Buscar

Resenha Filme Estamira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bacharelado em Gestão Ambiental
Introdução ao Pensamento Social
Profª. Patrícia Binkowski
Nome: Paulo Rafael Fleck			Data: 03/05/2016
Resenha crítica, associando o documentário ¨Estamira para todos e para ninguém¨ ao texto ¨Só os peixes mortos não conseguem nadar contra a correnteza¨. 
 Este documentário mostra como nossa sociedade é perversa a ponto de excluir pessoas, classificando-as como grupos minoritários desta sociedade, vetando sua participação como ser social que têm direitos e deveres, e tem como ideia central a loucura e miséria. As pessoas que não tem a oportunidade de mostrar seus talentos, ou melhor, de vender a sua força de trabalho produzindo nem de consumir é excluído dessa sociedade, e essa é umas das associações feitas no texto, as pessoas que se encontram naquele lugar, naquela situação social e de vulnerabilidade são como peixes mortos tentando nadar contra a maré, sem obter resultado, sem terem importância diante da sociedade.
Ela é tida como louca, mas conhece a realidade perfeitamente, e vive essas mazelas que esse sistema capitalista do consumismo traz, vive uma construção social de desumanidades feita pelo próprio homem. É chocante ver além do mar de lixo e seu cheiro fétido, ver crianças, homens e mulheres que ali se encontram, sem nenhuma assistência, misturados ao caos daquele cenário de abandono e tristeza. 
E é dos restos que muitas pessoas conseguem encontrar vida e alimento para sua sobrevivência. Estamira é uma pessoa questionadora e renega Deus por diversas razões, mal sabe ler e escrever, mas tem uma capacidade impressionante de explicar todos os fenômenos naturais e humanos, completamente lúcida. 
Após todos esses transtornos que passou durante a sua vida Estamira passou a ter delírios, e é através de suas alucinações que encontra formas de se vingar ao que passou e escapar do seu passado vivenciado. Ela é contra a alienação do homem, critica uma suposta sociedade de controle que tem uma estrutura para calar as vozes dos rebeldes que pede atenção à esfera política que é o estado, que se diz fazer o bem comum. 
Sua casa é humilde e lá guarda e aproveita muitas coisas encontradas no lixão de gramacho, até mesmo comida vencida como demonstra no documentário. Apesar de sua vida ser difícil e ter que encarar essa realidade com muitos problemas, Estamira é forte e guerreira, tem seu distúrbio mental, mas relata e filosófica brilhantemente com total lucidez e diz ter como missão revelar a verdade ao mundo. 
O filme é uma lição para todo ser social, que é alienado pela classe dominante, que só quer comprar, e depois descartar os bens como um objeto insignificante. A loucura e miséria em que vive é fruto da Questão Social, e das desigualdades sociais.

Continue navegando