Buscar

Exercício de fixação Aula 2 UNIVESP

Prévia do material em texto

Exercício de fixação – Aula 2
Responda de acordo com a vídeo-aula “Computadores: hardware” da UNIVESP:
O que é o Sistema Binário?
Resposta:
O sistema binário é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um.
Escreva a sequência de valores de 0 a 15 no Sistema Binário.
 Resposta:
0,1,10,11,100,101,110,111,1000,1001,1010,1011,1100,1001,1110,1111.
O que é bit, byte e palavra? (pesquise)
Resposta:
Bit é a sigla para Binary Digit, que em português significa dígito binário, ou seja, é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. É geralmente usada na computação e teoria da informação. Um bit pode assumir somente 2 valores, como 0 ou 1.
Um byte é um dos tipos de dados integrais em computação, é usado para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um dispositivo, independentemente do tipo de dados armazenados. A codificação padronizada de byte foi definida como sendo de 8 bits.
Quais os módulos que compõem a estrutura geral de um Computador? (também conhecida como Arquitetura Básica de um Computador)
Resposta:
CPU-MEMÓRIA PRINCIPAL-CONTROLADORES-UNIDADE DE ENTRADA E SAÍDA.
Qual a funcionalidade de cada módulo?
Resposta:
CPU: É um dispositivo programável que recebe instruções e dados de entrada, realiza seus cálculos por meio da sequência de passos, onde cada passo é determinado por um pulso de um relógio, obtendo então um ciclo de trabalho interno e com isso ele produz um resultado, repetindo o mesmo processo indefinidamente enquanto estiver operando.
MEMÓRIA PRINCIPAL: A memória do computador consiste numa coleção de registradores numerados consecutivamente (endereçados), onde cada um possui um tamanho denominado de tamanho da palavra, que pode variar em 16, 32, 64 e 128 bits, com a palavra de 32 bits sendo a mais comum hoje em dia, e a palavra de 64 bits aumentando de popularidade cada registrador tem um endereço, chamado de localização na memória, estas são organizadas linearmente em ordem consecutiva. O número único que identifica cada palavra é chamado de endereço. Ela tem uma característica que é a volatilidade onde existe uma memória secundária não volátil que não necessita de energia para o seu funcionamento.
 
Entrada/Saída (E/S) compreende todas as maneiras como o computador se comunica com os usuários e outras máquinas ou dispositivos. Os dispositivos de entrada aceitam dados e instruções do usuário, os dispositivos de saída retornam os dados processados. Os dispositivos de saída mais comuns são a tela de vídeo, conhecida como monitor, e a impressora. Os dispositivos de entrada mais conhecidos são teclado e mouse. Os sistemas de multimídia possuem alto-falante como saída e microfone como entrada adicional. Os dispositivos de E/S trabalham com a memória do computador do seguinte modo: os dados captados pelos dispositivos de entrada são representados em pulsos elétricos e transmitidos ao computador, ali estes pulsos são convertidos em dados binários e armazenados na memória do computador. No caminho inverso, a informação binária é transformada em pulso elétrico e encaminhada para o dispositivo de saída especialista para tratá-lo e gerar uma saída ao usuário.
O que o processador faz “essencialmente”
Resposta: É um dispositivo programável que recebe instruções e dados de entrada, realiza seus cálculos por meio da sequência de passos, onde cada passo é determinado por um pulso de um relógio, obtendo então um ciclo de trabalho interno e com isso ele produz um resultado, repetindo o mesmo processo indefinidamente enquanto estiver operando.
Cite características que diferenciam um processador de outro.
Resposta:
O que diverge de um processador de outro é o conjunto de instruções, a quantidade de bits e a velocidade do relógio.
O que é o conjunto de instruções de um processador e como se deu a evolução do mesmo?
Resposta: São as operações que um processador suporta, fornece ou disponibiliza para o programador, cada componente possui o seu próprio conjunto de instruções, que é fornecido pelo fabricante. Os computadores mais antigos possuíam poucas instruções e foi isso que evoluiu ao longo do tempo, a quantidade de instruções que cada processador pode fazer, sendo possível efetuar instruções mais complexas em um tempo melhor.
O que é o clok do sistema? (também conhecido como clock interno/ velocidade do relógio/pulso do sistema)
O que é um processador com vários núcleos (multicore)?
Diferencie Memória Principal, Memória Cache e Memórias Secundárias quanto às seguintes características: volatilidade, tempo de acesso e capacidade de armazenamento.
Qual a finalidade da Memória Cache?
Resposta:
É uma memória auxiliar onde mantém dentro dela os dados mais usados, sendo possível ser renovada por meio da memória principal, absorvendo dela novos dados.
Exemplifique Dispositivos de Entrada
Resposta:
Teclados, mouse, scanner, tela sensível ao toque, microfones e webcans.
Exemplifique Dispositivos de Saída.
Resposta:
Pen Drive, monitores de vídeos, autofalantes, fones de ouvidos, impressoras, projetores, etc.
Qual a finalidade dos dispositivos externos de armazenamento?
Respostas:
Nós conseguimos transportar os dados de uma maneira mais confortável, ao invés de fazer a conversão todas as vezes que precisássemos usar um novo computador.

Continue navegando