas novas mídias. Por isso, eles alertam que é preciso saber lidar com elas, para que essa aproximação do século 21 não se torne o ‘anti-social’ contemporâneo. É preciso se educar para usar o aparelho, Procure regular a quantidade de vezes que você acessa a internet do seu celular. Dê um limite a você mesmo para isso
Quando estiver em um encontro importante, procure deixar o aparelho no silencioso ou retire o acesso à internet, Quando estiver com amigos ou parentes, tente ouvir o que eles têm a dizer. Procure interagir em uma conversa olho no olho, e só se conecte ao celular caso for necessário
 Lembre-se: não podemos perder nossos contatos reais em função do virtual
3. NOSSOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES COMO CIDADÃOS DIGITAIS
O caminho à Cultura Digital direciona a educação para que meninos, meninas e garotos sejam cidadãos digitais plenos e que possam se apropriar e fazer uso da tecnologia de uma maneira responsável, crítica e criativa.
 Estes conhecimentos são de ajuda para que eles se transformem em “prossumidores”, ou seja, pessoas que ao utilizar a Internet conseguem ser produtores (pro) e ao mesmo tempo consumidores (sumidores) de informação. Assim, eles se tornam cidadãos críticos, inteligentes, responsáveis: conseguem se expressar, participar e ser parte ativa na vida social, cultural, econômica e intelectual da sociedade atual e futura.
4. CONSTRUIR CRITÉRIOS DE CUIDADO PESSOAL E RESPEITO PELOS DEMAIS NAS REDES
Somos sempre julgados pelas pessoas por aquilo que fazemos, falamos,postamos e o que compartilhamos.
Há algumas dicas de como utilizar bem as redes sociais: Cuidado ao informar os lugares que você freqüenta, não deixe claro a sua situação financeira, tenha critério com as suas fotos ou vídeos, utilize as configurações de privacidade da rede social, evite responder provocações, intimidações ou ameaças, cuidado com sites que pedem muitas informações, não acredite em tudo o que chega até você pela internet, entre outras coisas.
5. BIBLIOGRAFIA
https://www.infowester.com/dicasprivacidade.php
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/redes-sociais-como-utilizar-de-maneira-correta-e-preservar-sua-imagem/71464/
https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2013/06/03/noticias-saude,194475/e-possivel-lidar-com-as-novas-tecnologias-sem-perder-o-contato-real.shtml

Continue navegando